Cidadeverde.com

Coluna 31/03/23

O novo coordenador político da PMT

Segundo fonte bem informada sobre como andam as coisas na Prefeitura de Teresina, deve haver anúncio na próxima semana de um novo articulador político entre o Executivo e o Legislativo Municipal. O nome do momento é o de Ronney Lustosa, ex-vereador, ex-vice-prefeito de Firmino Filho e recém-empossado na Prodater. Ronney tem ocupado lugar de destaque – surpreendendo muitos – na PMT em um curto espaço de tempo.


A tríade do passado

A tríade – três entidades - de poder no Palácio da Cidade já foi composta por Robert Rios, Adolfo Nunes e João Henrique, lá no distante ano de 2021. Depois saiu Adolfo para a distante Arsete, fortaleceu-se João Duarte, o Pessoinha. Por fim, saiu Robert Rios, ascendeu Jeová Alencar, que sempre esteve bem próximo de todo modo, mas agora bem mais do que antes. 


A tríade de hoje 

Hoje, a situação é essa: permanece João Henrique como interlocutor privilegiado do prefeito Dr.Pessoa (a discrição e os bons relacionamentos do ex-ministro são a chave da constância em todos os cenários), Jeová Alencar e Michel Saldanha, secretário municipal de Governo que conseguiu estancar, por enquanto, as críticas que o antecessor recebia no mesmo cargo. A coluna (ainda) não consegue prever o futuro e, portanto, não pode garantir se esses nomes permanecerão em alta no Palácio da Cidade. A tríade do amanhã, está em aberto.


Eu queria entender

A coluna não é leva-e-traz, apenas apura os fatos. E, nesse trabalho, foi perguntar a um vereador de relevo sobre o que acharia caso Ronney Lustosa fosse confirmado como articulador político da PMT junto aos vereadores. O distinto parlamentar respondeu, pedindo reserva: “Mas por que escolheriam ele?”. A resposta é que Ronney é apontado como alguém que conhece a Câmara, já foi vereador e pode somar na quase sempre tensionada relação com o Legislativo. Aí veio a réplica.


Me poupe

“Só se forem vereadores do passado que ele conhece, da época do Olésio Coutinho... A nova geração, não”, respondeu o jovem vereador, deixando claro que Ronney Lustosa, caso seja mesmo efetivado na função, terá que vencer resistências e desconfianças dos parlamentares teresinenses. Mas, a coluna é otimista e acredita que nada que um bom café fortíssimo não resolva.


Pergunta ingênua

Política é guerra sem violência (em geral). Dois ou mais adversários lutam pelo mesmo território (o controle de um governo, ou de definir os destinos dos recursos do Estado, em outras palavras). Princípio básico número 01 da política: somente o líder pode atuar na defesa. Os demais, vão para o ataque. Na eleição de Teresina, quem é o líder posto? E quem está no ataque?


Roendo as unhas

A apuração teve momentos de apreensão e nervosismo, como é toda eleição, mas a votação do Conselho Pleno da OAB Piauí que definiu a lista sêxtupla com os nomes que seguem na disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI), pelo critério do Quinto Constitucional, terminou mesmo sem maiores surpresas. 


Nome e sobrenome

Os candidatos vistos desde o início como os mais competitivos foram, de fato, os que passaram no Conselho, apesar da ausência de Cláudia Paranaguá, que eraefetivamente aguardada na lista. Esses são os escolhidos: Einstein Sepúlveda, Agrimar Rodrigues, Aurélio Lobão, Álvaro Mota, Wildson Oliveira e Fábio Viana. 


Andar de cima

Agora, os desembargadores do TJ-PI vão reduzir a lista a três e, no fim, Rafael Fonteles escolherá um nome. Todos têm chances, é claro, mas há o enfrentamento silencioso e intenso de dois nomes vistos como os mais cotados, de acordo com interlocutores entendidos do mundo jurídico. Um com pé no jurídico, outro com pé no Executivo. Nomes com padrinhos fortes. Talvez uma segunda vaga de desembargador seja aprovada logo a fim de aplacar descontentamentos que certamente surgirão.


24 por 7

“Quando se busca a qualificação, o universo se abre”. A frase é do deputado federal Jadyel Alencar, que voltou a ser aluno para se inteirar mais sobre Orçamento Público em curso do Renova Brasil e do Instituto Nacional de Orçamento Público. “Estou me qualificando para entender esse processo e fazer o nosso mandato campeão em eficiência de destinação de recursos”, explicou Jadyel, que é vice-líder da federação do PV, PT e PC do B na Câmara. O deputado, que é empresário, tem levado estilo intenso de trabalho da iniciativa privada, à capital federal: 24/7. Fazendo política vinte e quatro horas, sete dias por semana.


Foto do dia

Não poderia ser outra. A transmissão de cargo entre o governador Rafael Fonteles e o vice, Themístocles Sampaio, no Palácio de Karnak na última quinta-feira, 30. Rafael embarca para Estônia e Portugal com agenda em busca de projetos de tecnologia e atração de investimentos. Themístocles tem a primeira agenda com a Superintendência da Caixa para tratar de projeto de habitação em Esperantina, onde serão construídas 150 residências financiadas 100% pela Caixa Econômica.



A frase para pensar

“As mídias sociais deram direto à fala a legiões de imbecis que antes falavam no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à comunidade. Diziam-lhes imediatamente para calarem a boca, enquanto agora têm o mesmo direito à fala que o um vencedor do Prêmio Nobel”, Umberto Eco (1932-2016), escritor italiano

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais