Cidadeverde.com

Coluna 07/03/23

Fernando Said responde Ciro: “Ele entende de PP e eu de PSDB”

O grupo que esteve junto em 2022 contra o Governo do Estado está dividido na eleição de 24 em Teresina. O PSDB reagiu ao senador Ciro Nogueira sobre a possibilidade de uma inusitada - mas não impossível - aliança PT e PSDB para a prefeitura da capital. Ciro é 100% contra. Fernando Said, ex-secretário tucano de Governo, a favor, como se deduz de sua fala à coluna: “Com todo respeito ao senador Ciro Nogueira, ele pode entender de PP, mas com certeza de PSDB eu tenho mais conhecimento e legitimidade para falar”.

Defina “aliança”

Fernando Said não refuta marchar com o Progressistas, mas acredita que os antigos aliados do ex-prefeito Firmino Filho tem um leque de opções bem mais amplo, incluindo sim o PT. “Ademais, nossa aliança natural pode até ser com o PP, mas ela não é obrigatória. Aliança eleitoral pressupõe, a princípio: convergência política e mesmos propósitos de plano de governo, interesses comuns formados por propostas e acordos programáticos, respeito e entendimento às diferenças partidárias”, elencou. 

Levantam e impedem 

A fala de Ciro Nogueira que causou o rebuliço: “Eu acho que o Firmino e Wall Ferraz levantam e vão impedir isso, é uma decisão do partido, não sou do PT e nem PSDB. Mas, isso é inimaginável. Eleição é coerência, só ganha eleição quem tem coerência. A população vai exigir de suas lideranças… a população vê esses grupos como antagônicos”, pontuou o ex-ministro de Bolsonaro  em agenda com lideranças em Teresina. 

Nada disso 

Na linha diametralmente oposta, vem Said: “Wall e Firmino sempre foram próximos do diálogo com o PT e o PSDB já esteve no passado coligado ao PT, aqui e em outros lugares do Brasil. O senador Wellington Dias foi eleito a deputado em uma aliança PT/PSDB que tinha Chico Gerardo candidato a governador. Os tempos, a percepção da população e a política atual mudaram muito e o conceito das relações políticas nas disputas eleitorais exige outros fundamentos, o principal deles em 2024 é voltar a ter Teresina no rumo certo, com uma administração de verdade”. 

Quem é oposição de verdade?

Por fim, Fernando Said chama o PSDB de “verdadeira oposição”: “Quem vai e pode liderar a oposição é a chapa ou aliança que contará com  o PSDB . A verdadeira oposição na eleição de 2024 é o PSDB. A disputa eleitoral vai colocar frente a frente a atual gestão municipal do Dr. Pessoa e as gestões do PSDB”. Quem seria então a "falsa" oposição? 

Ícaro no Incra 

Depois do fim da novela sobre quem indica que cargos federais no Piauí, inicia-se um seriado com vários capítulos: os indicados aos cargos federais. A coluna solta o trailer: o deputado Dr.Francisco Costa, do PT, já tem seu indicado para superintende do Incra. É o filho do ex-deputado federal falecido, Ícaro Carvalho. Francisco herdou (leia-se: trabalhou para manter) os colégios eleitorais de Assis. 

Danilo e Teresinha na Conab e Iphan

Já na Conab, a coluna apurou que o deputado federal Merlong Solano indicada Danilo Rocha Brito Viana, servidor do próprio órgão.  Teresinha de Jesus Ferreira da Silva, conhecida como Teresinha Brandão, economista da Seplan para o Iphan. O deputado ainda não definiu quem vai para a CPRM.

MDA e Covefasf têm nomes 

O deputado federal Castro Neto deve indicar o vereador de Flores, Edilberto Barros, para a delegacia do MDA. Edilberto trabalhou na articulação de base das campanhas de Marcelo Castro e Castro Neto. Já na Codevasf, o nome provável é o do filho de Marcelo, Marcelo Castro Filho. 

Se for assim, sou eu 

O deputado Fábio Novo não dá mostras de recuar na disputa para ser o cabeça de chapa do PT em Teresina. “Se valer os critérios de 2020 o candidato é o Fábio Novo, inclusive que tá melhor posicionado nas pesquisas internas que tive acesso”, pontuou Novo sobre os critérios para definir entre ele, Franzé Silva e Dr. Vinicius.

Contabilidade básica 

“Governo tem de ter maioria. Não existe governo de minoria. Se o governo não tem maioria, a conclusão é: não há governo”, postou ontem no Twitter o senador Ciro Nogueira. Recado claro para o Governo Lula. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi na mesma linha e disse que hoje o Governo não tem uma base consolidada para aprovar nem medidas simples, menos ainda PEC’s. O que isso tem a ver com a permanência do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, no cargo? Tudo. Afinal, Juscelino é do União Brasil, visto como uma indicação de Lira e Davi Alcolumbre. O União Brasil tem 59 votos na Câmara e nove no Senado. Basta fazer as contas. 

Foto do dia 

O governador Rafael Fonteles segue reforçando a agenda em Brasília em busca do R$1,5 bilhão das perdas do estado com as leis complementares que impuseram mudanças na base de cálculo do ICMS. Ele acredita que a solução do impasse - porque o Governo Federal admite pagar bem menos do que os estados estão pedindo - deve ser concluída ainda em março. “Para o bem do país e para o bem das finanças estaduais. É algo complexo, demorado, mas a gente quer resolver ainda neste mês de março”. Como foi presidente do Comsefaz e é bom de números, tem sido ouvido com atenção pelos demais governadores na busca pelo acordo nessa questão.

A frase para pensar 

Diz o eleitor: “Eu antes de votar no senhor, voto no diabo”. Resposta de Disraeli: “Ok, mas se o seu amigo não se apresentar, conto com seu voto”. Benjamin Disraeli (1804-1881), ex-primeiro ministro britânico.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais