Cidadeverde.com

Coluna 29/03/23

Marcos Aurélio dobra a aposta contra Palácio da Cidade

A exoneração de Jobson Cunha, presidente da Prodater, publicada no Diário Oficial na última terça-feira, 28, encerra de vez o último fio na relação entre o Palácio da Cidade e o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, do PSD, que articula candidatura própria à Prefeitura de Teresina. 

Alto e bom som

Dos nomes postos até agora, Marcos é quem tem se posicionado com um tom mais duro contra o Palácio da Cidade. Ou seja, antagonizando diretamente com a gestão de Pessoa. O PT, por exemplo, ainda integra a base do prefeito na Câmara e, por isso, não pode ir para o confronto direto, apesar de ser consenso que a sigla lançará cabeça de chapa ao Palácio da Cidade. O rompimento é só questão de tempo, portanto. 

Não me admiro

A coluna procurou Marcos Aurélio para repercutir a exoneração de Jobson na Prodater: “Não sei como foi que ele não botou mais uma pessoa da família dele no cargo, já que são tantos”, respondeu o deputado. “O Hospital do Dirceu pegando fogo e o prefeito estava tentando buscar gente para tentar se reeleger”, completou Marcos Aurélio, sobre o encontro de Dr.Pessoa com o novo gestor da Prodater, Ronney Lustosa, há duas semanas. Novo tom.

Daqui para frente 

Um dos problemas citados por vereadores ouvidos pela coluna a respeito do imbróglio na tramitação dos pedidos de empréstimo da Prefeitura de Teresina na Câmara Municipal é que acordos do passado não estavam sendo cumpridos entre as partes: “Disseram que era daqui para frente, igual aquele antigo slogan do Firmino (Filho). Mas e o daqui para trás?”, questionou vereador com assento na Comissão de Legislação da Casa, em reserva.

Escolho você 

A Saad Centro cuida da região do Centro, claro. Mas no caso da Superintendência chefiada por Roncalli Filho, as atribuições repassadas pelo prefeito Dr.Pessoa, vão além da zona central da capital. Caberá à Saad Centro a realização da reforma da ala de repouso feminino do Hospital do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina. A área em específico, foi atingida por um incêndio no dia 19 de março. A parceria foi firmada, através de um convênio entre a pasta e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Vai ficar no grupo

"Esse trabalho é uma determinação do nosso prefeito Dr. Pessoa que nos pediu para sanar essa demanda. Lá, cuidaremos da reforma da sala de repouso feminino, do banheiro e de toda a parte elétrica da unidade, para evitar que futuros problemas voltem a ocorrer", disse Roncallinho. A tendência hoje é que o superintendente fique na base do prefeito na disputa de 2024, em um dos partidos do rol de sustentação política de Dr. Pessoa, disputando uma cadeira de vereador. Roncallinho é visto como nome competitivo na base.

A oposição cobra

O governador Rafael Fonteles tem maioria na Alepi, é fato, mas a oposição se movimenta em meio aos discursos. O deputado estadual Aldo Gil (Progressistas), presidente da Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo da Alepi, tem cobrado melhores condições de rodovias e incentivos ao agronegócio. “A maior parte do volume financeiro advém de recursos próprios. Por isso, precisamos proporcionar toda a estrutura necessária que o setor necessita para avançar ainda mais”, argumentou Aldo Gil. 

Tire ele da lista

A respeito da coluna em que o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio é citado como nome para disputar a eleição de prefeito de Teresina pelo PSD com o MDB de vice na chapa, o deputado Henrique Pires rebate: “Ajuste sua nota, MDB terá candidato e não irá de reboque”.

Amigo, mas não dá certo

A coluna perguntou então ao deputado se Marcos Aurélio não uniria o MDB, afinal, o parlamentar vem da sigla. “Um amigo querido, mas falo do MDB”, retrucou Henrique Pires.

Foto do dia

Uma centena de gestores municipais do Piauí esteve no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome em encontro com o ministro Wellington Dias e a equipe de secretários em Brasília. “O presidente Lula tem um carinho especial pelo Piauí e ele quer que todos os ministérios possam trabalhar pelo Piauí e pelo Brasil”, disse Wellington. Os prefeitos estão na expectativa. Muitos deles vão buscar a reeleição ou fazer os sucessores em 2024 e querem ter o que mostrar. Em Brasília, a movimentação foi intensa não apenas nos gabinetes dos parlamentares, mas também em restaurantes e encontros informais dos políticos com seus representantes federais.

A frase para pensar

“Se há um idiota no poder é porque os que o elegeram estão bem representados, Barão de Itararé (1895-1971), pseudônimo de Apparício Torelly, jornalista e humorista.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais