Cidadeverde.com

Coluna 18/03

Vai projetar ou vai lançar?

“Rafael Fonteles vai projetar o candidato do seu grupo para prefeito de Teresina. O Firmino (Filho, ex-prefeito) lançou e não projetou (citando Kléber Montezuma)”, avalia fonte do Palácio de Karnak sobre a sucessão de Dr.Pessoa em Teresina em 2024.


Quem

Por causa desse comentário acima, outra fonte foi questionada pela coluna sobre quem estava tendo mais projeção ao lado de Rafael Fonteles, com o recorte de 2024. “Washington Bonfim, está sempre do lado. Ele pode ser um milhão de coisas, candidato em 2024 ou só em 2026. O Rafael ele está montando o time dele, com pessoas dele”, resumiu. 


Germano é o nome de Jadyel 

A coluna apurou que o nome indicado pelo deputado federal Jadyel Alencar (PV) para a Agência Nacional de Mineração é o do advogado Germano Coelho. É uma pasta estratégica para o desenvolvimento do Piauí. Vale lembrar que o governador Rafael Fonteles tem trabalhado forte em Brasilia para aquecer o mercado de minério e gerar empregos locais. Germano é ligado ao setor do agronegócio e promete atuar com forte interlocução na capital federal.


Duas mudanças

Duas mudanças ventiladas nos corredores do Palácio da Cidade: secretaria de Mulheres, para acomadar aliados, e IPMT, por questões burocráticas, já que para ser presidente do órgão é necessário ser servidor de carreira


Terceira mudança

Outra mudança cogitada é na Saad Sudeste, que deve ser dividida e, além do vereador Roberval Queiroz, o PSD volta a ter conversas para indicar a chefia. O PSD de Júlio César, como se sabe, está com os dois pés na candidatura própria a prefeito de Teresina em aliança provável com o MDB. Mas ala da PMT (leia-se, Renato Berger) não desiste de atrair a sigla para a reeleição de Dr.Pessoa.


Interinos eternos

De fonte da Câmara sobre o privilegiado cargo de sub-secretário municipal (seja em que pasta for) nas pastas de Teresina: “Quando os efetivos são demitidos ou se demitem, os interinos costumam ficar em definitivo ou por um bom tempo mesmo”, avaliou, citando Michel Saldanha, na secretaria de Governo, como exemplo mais recente (o que também foi o caso de Odimirtes Neves). A pergunta para a semana que vem é sobre quem é o sub-secretário na Prodater.


Tudo pela chapa

Independente de ter ou não candidatura própria a prefeito de Teresina, dessa candidatura própria ser ou não competitiva, os vereadores e candidatos do PT querem estrutura do Palácio de Karnak para fortalecer a chapa proporcional da sigla. Agora em abril, por exemplo, vão andar com secretários estaduais em comunidades da capital sob a justificativa de elaborar um plano de Governo para Teresina. 2024 é hoje.


Para ver

O filme “A Baleia” (nos cinemas), estrelado por Brendan Fraser, que merecidamente ganhou o Oscar de melhor ator este ano, e dirigido por Darren Aronofsky. Conta a história de um professor de inglês recluso que vive com obesidade severa. O filme todo, aliás, se passa no apartamento de Charlie, vivido por Fraser, o que eleva as metáforas dos confinamentos interno e externo que o personagem vive. Rico nas simbologias do luto, mágoa, preconceito e humanidade, vale a ida ao cinema.


A foto do dia

Não poderia ser outra: encontro de Dr. Pessoa, com Rafael Fonteles para discutir a possibilidade do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) ser administrado pelo Estado. A PMT tem sentido a queda dos repasses federais e quer ficar apenas com a saúde primária e secundária. O imbróglio sobre financiamento da saúde entre PMT e Governo vem de muito tempo atrás e deve continuar muito tempo depois. Mas, se o Governo entrar com a solução, também vai levar o crédito se conseguir equacionar a questão. Em política, crédito é tudo.


A frase para pensar

“Se você quer saber como alguém vai votar, não pergunte quais são seus desejos e aspirações, mas tente averiguar quem a pessoa odeia”, Jonathan Haidt (1963-), psicólogo social.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais