Cidadeverde.com

Coluna 21/03/23

A revanche de Markim Costa contra Ronney

A integração do ex-vice-prefeito Ronney Lustosa à Prefeitura de Teresina caiu mal em ala de vereadores. Mais especificamente, no grupo ligado ao vereador Markim Costa. Para quem não lembra, Markim foi expulso do Democratas (sigla de onde se derivou o União Brasil, em aliança com o PSL) por Ronney, que era o presidente do partido. O motivo? Markim apoiava Dr.Pessoa e o Democratas era radicalmente contra a gestão. Em política, não há nada como um dia após o outro.


Leva quem

A questão é que parte, especificamente, Ronney leva do União Brasil para a gestão de Dr.Pessoa? O ex-prefeito tem suas lideranças, claro, mas quais levará consigo?, questionam vereadores, em reserva, à coluna. Hoje, o União Brasil tem o comando do grupo ligado a Ciro Nogueira, especificamente com Sílvio Mendes, cotado como pré-candidato a prefeito... em oposição a Dr.Pessoa.


Suplentes unidos

Grupo de deputados suplentes da Assembleia Legislativa do Piauí querem seus direitos. Mais especificamente, o salário inicial que os deputados têm direito, mas que apenas os titulares receberam até agora. O grupo, formado, entre outros, por Hélio Rodrigues, Simone Pereira e Ziza Carvalho,  protocolou um requerimento na Casa cobrando o repasse.


Direitos iguais

“Não é ajuda de custo, é que todo deputado quando assume o mandato recebe um salário no início (é assim no Congresso Nacional e nas demais Assembleia) que aqui não está regulamentado. Só solicitamos a aplicação por assimetria, já que o suplente assumiu, tem as prerrogativas de deputado”, explicou Hélio Rodrigues à coluna.


Como é em Brasília

No caso do Congresso, o nome é mesmo ajuda de custo e está prevista no Decreto Legislativo 172/2022, que fixa o subsídio para os membros do Congresso Nacional. O benefício é pago ao parlamentar no início e no fim do mandato para compensar as despesas com mudança e transporte, e equivale ao valor mensal da remuneração. Em Brasília, os suplentes só terão direito à ajuda de custo no início do mandato se estiverem em exercício há mais de 30 dias em período de efetivo funcionamento do Parlamento, e ao fim do mandato se estiverem em exercício há mais de 180 dias.


Hoje, é ele

No PT, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, viabilizou-se como candidato a prefeito. Não que Fábio Novo ou Dr. Vinícius tenham desistido. Menos ainda que o PT vá fazer qualquer anúncio tão cedo. Mas é esse o sentimento interno entre insiders ouvidos pela coluna. Os motivos vão além da projeção que a presidência da Alepi deu a Franzé. O deputado fez o dever de casa. Conseguiu apoio do sempre rebelde diretório municipal e faz articulações intensas com aliados de outros partidos, tudo em off.


Calma aê

Fonte do PT raiz informa à coluna que o clima no partido é de pé no freio, puxado pelo governador Rafael Fonteles. “Muita conversa, mas o comandante está dizendo que não está na hora de definição”.


Avante vem aí

A coluna apurou que não é apenas o Podemos e o PSB (agora comandado por Amauri Jr, nome próximo ao deputado Evaldo Gomes, do Solidariedade) que estarão no rol de partidos que Rafael Fonteles está tentando formar na base para 2024 na capital. Há conversas intensas em Brasília, com interlocutores do petista, para viabilizar o Avante para um aliado de Fonteles. 


Guerra Fria

O problema é que o Avante também é especulado como partido para integrar a coligação futura da reeleição de Dr. Pessoa. Assim, resumidamente, o Palácio de Karnak segue desidratando potenciais aliados do atual grupo do Palácio da Cidade.


Gambito da Rainha

A titular da coluna é uma entusiasta do xadrez, mas só entende o básico. Por exemplo, no jogo, o peão vale um ponto, o bispo e o cavalo somam três pontos, a torre vale cinco e a rainha, nove. Pode-se dizer que Rafael Fonteles está montando um tabuleiro com peças de um, três e cinco pontos para a eleição de 24 em Teresina. O Avante vale um peão, o PSB e o Podemos são cavalo e bispo. O PT seria a rainha de nove pontos?


Tábua

Três “mandamentos” de Antônio Carlos Magalhães, ex-governador e ex-senador baiano, que cabem bem para o contexto político atual:

1-“O poder é a maneira de transformar uma ideia em realidade. Mas é só para quem tem apetite. Quem não tem, pode usufruir das mais diferentes oportunidades de mando que não vai conseguir mandar”

2-“A arte da política consiste em saber dar a cada um o que ele espera de você. Alguns querem proteção, um emprego por exemplo. Outros querem dinheiro. Há um terceiro tipo que busca o poder, o prestígio, até mesmo um simples carinho. Se você confundir as demandas, oferecer dinheiro a quem quer carinho, ou poder a quem quer emprego, arrumará um inimigo”.

3- “Fale bem dos amigos todos os dias: fale mal dos inimigos, pelo menos duas vezes por dia”.


Foto do dia

O presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, foi in loco ao Hospital do Dirceu II, junto a outros vereadores, entre eles Alan Brandão, Leonardo Eulálio e Markim Costa. Enzo lamentou o incêndio no local, e fez um anúncio: R$ 225.800 nas emendas individuais para a reforma do hospital. “É momento de união para reparar os danos e voltar à normalidade dos serviços de saúde”, pontuou o vereador, cuja gestão na presidência da Câmara tem buscado levar o Legislativo em agendas para mais próximo das comunidades. 


A frase para pensar

“Um traidor é um homem que deixou nosso partido para se filiar-se a outro. Um convertido é um homem que deixou outro partido para filiar-se ao nosso”, George Glemenceau (1841-1929), político francês.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais