Cidadeverde.com

Coluna 26/05/23

Ciro Nogueira vice de Tarcísio em 2026

Os desavisados que ainda hoje não entenderam a mudança de 180 graus no perfil do senador Ciro Nogueira (Progressistas), que sempre foi muito diplomata e polido no trato público e hoje bate pesado no governo Lula, agora já têm uma teoria para se agarrar. A coluna ouviu de fonte oposicionista bem colocada nas altas rodas políticas que Ciro pode ser candidato a vice-presidente na chapa do governador Tarcísio de Freitas em 2026. 


Custo-benefício

Claro, depende de muitos fatores e projeção eleitoral não é oráculo. Mas, considerando o cenário extremamente provável de que Jair Bolsonaro se tornará inelegível e de que Tarcísio comanda o maior colégio eleitoral do país, a história parece factível e também pouparia Ciro Nogueira da disputa ao Senado em seu colégio eleitoral, o Piauí, já que o custo de defender Bolsonaro no estado mais lulista do país, é caro. Ciro é hoje uma figura nacional, fato, e traria o peso do Nordeste para a chapa de Tarcísio de Freitas, pontos importantes a seu favor.


Sem clima

Não tem clima nem para a semana que vem a permanência de Karla Berger na secretaria municipal da Mulher de Teresina. Importante figura do Palácio da Cidade chegou a ir até a secretaria e anunciar aos servidores que “vem mudança por aí”. Ninguém vai ser pego de surpresa, portanto. 


A despedida de Karla Berger

A vereadora Graça Amorim (Progressistas) tem uma reunião na segunda-feira com Karla Berger, quando deve ser iniciada a transição, direta ou indiretamente, aliás. Graça e Teresinha Medeiros (União Brasil) devem dividir o comando da pasta, mas a indicação da Casa da Mulher Brasileira – principal estrutura da secretaria – fica sob a indicação de Graça Amorim. A nomeação da indicada de Graça já saiu no Diário Oficial do Município, indício de que a coisa está adiantada. O fato não agradou Teresinha, segundo fontes do Palácio da Cidade, mas não há o que ser feito para mudar o que está posto. 


Check-list

São seis os fatores que alguns cientistas políticos apontam que formam a lógica do eleitor:

1. a avaliação do governo;

2. a identidade dos candidatos;

3. o nível de lembrança (recall) dos candidatos;

4. o currículo dos candidatos;

5. o potencial de crescimento dos candidatos;

6. popularidade e simpatia não se transferem.

A coluna não vai entrar muito nos detalhes, mas vale destacar que candidato que tem identidade sólida, não tem pés de barro. Por óbvio, numa eleição, quem é mais lembrado larga na frente em uma corrida curta. Muitas vezes é necessário disputar várias eleições para se tornar o favorito – é o tempo de maturação de uma consistente identidade pública.


Juntos

As coincidências nas agendas do governador Rafael Fonteles (PT) e do deputado Dr. Vinícius (PT) não param. Vinícius foi o único pré-candidato da base presente na cerimônia de assinatura da ordem de serviço das obras do Terminal Pesqueiro do Porto de Luís Correia. “São décadas de atraso na construção dessa importante obra e todos sabemos o quanto que ela vai alavancar nossa economia em muitos níveis”, pontuou Vinícius, lado a lado com Fonteles.


O maior cabo eleitoral de Pablo e Dr. Hélio

Se tem alguém que tem trabalhado para eleger Dr. Hélio prefeito de Parnaíba, esse alguém é o coordenador da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos. Tiago é suplente do MDB e se Dr. Hélio for eleito em Parnaíba e Pablo Santos em Picos, Tiago sobe, isso é, assume efetivamente como deputado estadual. O registro da coluna é de encontro entre Tiago, Dr. Hélio e lideranças em Parnaíba, onde acompanharam a agenda do governador.


Se for ele, vai ser ele

Um interlocutor que tem ponte com o núcleo duro do Palácio de Karnak se saiu com essa: “O Rafael (Fonteles) está decidido a seguir as pesquisas, o que for mais viável para a Prefeitura de Teresina, será apoiado”. A coluna questionou então por que não se viam movimentos da base pró-Fábio Novo, que é o nome que melhor figura em projeções de intenção de voto. “Se for o Fábio Novo (a se viabilizar), ele será apoiado”, respondeu a fonte. É a primeira vez que a coluna vê algum gesto do Karnak a favor de Novo, fato a se levar em conta, para registro.


Olha só

Não passou desapercebido à coluna o encontro casual do deputado federal Marcos Aurélio (PSD) e do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva (PT), em evento no 25º BC, comemorando a formatura em alusão ao Dia da Infantaria. O vice-governador, Themístocles Sampaio, tem forte atuação junto a setores do Exército, o que Marcos Aurélio vem alimentando em voo próprio. Já Franzé tem estreitado laços e buscado se aproximar de outros candidatos da base, incluindo Marcos. A conferir.


Boa ideia

Interessante o projeto do deputado do PT, Hélio Rodrigues, apresentado na Alepi e que beneficia todas as pessoas que apresentam alguma reação alérgica ao ingerir determinado alimento. O exemplo mais comum, se diz respeito aos frutos do mar e derivados. O empresário e vereador Valmir Sales, de Água Branca-PI, veio à óbito em decorrência de uma reação alérgica a camarão. A lei dispõe sobre a necessidade de estabelecimentos de gastronomia disponibilizarem kits de primeiros socorros em casos de pessoas que apresentarem algum quadro de alergia, ao ingerir tal alimento conscientemente ou não. Útil.


Melhoras

O deputado Jadyel Alencar (PV), bastante ativo no Congresso, passou a semana off e não participou da votação do novo arcabouço fiscal, sendo o único ausente da bancada do Piauí. Tem motivo: Jadyel passa por um período de recuperação de uma cirurgia para tratamento de hidroadenite supurativa na região axilar, realizada nos últimos dias. O parlamentar passa bem e se recupera do procedimento cirúrgico.


Foto do dia

A paz entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes, novo  membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. Nunes assume a vaga aberta em decorrência da aposentadoria do Ministro Ricardo Lewandowski, em abril deste ano. Eles haviam se desentendido no julgamento do processo que terminou em multa de 10 mil reais à senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por vincularem o presidente Lula ao assassinato de Celso Daniel (PT), ocorrido em 2002. Assunto superado. Que venham os próximos!


A frase para pensar: 

Cubrirse y pegar, cubrirse y pegar. Lós demás es ballett. (Proteger-se e bater, proteger-se e bater. O resto é balé). Ricardo Piglia (1941-), escritor argentino, definindo a luta de boxe (também válido para a política).