Cidadeverde.com

Coluna 23/05/23

Lista dos vereadores que podem apoiar Enzo, Sílvio ou Jeová

Conforme prometido, e promessa é dívida, a coluna elenca os nomes de vereadores que podem (atentai ao verbo!) apoiar o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT), numa eventual disputa contra Jeová Alencar (Republicanos), caso o deputado dispute a cadeira de prefeito de Teresina em 2024. A lista foi elaborada com a prestimosa contribuição de dois vereadores que observam atentamente (e silenciosamente) os movimentos dos colegas.

Vereadores que tendem a apoiar Enzo Samuel numa disputa com Jeová Alencar:

Dudu

Deolindo Moura

Elzuila Calisto

Evandro Hidd

Fernanda Gomes

Leonardo Eulálio

Venâncio  Cardoso

Neto Angelim 

Zé Nito 

Lobão 

Pollyana Carvalho

Vinicio Ferreira

Alan Brandão

Markim Costa

Luís André 

Joaquim Caldas

Suplentes: Zé Filho, Gustavo Gayoso, Ítalo Barros, Inácio Carvalho, Paulo Dantas, Décio Solano, Daniel Carvalho, Nilson Cavalcante, Anamelka, Geraldinho.

Vereadores que tendem a apoiar Sílvio Mendes numa disputa com Enzo e Jeová

Paulo Lopes 

Édson Melo 

Aluisio Sampaio

Ismael Silva

Renato Berger

Suplentes: Victor Linhares, Joninha, Eduardo Aguiar.

Vereadores que tendem a apoiar Jeová Alencar numa disputa contra Enzo Samuel:

Thanandra Sarapatinhas

Levino de Jesus

Bruno Vilarinho

Roberval Queiroz

Gustavo de Carvalho

Teresinha Medeiros

 Valdemir Virgino.

Suplentes: Carlos Ribeiro, Caio Bucar e Graça Amorim.


Esqueceu, foi?

O cenário foi desenhado contando com o fato do PT não ter candidato a prefeito de Teresina. Se o partido mantiver a candidatura própria (o que é uma tendência hoje), pelo menos 10 vereadores listados marchariam com o nome petista. A candidatura de Enzo seria, na visão dos próprios vereadores, uma forma do Palácio de Karnak barrar a influência inegável que Jeová possui entre os vereadores da capital.


Impasse no PSD

O vereador Vinício Ferreira (PSD) confirmou à coluna que pode indicar a secretaria municipal de Economia Solidária de Teresina. A questão é que Vinício apoia o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio à prefeitura e Marcos é um ferrenho opositor do prefeito Dr. Pessoa: “Houve a conversa, mas é uma decisão do partido. Creio que uma situação não choque com outra. Nosso pré-candidato continua sendo o Marcos Aurélio”, disse o vereador.


Pode amarrar...

Um petista “cabeça branca” desenha a divisão de poder dentro da sigla no Piauí:  o diretório municipal de Teresina é comandado pela corrente “Articulação pela Esquerda”, do suplente de deputado Cícero Magalhães. Essa tendência apoia Franzé Silva e é majoritária. Agora, com o iminente apoio da tendência “Resistência Socialista”, que tem entre seus expoentes os irmãos Solano – Merlong, Maurício e Décio – deve solidificar a dianteira de Franzé no PT de Teresina. Mas o jogo não está ganho.


... que a gente desamarra

A corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), a mesma de Wellington Dias e Regina Sousa, tem maioria de 60% no diretório estadual, mas é pequena no diretório de Teresina. O problema é que o diretório municipal pode decidir uma coisa e qualquer membro da Executiva tem o poder de recorrer à instância superior, o diretório estadual, para rever a decisão. Acima dele, o diretório nacional também tem o poder de meter a colher. Já aconteceu no passado, lembra o petista escaldado.


Coração, alma e cérebro

“O coração do governador Rafael Fonteles está com o Dr. Vinícius, as pesquisas apontam o Fábio Novo e o diretório municipal está com o Franzé. O PT está numa encruzilhada”, resumiu um filiado, muito de acordo com a realidade percebida no mundo político. 


Super Chico

Outro petista discorda da possibilidade de que o governador tire Chico Lucas da manga para disputar a PMT: “O maior gargalo do governo é a segurança e o Chico está fazendo um trabalho expressivo na área. Tirar ele iria desestruturar tudo”, argumenta. Essa visão não é a mesma de aliados do PT, que desconfiam da visibilidade e estruturas sem precedentes do secretário estadual de Segurança.


Palavra dada

Daquela reunião na semana passada entre o governador Rafael Fonteles e os vereadores de Teresina, uma fonte que esteve in loco, ficou surpresa com a fala privada do governador aos vereadores. Rafael teria dito que quem votou nele em 2022, vai ficar no Governo até 2026, independente do candidato a prefeito que escolher em 2024. “Ele disse que não vai ter retaliações, que vale 2022”. Foi alívio geral.


Dignidade

Registro da entrega de kits para representantes e líderes comunitários na Secretaria de Estado da Mulheres (SEMPI). O Projeto Dignidade Menstrual busca promover a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para combater a precariedade menstrual, o Projeto fornece gratuitamente absorventes de higiene pessoal para garantir a saúde dessas mulheres. No registro, o diretor técnico da Secretaria de Estado da Irrigação e Infraestrutura Hídrica do Piauí, João Pereira, que fez questão de agradecer ao deputado federal Francisco Costa, pela viabilização do projeto através de emenda.


Foto do dia

Confirmando o que o mundo político já percebia, o deputado Evaldo Gomes é um dos capitães do navio Franzé Silva. E o primeiro apoio formal nessa esquadra é o do Solidariedade, que em reunião na noite desta segunda-feira (22), oficializou o apoio a pré-candidatura do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva, à prefeitura de Teresina. Fonte presente na reunião disse que foi determinado aos pré-candidatos do SDD a missão de levar Franzé em suas bases. O prazo que eles contam é até outubro para que o petista seja escolhido na Federação.


A frase para pensar

“Quem não tem, quer. Quem já tem, quer mais”, Thomas Davenport (1954-), especialista em Administração da Informação, autor de “A economia da atenção”.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais