Cidadeverde.com

Coluna 04/05/23

 Três grupos disputam indicação de secretaria estratégica na PMT

Há intensa disputa para indicar um novo secretário municipal em pasta estratégica do primeiro escalão na gestão de Dr. Pessoa. As possibilidades de indicação passaram pelo Solidariedade, há alguns meses e, por último, ao PSD, o que foi negado pelo deputado Georgiano Neto. “Não estou sabendo”, disse Georgiano à coluna, questionado sobre um dos nomes potencialmente especulados e ligados ao partido. A negativa do deputado não encerra a questão.


Juro que não 

Descartado PSD, surgiu então a possibilidade de que o indicado seria o novo membro da gestão de Dr.Pessoa, Sérgio Bandeira, que assumiu o cargo de secretário Executivo de Comunicação em abril. Procurado pela coluna, Sérgio negou. Bandeira é filho do ex-vereador Ricardo Bandeira, nome bem visto pelo prefeito Dr.Pessoa, além de ser próximo a Jeová Alecar e Ronney Lustosa, hoje presidente da Prodater (e provável novo secretário de Administração municipal).


Até tu?

Por fim, surgiram nomes de antigos secretários estaduais, em específico um professor que teve função importante no governo de Wilson Martins e até mesmo um tucano de alta plumagem, que teve ocupações importantes em gestões de Firmino Filho, teria sido ouvido para aconselhar na questão, relatou fonte de ouvidos privilegiados. Enquanto não há confirmação oficial de nomes, a coluna se reserva a preservar a identidade dos envolvidos.


Mais um pra conta

Se pararem para contar, já são quatro os nomes de aliados do ex-prefeito Firmino Filho que aderiram ao presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel. O pedetista está trabalhando dia e noite para se viabilizar como o candidato da base do governador Rafael Fonteles. Se alguém duvida, basta observar a nova contratação no Legislativo municipal: Abiel Bonfim cuidará dos projetos culturais que a Câmara levará às comunidades de Teresina. 


Versão Enzo Gestor

Abiel é ex-secretário da Fundação Municipal de Cultura de Firmino Filho, é conhecedor do assunto e fez gestão de destaque na cultura. Enzo Samuel cerca-se, portanto, de técnicos que reforçam a imagem de gestor que o vereador projeta nesse momento da carreira política. Bom seguir acompanhando, já que uma nova adesão - guardada a sete chaves - deve ser anunciada em breve.


Tenho certeza que não

O deputado federal Átila Filho (Progressistas) acredita que é zero a possibilidade de que a deputada Bárbara do Firmino deixe o grupo de Ciro Nogueira para aderir à base aliada de Rafael Fonteles nas eleições de 24. Segundo especulações nos corredores do Palácio de Karnak, Bárbara teria tratamento VIP (leia-se: espaço e apoio para eleger um vereador do seu grupo, que poderia ser a mãe, Lucy, ou o marido, Breno). “Isso já mostra que a nossa candidata é muito boa porque está sendo até cobiçada por outros partidos. Mas não vejo possibilidades”, alfinetou Átila à coluna.


Voto antecipado

Registro da comitiva de agentes de saúde do Piauí e de membros da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) que estiveram em Brasília buscando apoio para aprovação de PEC que reajusta salário e trata da aposentadoria da categoria. Foram de gabinete em gabinete colhendo assinaturas e conseguiram a do deputado federal Jadyel Alencar (PV). "Tivemos a conquista do piso da enfermangem, os farmacêuticos também tem dado passos importantes e hoje recebemos os agentes comunitários e essa é uma luta nossa", frisou o parlamentar à coluna.


Tic-Tac

Que agosto que nada! A nova data é julho. Pelo menos é isso o que acreditam aliados do governador Rafael Fonteles sobre o prazo para que o governador escolha ou indique o caminho de quem será seu pré-candidato a prefeito de Teresina. Até agora, Rafael é uma esfinge. Há suspeitas de suas preferências, mas os matemáticos gostam de cálculos e pesquisas. Ah, e preferem contas redondas, com vitória no final. Quem tiver mais chances de assegurar uma inédita vitória do PT na capital, leva.


A foto do dia

Das boas notícias que a política proporciona: Teresina terá uma Escola de Artes, até então, projeto inédito na capital.  A Escola de Arte será construída na antiga unidade do Balcão do Trabalhador e receberá uma reforma da SAAD Centro. A proposição é da vereadora Fernanda Gomes (SDD), esteve alinhando o projeto com o superintendente da SAAD Centro Roncalli Filho e o presidente da Fundação Monsenhor Chaves Enio Portela. O trio está em sintonia para tocar a obra. Em tempo: os três devem disputar a eleição de 24, Fernanda na reeleição, Ênio no Solidariedade e Roncallinho em partido da base de Dr.Pessoa.


A frase para pensar

Na política, nunca deixe seus inimigos sem saída”, Tancredo Neves (1910-1985), político.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais