Cidadeverde.com

Coluna 22/03/23

Quem vai coordenar o Pró-Teresina de Rafael?

Um pouco de contextualização histórica não faz mal para ninguém e ainda ajuda a prever o futuro (apesar de não garantir nada). Dilma Rousseff foi a “mãe” do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) quando ministra da Casa Civil de Lula e, em seguida, se elegeu presidente da República. O ex-governador Wilson Martins coordenou o PAC no Piauí quando foi vice de Wellington Dias e elegeu-se governador. O próprio governador Rafael Fonteles coordenou o Pró-Piauí na gestão Wellington e cacifou-se para o Karnak em 2022.


Nomes na mesa

Dito isso, a pergunta do Show do Milhão é quem é o nome que o governador vai escolher para coordenar o Pró-Teresina, programa de incremento de obras públicas que deve ser lançado em agosto na capital? “Esse será o candidato do Rafael a prefeito de Teresina pelo PT”, aposta uma fonte ouvida pela coluna e entendida de governos. Nomes na mesa: Dr. Vinícius, Washington Bonfim, Franzé Silva, Fábio Novo ou... um vereador da capital, tal qual Enzo Samuel?


Proteja o rei

A coluna não entende quase nada de xadrez, realmente, mas uma fonte que joga no tabuleiro, perguntou qual é o movimento principal que se deve fazer numa jogada: “Proteger seu rei e tentar capturar o rei do adversário”, respondeu, ingenuamente, a titular da coluna. Pois bem. É o que se observa agora no movimento entre os Palácios da Cidade e do Karnak.


Os dois palácios em guerra fria

As articulações feitas pelo deputado Jeová Alencar, atual superintendente da Saad Sul e coordenador político de fato do Palácio da Cidade, já estão sendo lidas e interpretadas por outro Palácio, o de Karnak. O raciocínio é esse: Jeová está trazendo para o grupo do prefeito Dr.Pessoa todos aqueles nomes com alguma expressão política que não serão acolhidos pelo governador Rafael Fonteles no projeto eleitoral de 2024 em Teresina. Em suma: está unindo a oposição. “O Jeová está pegando os rejeitados pelo Rafael”, resumiu um líder político ouvido pela coluna.


Replay de 2022

Primeiro, com Ronney Lustosa, ex-vice prefeito de Firmino Filho, que deve ser anunciado em breve para presidir a Prodater. A promessa é que Ronney leve consigo uma parcela (não se sabe qual exatamente) do União Brasil, sigla esta que disputou a última eleição estadual contra o PT – o que só reforça o argumento acima.


A foto do dia

Segundo, com Gessy Lima, ex-secretária municipal de Economia Solidária, que foi convidada a retornar à gestão de Pessoa, provavelmente para a secretaria da Mulher no lugar de Karla Berger - mas há forte movimento para que Karla permaneça, já que Gessy representa ala de evangélicos, movimento mais conservador e que bate de frente com os movimentos de mulheres feministas. “O prefeito me convidou para colaborar novamente com a administração da cidade, mas não há por enquanto nenhuma pasta definida, já que há previsão de uma reforma administrativa para as próximas semanas”, disse Gessy ao ser questionada pela coluna.


Esqueça o passado

Sobre esse assunto, a reintegração de Gessy traz algumas questões. Ao deixar a gestão, a ex-secretária foi bastante criticada por membros da PMT, e retribuiu. O assunto ficou no passado porque o objetivo dos dois lados hoje é o mesmo. Gessy deve disputar uma cadeira de vereadora pelo Republicanos, e o partido precisa de mulheres competitivas na chapa. Bom para os dois. É política.


E como fica a Teresinha?

Por fim, a coluna apurou que quem esperava ser anunciada para a secretaria da Mulher era a vereadora Teresinha Medeiros. Conversas aconteceram. Agora, um novo espaço deve ser apontado para Teresinha ou, uma nova insatisfação na vacilante relação com a Câmara de Teresina emergirá, assim como dois e dois são quatro.


Mudança na Semjuv: vem aí

Outra mudança especulada, segundo fonte ouvida pela coluna em reserva, vem da Câmara de Teresina com o objetivo de trazer mais uma aliada para o Palácio da Cidade. É a suplente de vereadora, Graça Amorim. Há uma articulação para que Graça assuma no Legislativo. Para isso, um dos vereadores do Progressistas precisa se ausentar, assumindo uma cadeira no Executivo municipal: Valdemir Virgino ou Neto Angelim devem (um dos dois) ir para a secretaria de Juventude.


Dando um jeito

Com a saída do Podemos e o Avante do rol de partidos disponíveis para composições políticas após movimento de Rafael Fonteles, o União Brasil é a opção para que a sigla monte chapa proporcional para acomodar aliados que não desejam estar na pesada chapa do Republicanos, que deve contar com secretários municipais e vereadores secretários. Falta outro partido para completar o tripé das chapas pequena, média e grande.


Inclua todos

Registro do bonito ato realizado no complexo turístico da ponte estaiada em alusão ao dia internacional da Síndrome de Down, 21 de março, promovido pela Associação Down The Amo. O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, é apoiador da causa Down há alguns anos. “Considero a criação da lei da Semana municipal da Conscientização Sobre a Síndrome de Down, que é de minha autoria, um importante passo, mas não podemos parar por aqui. Vamos continuar trabalhando para tornar nossa cidade cada vez mais inclusiva para que todos tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades!”, comentou Enzo.


Provocou

Desceu quadrado no Palácio da Cidade o anúncio do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, sobre uma audiência para discutir regularização fundiária em Teresina. Franzé apresentou requerimento para realização de audiência pública, junto à Comissão de Administração Pública e Política Social da Alepi, para tratar do tema. Será no dia 29 de março, às 9h, na sala da CCJ. O presidente da Eturb, João Duarte, está a frente do assunto na capital e tem anunciado avanços na questão da titulação. A audiência pública foi lida como uma provocação numa área em que a PMT tem mostrado trabalho, acredita fonte palaciana.


A frase para pensar:

"O primeiro método para avaliar a inteligência de um governante é olhar para os homens que estão à sua volta", Maquiavel (1469-1527), filósofo e diplomata italiano.