Cidadeverde.com

Coluna 18/05/23

O que falta para a chapa Bárbara e Sílvio acontecer

A deputada Bárbara do Firmino (Progressistas) e o ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) fazem gestos públicos positivos em referência ao outro, tudo muito respeitoso e cordato. Nos bastidores, segundo fonte da coluna com força na oposição, há um esforço para que Sílvio aceite ser vice de Bárbara. Ele, que lidera as pesquisas de intenção de voto nos mais diversos cenários, tem seus motivos para não querer declinar, é justo. Houve tensão, no passado, na relação com a ex-deputada Lucy Soares, com críticas também públicas de ambos os lados. “Falta só marcar uma conversa entre eles para aparar as arestas, mas essa é a chapa”, frisou o oposicionista com acento de decisão, em reserva.


Succession

Já na base aliada, um interlocutor que senta em várias rodas importantes, respondeu em tópicos à coluna, sobre como estão as coisas na escolha do candidato do PT em Teresina:

O ponto é o seguinte:

1- Franzé continuará tentando e trabalhará a adesão do Fábio Novo e Dr.Vinícius.

2- Dr.Vinicius continua com o carro acelerado na disputa, ele tem até o final de junho para crescer nas pesquisas.

3- Chico Lucas vem se fortalecendo até pelas aparições (na mídia), mas a candidatura neste momento pode atrapalhar projetos eleitorais maiores no futuro.

4- Washington Bonfim parece ter vontade no corpo todo de ser candidato, mas Rafael precisa dele onde está e ficará os quatro anos”.


Apaga o fogo urgente

Bombeiros atuam para reverter a exoneração sem aviso prévio do indicado do vereador Venâncio Cardoso na secretaria-executiva da Saad Norte, segundo apuração da coluna. A situação, no entanto, gerou rebuliço e mal-estar no grupo de vereadores do PT e Federação: Deolindo Moura, Dudu, Elzuila Calixto e Pollyana Rocha. Eles constam na fatídica lista para serem os próximos a terem suas indicações aparecendo no Diário Oficial do Município, na infeliz parte de exonerados.


Só tem um porém

O motivo é claro: os petistas (e Venâncio, que deve ser filiar ao PT) abraçarão o candidato do governador Rafael Fonteles em 2024, ou seja, não ficam com Dr.Pessoa. De todos, Venâncio ainda é o mais próximo de Rafael. Eles, no entanto, dão sustentação ao prefeito no Legislativo. Se essa é uma balança, um dos lados deve ser levado em conta com atenção: Venâncio é o presidente da Comissão de Legislação da Câmara de Teresina. Nenhum projeto tramita sem passar por lá.


A hora é agora?

Além disso, Venâncio Cardoso foi o primeiro vereador a assumir publicamente: "apoio o prefeito nos projetos da Câmara, mas fico com Rafael em 2024". Ninguém engana ninguém. Para completar, não custa lembrar, o futuro petista é cotado para a sucessão de Enzo Samuel na presidência da CMT. Que os petistas deixarão os espaços que ocupam na PMT quando a pré-campanha começar a esquentar, isso ninguém duvida. Mas a questão é se a hora de romper e criar uma bancada de adversários forjados na oposição, é mesmo agora. Com a resposta, o Palácio da Cidade.


A chapa dos sonhos

Para um petista ouvido pela coluna, a chapa perfeita (palavras dele), seria com Dr. Vinícius e Enzo Samuel juntos: “O que um tem, o outro não tem. Um é médico, outro veio do movimento comunitário. Acredito que essa é a chapa”. Uma chapa majoritária, não custa desenhar, só tem espaço para um cabeça de chapa. A coluna, que é curiosa, perguntou o papel de cada um nessa virtual composição, ao que o petista disse que ia pensar e nunca voltou com a resposta. Aguardamos.


Caminho sem volta

Reunião da executiva do Solidariedade, confirmou o que todo mundo já sabe: o partido está com sangue no olho para fazer oposição ao prefeito Dr.Pessoa. Os membros do partido comandado pelo deputado Evaldo Gomes, defendem que o governador Rafael Fonteles lance um único nome como candidato a prefeito de Teresina na eleição do próximo ano. A base tem trabalhado em três frentes: uma chapa do PT, outra do PSD/MDB e há ainda Enzo Samuel pelo PDT.


Daqui pra frente

 “A população está saturada dos erros de Dr. Pessoa”, afirmou Evaldo. Ninguém tem dúvidas de que Gomes trabalha pró-Franzé Silva e agora, livre, deve reforçar novas adesões. A coluna apurou que há conversas com o PMB, legenda sob comando do coordenador da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos. Um encontro já foi marcado para aproximar o PMB - que terá uma chapinha que faz cálculos para eleger dois vereadores – e Franzé Silva. 


Foto do dia

Encontro do ex-senador Tasso Jereissati com o empresário e ex-senador João Vicente Claudino em Fortaleza. O ex-deputado Luciano Nunes e o ex-secretário Fernando Said, marcaram presença. Ficaram de marcar encontro em Brasília com a direção nacional o mais breve possível. O projeto ainda é o de candidatura própria, dizem os tucanos, que relutam em doar ou emprestar o 45 aos incautos em busca da associação que o número faz no inconsciente do eleitor nas urnas.


A frase para pensar 

“A experiência mostra que, se uma pessoa for capaz de prever com bastante antecedência os passos a serem dados, pode agir rapidamente quando chegar o momento de executá-los”. Cardeal Richelieu (1585-1642, político e primeiro-ministro francês)”

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais