Cidadeverde.com

Coluna 20/03/23

 

Ronney Lustosa deve ir para Prodater

Café da manhã de domingo entre o prefeito Dr. Pessoa, o ex-vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa, o vereador Luís André e o deputado estadual Jeová Alencar, teve no cardápio os seguintes pratos: 

- movimento de adesão de um antigo (e ferrenho) opositor, Ronney, à gestão de Dr.Pessoa.

-troca de comando de uma das pastas da PMT para acomodar o novo aliado.

-possível ida de Ronney Lustosa para a Prodater (Empresa Teresinense de Processamento de Dados), cujo gestor atual, Jobson Cunha, é ligado ao deputado federal e pré-candidatíssimo a PMT, Marcos Aurélio (PSD). Resposta a Marcos Aurélio.

Ronney já geriu a Prodater em 2020, com a saída de Eduardo Aguiar, que disputou na ocasião como vereador pelo Avante. Dessa forma, a presença dele na pasta seria a mais provável no cenário atual. A confirmar.


Sexto Sentido

As campanhas políticas não devem apenas colocar novos elementos na cabeça do eleitor, e sim usar os que já existem. Captar demografia, processos e história ligados às decisões dos eleitores é um passo importante e técnico. Há outro: unir experiência e intuição. A opinião é de Ralph Murphine, consultor político norte-americano. Como em tudo na vida, é ideal fazer a dosagem certa. Aos que se consideram entendidos demais sobre o futuro pleito de 2024: ainda há chão.


Permaneço 

Sobre possíveis mudanças na secretaria das Mulheres, a secretária Karla Berger afirma à coluna que permanece firme e forte no cargo. Articulando obras importantes, como a Casa da Mulher Brasileira, Karla disputou na chapa de federal do Republicanos e é nome para a chapa de vereador do partido, que precisa consolidar mulheres em posição competitiva eleitoralmente.


Querem tirar

A coluna, no entanto, mantem a apuração de que grupos internos na PMT estariam articulando a defesa de troca no comando da secretaria da Mulher.


Nada muda

Ainda pairam dúvidas sobre a ida do Podemos para a base de Rafael Fonteles e, mais ainda, do movimento de federação da legenda com o PSDB. Para Fernando Said, ex-secretário de Governo e Comunicação das gestões tucanas, “nada muda na nossa linha de ação aqui em Teresina” com o novo comando do Podemos nas mãos de Fábio Abreu.


Depende de várias coisas

“A história da federação com o Podemos vem desde o ano passado. Mas não existe, pelo menos no nosso conhecimento, nenhuma definição concreta sobre o tema. Nós temos uma federação formada hoje com o Cidadania e, portanto, a inclusão do Podemos na federação envolve esta outra agremiação política. Logo, eu acredito que são muitas questões pra serem definidas a respeito da formatação das linhas e definições que irão poder proporcionar a inclusão do Podemos. As conversas e diálogos estão acontecendo”, resumiu Said.


Patrimônio imaterial

Fernando Said faz o seguinte raciocínio: as eleições em 2024 será disputa numa polarização entre a atual gestão da Prefeitura e as gestões do PSDB. Numa eleição existem duas vertentes fortes para um candidato ou grupamento político vencer a disputa: a estrutura de poder e de campanha é uma, e o patrimônio eleitoral, que é o sentimento do eleitorado, é outra. Assim, ele argumenta que os tucanos têm o maior patrimônio imaterial em jogo.


Tempo dirá

Um observador político, confrontado, com a análise dos tucanos, concorda em partes. A parcela que ele discorda é essa: acredita que o eleitor irá buscar a imagem e memória do ex-prefeito Firmino Filho, e não do PSDB em si, que hoje está bastante dividido. “Além disso, o PSDB não tem fundo eleitoral”, completa a fonte. O tempo dirá.


Fica como está

A respeito da especulada mudança no comando do IPMT (volte uma coluna para entender), fonte informa que não deve mais prosperar. Isso porque a lei do IPMT foi alterada para que o atual presidente pudesse assumir. Apenas para os diretores continua necessário ser funcionário público da PMT. Para o cargo de presidente se permite que qualquer servidor público ocupe a função – de qualquer esfera. O atual presidente é servidor da Codevasf, o que não seria impeditivo para permanecer no cargo.


Foto do dia

Um café e um plano. O alvo? Teresina. “Aproveitei a vinda na capital para tomar um cafezinho com o presidente estadual do Progressistas PI, Joel Rodrigues, e o suplente de vereador, Victor Linhares. Conversamos sobre Teresina e projetos futuros em parceria com o PP”, destacou o deputado federal Júlio Arcoverde. O plano A do Progressistas segue sendo lançar Bárbara do Firmino, deputada estadual da sigla, para a prefeitura de Teresina. Para isso, precisa também de uma chapa proporcional competitiva. É onde entra Victor Linhares, que deve buscar novamente uma cadeira no Legislativo municipal com o apoio expressivo do senador Ciro Nogueira. É com o resultado em Teresina em 2024 que a tanto a base como a oposição terão novas peças para construírem o xadrez eleitoral de 26.


A frase para pensar 

“Políticos e jornalistas compartilham um triste destino: eles precisam falar hoje sobre coisas que só compreenderão plenamente amanhã”, Helmut Schimidt (1918-2015), ex-chanceler alemão.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais