Cidadeverde.com

Coluna 25/03/23

Os 300 de Franzé

Está a pleno vapor a pré-campanha de Franzé Silva à Prefeitura de Teresina, segundo distintas fontes do PT informaram à coluna. “Está feito um trator, meta de 300 pré-candidatos a vereador em Teresina. Principalmente, aqueles das chapas pequenas que eram formadas pelo Firmino”, analisou um petista à coluna. 


Batalhão

Como cada chapa só pode ter 30 candidatos a vereador, Franzé teria que reunir 10 partidos. Não é pouco mesmo. A coluna foi atrás de descobrir quais são. São, até agora, seis (possíveis) deles: Rede, PT, PC do B, PSB, Podemos e Avante. Essa era a estrutura dos tucanos para fazer campanha, para quem não lembra: um batalhão de líderes comunitários e candidatos a vereador fazendo exposição massiva do nome do candidato majoritário. Não garantiu a vitória contra Dr.Pessoa, em 2020, mas levou Kléber Montezuma longe.


Tarde demais

Quem entende de PT acredita que quando o governador Rafael Fonteles sentar para escolher o nome para a PMT, lá pelo segundo semestre do ano, Franzé já estará num caminho sem volta em sua candidatura. A estrutura de Governo tem muito poder, é fato, mas nem o Karnak será capaz de voltar ao tempo.


A prova

Prova disso foi o fato de Franzé ter se reúnido com dezenas de suplentes de vereador em busca de apoio à prefeitura de Teresina neste sábado, 25. Fonte da coluna presente no encontro repassou o registro e o teor da reunião, comandada pelo suplente Celso Henrique (ex-DEM), na casa do ex-vereador Nilson Cavalcante, nova Brasília, zona Norte. Fatos são fatos.


Espinhos

Mas nem tudo são flores. Na última quarta-feira, uma fonte do PT relata uma reunião na casa da deputada Janaína Marques com seis deputados do partido e Franzé Silva. A pauta tinha dois pontos, que podem ser resumidos em um tom: cumprimento de acordos. Fábio Novo teria lembrado a Franzé que o apoiou para a presidência da Alepi com o compromisso de que ele o apoiaria como candidato a PMT, o que obviamente não está ocorrendo.


Devagar demais

E os demais deputados teriam cobrado de Franzé que cumprisse os acordos de divisão de espaços na Alepi. Eles veem os deputados do MDB e até da oposição melhor colocados em indicações do que os próprios petistas, além de apontarem lentidão nas nomeações. Clima tenso entre os brothers.


De volta 

Um piauiense em posição de destaque. Conforme antecipado pela coluna, o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Olavo Rebelo, já foi oficialmente indicado para o cargo de Diretor de Ativos de Terceiros do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A coluna apurou que Olavo segue em movimentação com pretensões políticas para o pleito de 2024.


O recado está dado

Sobre a divisão das Saads (Sudeste e Sul), o prefeito Dr. Pessoa disse à coluna que é uma maneira “mais democrática que é de descentralizar cada vez mais a administração para se ter mais resolutividade nos processos”. Mas, foi além e deu recado velado: “Caso contrário, o gestor municipal tomará outras atitudes, deixando claro que é para a celeridade das ações da prefeitura”.


Foto do dia

O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio em café da manhã raiz, com direito a mão de vaca e aperto de mão no Mercado do Mafuá, este sábado, em Teresina. A ida ao mercado é tida no mundo político como verdadeiro teste para sentir o pulso das ruas. Nesse caso, Marcos recebeu feedbacks positivos, ouviu demandas dos moradores da região e permissionários. Ele esteve ao lado de aliados, entre eles o delegado Matheus Zanatta, que alguns apostam como futuro pré-candidato a vereador da capital. Marcos Aurélio é pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSD e deve unir o MDB na chapa majoritária. Esse é o caminho natural. Há, segundo apurado pela coluna, dois possíveis vices para Marcos: Lucy Soares, ex-deputada e ex-primeira-dama de Teresina, e Elmano Férrer, hoje no Progressistas, mas sempre bem lembrado pela gestão como prefeito de Teresina.


Para ver

Há obras que terminam no auge. É o caso de Succession, série da HBO, que reestreia esse final de semana para sua quarta e última temporada. Unindo a aclamação do público e da crítica especializada (são 13 Emmy’s), o drama tem viés shakespeariano e conta a disputa de poder na família Roy, chefiada pelo patriarca Logan. São inúmeras reviravoltas, diálogos ricos e a pergunta sobre quais dos filhos irão sucedê-lo no império midiático Waystar Royco? A série engrena depois dos quatro primeiros episódios da primeira temporada. A paciência é recompensada com o suco do melhor que a dramaturgia norte-americana tem a oferecer.


A frase para pensar

Noventa por cento do sucesso se baseia simplesmente em insistir”, Woody Allen (1935-), cineasta americano.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais