Cidadeverde.com

Coluna 17/04/23

Aliados querem Margarete Coelho como vice de Dr.Pessoa 

Fontes com acesso privilegiado ao Palácio da Cidade deram a ideia: a ex-deputada federal Margarete Coelho deveria ser a nova secretária municipal de Governo do prefeito Dr.Pessoa. Mais do que isso: aliados do prefeito acreditam que ela somaria mesmo para candidata à vice de Pessoa. 


Vai convidar ou não?

Mulher, advogada, assertiva e bem-relacionada no mundo político são os motivos apontados tanto. O convite ainda não foi feito e ninguém sabe se será. Margarete segue em cargo de direção no Sebrae nacional, inclusive. Mas como a coluna descobriu a informação antes, fica o spoiler do que poder vir por aí. 


A resposta da águia ferida 

Sempre espere o contra-ataque. Essa é uma lei básica da física e da guerra. E se uma lei contempla dois campos de saberes opostos, é porque tem verdade em si. Podemos estendê-la à política, com exemplos à disposição. O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, mudou o perfil político ao assumir o Poder Legislativo. Antes discreto, agora fazendo articulações 24 horas por dia e sete dias por semana para se viabilizar candidato a prefeito de Teresina pelo PT.


Todos contra um 

Como na guerra, a cada ação há uma reação por parte do seu concorrente, na política, cada nova aliança de um lado pode significar uma resposta em retaliação do outro lado. Vamos ser mais claros: o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT) e os deputados petistas Dr.Vinicius e Fábio Novo, estão unidos… não em torno de um nome. Não é pra tanto. Mas sim contra um nome. Sim, contra Franzé. A foto do último sábado em Teresina, de encontro dos três, prova o argumento: não vão deixar barato. 


Números ou adjetivos 

As pesquisas quantitativas, muitos fazem e os números não divergem muito entre elas quando se trata de cenário eleitoral em Teresina. As qualitativas, pesquisas mais custosas e demoradas, é que são elas. Nas próximas semanas, os resultados de algumas qualitativas devem transitar em círculos restritos da política (ninguém vai dar munição para os inimigos). 


Argila 

Com os dados em mão, os grandes players da política local querem saber o que o eleitor de Teresina deseja do futuro prefeito (a) da capital. E, dentro do possível, se moldar para esse reconhecimento do desejo do outro. Personagens não colam. Mas ajuste e uma boa maquiagem, podem operar milagres. 


Marcos Aurélio in fire

O deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) não está para brincadeira. Resolveu pinçar algumas das respostas mal-criadas que os seguidores deram em seu perfil no Instagram e respondeu cada uma em vídeo. A quem apontou que ele apoiou Dr.Pessoa em 2020 e hoje faz duras críticas à gestão, Marcos respondeu que apoiou sim, mas se arrependeu porque a gestão não entregou o que prometeu. Já para quem lembrou o fato do vereador Zé Nito (MDB), aliado de Marcos, estar na gestão de Dr.Pessoa, o deputado foi direto: “Cada um tem seu CPF. Eu não tenho cargo na gestão e não troco apoio por cargo”. Ponto.


A posse promete 

A segunda nomeação de cargo federal a sair no Piauí foi a do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A posse promete ser prestigiada em evento nessa segunda-feira (17). Marcelo Vaz da Costa e Castro, conhecido como Marcelo Filho (apesar do filho do senador Marcelo Castro não ter o “Filho” no sobrenome), já elencou os objetivos:  implantação e continuidade de projetos de irrigação, como no Assentamento Marrecas, em São João do Piauí; construção de barragens; fomento à produção, modernização e capacitação ao homem do campo e ampliação da atuação da Codevasf aos 224 municípios piauienses.


Revelação 

Não é que o governador Rafael Fonteles não elogie seus secretários. Ele, como bom professor, só dá nota alta para quem performa bem. E o discurso de Fonteles na última sexta-feira à secretária de Esportes, Josiene Campelo, chamou a atenção pelos predicados positivos que Rafael direcionou a ela. Josiene cumpriu com todas as metas estipuladas pelo governador Rafael Fonteles em três meses de gestão. O prazo dado pelo Governo era de um ano. 


Mande mais metas

As metas para o Esporte eram: encaminhar projeto de lei à Alepi onde reajusta valores do Bolsa Atleta, além de aumentar o número de vagas, que vai de 1 mil a 1,5 mil. Também garantiu o envio de outro projeto de lei com relação à Lei de Incentivo ao Esporte. A outra meta era encaminhar propostas para o projeto de parceria público privada para o estádio Albertão e promover grandes eventos esportivos na escola, a começar pelos Jogos Escolares, a ser lançado no Karnak na próxima semana.


Contra tudo e contra todos

Vale o registro: Josiene é mulher, numa pasta de uma área considerada masculina, o esporte. Indicada do deputado Evaldo Gomes (SDD), é técnica. Recebeu críticas e enfrentou resistências no início da gestão por ser formada em Contabilidade e não um nome do esporte. Mas, o tempo é senhor da razão. E os resultados ainda falaram mais alto.


Foto do dia

Registro exclusivo da coluna. Dizendo eles que não estavam falando de política, mas a coluna estava por perto e pode garantir: não procede. O deputado federal Átila Lira (Progressistas) e os vereadores da capital, Gustavo de Carvalho (PSDB) e Alan Brandão (PDT) durante café da manhã em padaria da zona leste de Teresina. Os vereadores apoiaram Átila na eleição de 2022 e agora, certamente, aguardam o apoio e articulação do deputado nas suas eleições em 2024. O partido? A coluna não ficou até o final da conversa para ouvir. Mas promete apurar. 


A frase para pensar 

“Os líderes não podem criar o contexto em que operam. Sua contribuição distintiva consiste em operar no limite do que dada situação permite”, Henry Kissinger (1923- ex-secretário de Estado americano).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais