Cidadeverde.com

Coluna 03/04/23

O que impede uma chapa Sílvio e Bárbara

Fonte que frequenta tanto a oposição como a situação (sem spoiler!), diz achar difícil uma chapa Bárbara do Firmino e Sílvio Mendes (Progressistas e PSDB, a princípio). Primeiro, e mais importante, é que a relação pública de Sílvio Mendes e Lucy Soares, ex-deputada e ex-primeira-dama de Teresina, foi turva nos últimos anos (basta um Google para comprovar). Bárbara, no entanto, tem caminho próprio em relação à mãe, também é fato. Mas se o passado pesar, essa chapa tem impedimentos de relevo.


Por qual sigla mesmo?

Segundo, e não menos importante, é que o comando do PSDB está em séria disputa no Piauí, tendendo a ficar no rol de influência do PT (quem diria, mas são os fatos). É verdade também que isso não seria um problema sério, porque partido não falta para acomodar Sílvio, em especial com o peso de Ciro Nogueira em articulações feitas em Brasília. O União Brasil, hoje com Dr.Pessoa, não deve mais ser a casa de Sílvio Mendes e seu forte recall em Teresina.


Se colar, colou

Agora o terceiro fator a se considerar é que o núcleo político de Rafael Fonteles deve tentar reeditar o mote Lula x Bolsonaro em Teresina assim como foi em 2022 no âmbito estadual. Se vai colar ou não, são outros 500. Mas, com Silvio ao lado de Bárbara, o discurso de “candidata de Bolsonaro” versus “candidato de Lula” na capital fica mais crível.


Quem vai assinar a nomeação do TJ-PI

Surpreendeu pela rapidez o tempo para a eleição da vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Piauí. A votação do Conselho do Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil aconteceu na quarta, 30, e nesta segunda-feira, 03, já sai a lista tríplice com o nome que irá para o crivo do governador Rafael Fonteles. 


Depende

A questão é que Rafael está na Europa, em viagem na busca por projetos de tecnologia e investimentos para o Piauí. O vice, Themístocles Filho, está na cadeira. Se o Tribunal de Justiça do Piauí enviar a lista antes do governador chegar e se Themístocles fizer questão de assinar a nomeação, pode acontecer, mas fonte entendida de Karnak disse à coluna não acreditar nem em uma coisa nem em outra: “Acho que irão aguardar, tanto um quanto outro”.


Só crescendo

Registro de duas movimentações do PSD este final de semana. A primeira, do vereador Vinício Ferreira com o deputado Georgiano Neto, recebendo a filiação do suplente Fernando Lima, que teve cerca de 2 mil votos na eleição de 2020. “Chapa para eleger quatro vereadores em Teresina”, disse Vinício à coluna.


Entendedores entenderão

A segunda movimentação foi de Georgiano, o deputado Júlio César e o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio. Comeram bolo formigueiro com café no apartamento de Marcos Aurélio, em Teresina, no domingo. O recado é claro: a cúpula do PSD sinaliza para a viabilização da candidatura de Marcos em Teresina. O projeto de eleger quatro vereadores passa por uma candidatura majoritária competitiva. Júlio e Georgiano sabem disso.


Por enquanto, não

Pelo menos a curto prazo, a saída para contemplar a presença do suplente Wilson Martins na Câmara dos Deputados não deve passar por Merlong Solano. O deputado federal é um dos 12 deputados da disputada comissão mista que analisa a medida provisória (MP 1.154, de 2023) sobre a reestruturação dos 37 ministérios do governo Lula. A instalação da comissão acontece na terça e coloca uma pausa – não um fim – na disputa de poder entre os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a respeito do rito de tramitação das medidas. 


A foto do dia

O deputado Fábio Novo não desistiu da pré-candidatura a prefeito pelo PT. E, mesmo com as críticas públicas ao modo como o processo está sendo conduzido no partido (e pelo colega, Franzé Silva), ele segue em movimentação. No final de semana, reuniu-se com lojistas de 29 estabelecimentos do Polo Cerâmico do Poty Velho, na zona norte de Teresina. “Assumimos o compromisso de destinar emenda parlamentar para implantar um sistema de energia solar no Polo Cerâmico, um dos cartões-postais da nossa capital.  Com isso, as lojas irão zerar suas contas de energia e o dinheiro da conta de luz vai ser usado pra investir na melhoria da estrutura e da produção”, destacou Novo, que esteve acompanhado de pré-candidatos a vereador que o apoiam, incluindo nomes do Solidariedade, como Wilson Oliveira.



A frase para pensar

Há sempre alguém mais idiota para ir atrás de um idiota”, Jacques-Bénigne Bossuet )1627-1704), bispo e teólogo francês.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais