Cidadeverde.com

Coluna 08/05/23

Disputa por “firministas” passa do tom em Teresina
 
Não precisa ter acesso às pesquisas (que todo o mundo político está fazendo e guardando) para saber que entre os grandes líderes reconhecidos pelos teresinenses está o ex-prefeito Firmino Filho. O fato denota também que há um vácuo de liderança política em Teresina. Também não é novidade, já que os nomes que hoje tomam frente nas intenções de voto são ligados à autoridade construída no passado ou ligada a ele de alguma forma. A partir disso, o que se vê são diversos pré-candidatos disputando para ver quem tem mais “firminista” do lado, ou seja, ex-nomes da gestão de Firmino, em geral, técnicos, professores e experts em suas áreas. 


Têm seus méritos
 
Os ditos “firministas” são pessoas reconhecidas, com experiência e que, certamente, somam na gestão pública. Mas há um certo exagero e até atabalhoamento nessa disputa por  ver quem tem mais “firministas”. Do lado. Afinal, Firmino montou seu próprio time, com pessoas que, naquela época, tinha ideias afins às dele. Firmino era professor da Ufpi, convivia e tinha ali sua rede de contatos e relacionamentos. Natural que formasse uma equipe com muitos egressos da instituição. Quem faz a gestão – e isso está claro para quem quiser ver – é o líder. Como um maestro que toca a orquestra.  Não foram “firministas” que fizeram a gestão de Firmino. Foi Firmino quem fez técnicos capacitados serem “firministas”.


Fica a dica
 
Talvez, a título de experimentação, os políticos que almejam ocupar o Palácio da Cidade, devessem também olhar pra frente, alargando por conta própria o campo de contato com as Universidades e a produção de conhecimento que é gerada sobre os atuais problemas de Teresina. Faz bem fazer diferente e com autenticidade. Em tudo na vida. 


Mapa de metereologia política
 
Devem deixar a Prefeitura de Teresina, dois secretários essa semana. Fonte informa que as mudanças devem ocorrer na secretaria de Governo, saindo Michel Saldanha e em outra pasta de indicação política, que a coluna se reserva a não informar porque é tudo a título de especulação até agora. 


Os motivos
 
No caso de Michel Saldanha, o motivo seria a necessidade que o secretário tem de mais autonomia para resolver demandas do mundo político, o que não estaria ocorrendo e, na verdade, depende também do outro lado da equação. Já secretários que são ligados direta ou indiretamente a pré-candidatos de outras siglas, considerem que estão com os dias contados. A questão é sobre quantos dias passarão até a efetivação. 


Oração tempo
 
“Tempo tempo tempo tempo, vou te fazer um pedido...”, já cantou lindamente Caetano Veloso e agora entoam – não tão lindamente assim – políticos da base aliada para o governador Rafael Fonteles. Fontes que conversaram com interlocutores privilegiados no Palácio de Karnak acham o cenário eleitoral tão confuso que uma indicação de candidato deve ser postergada para dezembro para ver quem vai conseguir se consolidar até lá. O setor que é contra a lentidão vai chiar. 


Já que é assim...
 
A ala da base que defende um candidato unificado e que não seja do PT vem ganhando corpo, atuando em movimentos discretos, mas contínuos aos observadores atentos. Há nomes: o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), que se reuniu na sexta-feira, junto com vereador Evandro Hidd com o vice-governador Themístocles Sampaio. O plano A de Enzo é o PT. Mas ele deixa claro que tem plano B e plano C, a quem interessar possa.


Fôlego
 
Falando em Themístocles, o vice estará em Brasília na segunda e terça-feira, cumprindo intensa agenda em ministérios e conversas políticas. Ele participa de encontro do Fórum de Vice-Governadores, com reuniões com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, com o embaixador da China, com Bernardo Apy no ministério da Economia e com o ministro dos Transportes, Renan Filho.


Vale Night
 

Tudo bem que o slogan do governador Rafael Fonteles é “trabalho, trabalho, trabalho”, mas sem tempo de recuperação, ninguém aguenta em pé. Ele ganhou muitos parabéns e homenagens no aniversário de 38 primaveras (ou verões, estamos no Piauí!), no sábado, e comemorou com a esposa, Isabel, em show em Teresina. Não só ele. Praticamente todas as possíveis composições de chapas de prefeito de Teresina foram vistas juntas em descontração off da política: Franzé Silva, Marcos Aurélio, Themístocles Sampaio e Dr.Paulo Márcio foram alguns dos que viram o dia amanhecer.


Inflamada
 
Não espere do PT um embate muito intenso contra o prefeito Dr.Pessoa. O Karnak, segundo nomes importantes de lá, não vê com bons olhos artilharia pesada direcionada a Pessoa. Acreditam que o que compensa mesmo é mirar no grupo do senador Ciro Nogueira e no seu candidato. Claro, sem esquecer de linkar com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Já o Palácio da Cidade está com os dois pés atrás com o Karnak. Clima tenso. 


Departamento médico 1
 
O personagem: o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. O cenário: a casa dele em Teresina. As circunstâncias: a recuperação da cirurgia no tendão de Aquiles, que resultou em uma infecção que está sendo tratada. O prefeito convocou e a equipe de gestão se reuniu com ele no domingo para discutir as ações para as próximas semanas. O subtom, segundo fontes presentes, não foi nenhum pingo amistoso em relação ao Palácio de Karnak. 


Aplicando
 
Na parte mais técnica, foram tratadas demandas relativas aos investimentos com recursos externos, que chegam em R$ 1 bilhão, e a execução desses valores. Há também questões pontuais da Semec na execução de parte desses valores, informou fonte presente ao encontro à coluna. Também foi discutida a inauguração do setor de emergência do hospital do Dirceu, nesta quarta, que a Saad Centro está tocando e a definição do cronograma da reinauguração dessas outras etapas dos serviços do hospital.


Departamento médico 2
 
Quem também segue no departamento médico é o deputado Jeová Alencar (Republicanos). Sendo um dos principais articuladores políticos do prefeito, isso também significa que importantes demandas dos vereadores, que passam de alguma forma pela interlocução de Jeová, estão em compasso de espera. E vão ficar assim por mais tempo, já que o próprio deputado informou em suas redes sociais que fará nova cirurgia no coração no próximo dia 11 de maio.


Foto do Dia
 
Prestes a ser nomeado para o cargo de superintendente da Agência Nacional de Mineração no Piauí, o advogado Germano Coelho segue atuando em sua principal expertise: o Direito do Agronegócio. Ele lançou o livro “Direito Agrário: uma análise da contemporânea” em evento prestigiado por autoridades do mundo jurídico, político e da segurança pública. O advogado é co-autor do livro em colaboração com a Associação dos Agraristas do Piauí. O lançamento aconteceu no Auditório Newton Lopes, no Centro Jurídico da UFPI. No registro da coluna, com delegado Matheus Zanatta.


Frase para pensar
 
“Na política, a opção jamais tem a ver com a luta entre o bem e o mal, mas entre o preferível e o detestável”, Raymond Aron (1905-1983), filósofo francês.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais