Cidadeverde.com

Coluna 12/05/23

Um desistente, um persistente, um resistente e uma surpresa no PT   

Um dos candidatos do PT já tem dado sinais de que não será candidato a prefeito de Teresina. Segue se movimentando bem porque enxerga adiante e pode disputar a próxima eleição como deputado federal. Já outro pretendente recebeu um recado: precisa alcançar a mesma pontuação nas pesquisas de outro adversário (forte nos números) dentro do PT até junho: “E se não igualar, será que o Chico vem?”, perguntou fonte à coluna. Chico, no caso, é Chico Lucas, secretário de Segurança Pública. Quem souber a resposta, favor repassar. 


Voz da experiência

O ministro Wellington Dias lembrou à coluna, após ser perguntado sobre os prazos para a escolha do candidato a prefeito de Teresina pela base aliada do governador Rafael Fonteles, que esse é um ano pré-eleitoral e que os nomes que desejam ocupar o Palácio da Cidade deveriam se preocupar em discutir os problemas de Teresina antes de qualquer coisa. 


Saad Sudeste: quem fica com o quê?

Tudo bem que a coluna já havia antecipado que as indicações da prefeitura durante a recuperação médica do prefeito Dr.Pessoa e do superintendente da Saad Sul, Jeová Alencar, iriam ficar em compasso de espera. Mas os vereadores que aguardam as nomeações estão com a pulga atrás da orelha pela demora, em especial sobre a Saad Sudeste. Há um imbróglio a respeito de quem indica a Saad Sudeste 1 (a maior) e quem fica com a 2 (a menor). Ninguém quer a menor.


Combina com os russos

Com o vereador Roberval Queiroz tomando a frente e indicando a esposa, Vani Queiroz para a Saad Sudeste, resta a Marquim Costa e Alan Brandão a segunda indicação. Para constar, o nome indicado por Marquim e Alan é experiente e visto como um perfil técnico e com experiência política para a função. Mas se for para indicar a Saad menor, os vereadores não vão querer.


Daqui não passa

Falando em Marquim Costa, o vereador, junto com Bruno Vilarinho, estão montando um time de chapa média dentro da base do prefeito Dr.Pessoa.  Marquim será liberado do Republicanos. A coluna apurou que o partido é o Patriota. Já foram (ou vão) ser convidados para a chapa os vereadores Pollyana Rocha, Roberval Queiroz, Alan Brandão e outros vereadores que tiveram média de 4 mil votos. Vai ser assim:


Divida ou saia

Vereadores e suplentes acima de 4 mil votos ou vereador ou secretário que indica sozinho pastas municipais devem se filiar ao Republicanos. Os outros, vão para o Patriota.  “Quem achar ruim, pode dividir as indicações das secretarias e pastas”, avisou um vereador, em reserva.


Até tu?

A demora em definir os espaços envolvendo o vereador Neto do Angelim passa pela Saad Sul, segundo fonte da Câmara de Teresina. É que um grupo de parlamentares, que incluiria Angelim, foram argumentar com o prefeito Dr.Pessoa que deveriam eles indicar a Saad Sul 2. Mas, nada feito. 


Voo solo

Jeová Alencar permanece influência nas duas Saads. Há dúvidas se ele vai mesmo indicar Juca Alves e, caso não vá, se Juca permanecerá no time de Jeová ou avançará em voo solo na disputa por uma vaga de vereador em 2024. 


Candy Crush

Cotado de novo para assumir a secretaria de Governo de Teresina, o vereador Gustavo de Carvalho não está inclinado a aceitar. Basicamente, nenhum dos convidados para o posto quis, o que inclui na lista o vereador Neto do Angelim, que também pulou a fogueira. Em qualquer administração, essa é a principal pasta política, uma equivalência aos ministérios das Relações Institucionais e da Casa Civil numa presidência da República. Por que então há dificuldades em nomes com expertise política aceitarem o mesmo espaço na Semgov? 


Mil anos

Os vereadores têm dois objetivos: encontrar espaços para nomeações (para alguém entrar, outro alguém precisa sair, é ou não é?). E depois, a nomeação sair, o que pode demorar anos, literalmente. Daí, se infere de onde vêm os queixumes constantes entre o Palácio da Cidade e a Câmara de Teresina.  


Foto do dia

Registro do ex-presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho, com o deputado Fábio Novo, que participou das comemorações pelos 101 anos de vida de Celso na quinta-feira, 11. Ele foi presidente da Ordem ao longo de 11 anos, entre 1963 e 1974. Tempo que fez dele o maior presidente da Seccional de todos os tempos. O advogado, jurista e ex-deputado segue lúcido. “Com serenidade eles nos recebe e conta sobre a sua longevidade desde a infância, os tempos de hoje e a realidade do país”, afirma o neto e atual presidente da Ordem que leva o seu nome, Celso Barros Coelho Neto.  O livro “Estudos em homenagem a Celso Barros Coelho” deve ser lançado ainda este ano.


 Para ler, ver e ouvir

Nada contra lançamentos, mas as séries antigas são melhores. Nada supera “Mad Men”, na HBO (de 2007). Sobre uma agência de publicidade, entre as décadas de 50 e 60 nos Estados Unidos, mostra ricamente os bastidores da publicidade, persuasão, início da independência das mulheres, com uma fidelidade histórica que rompe expectativas todo o tempo. Diálogos sofisticados e, cada episódio, uma aula de storytelling com maestria.


A frase para pensar

“O poder é que nem violino: toma-se com a esquerda, mas governa-se com a direita”, Antônio Delfim Netto (1928-), economista e ex-ministro da Fazenda.