Cidadeverde.com

Coluna 30/05/23

Jogo zera com decisão do STF sobre presidência da Alepi

“Agora como será a eleição para elege o próximo presidente da Alepi, só o tempo dirá”, respondeu à coluna, no mínimo enigmático, um deputado com assento em deliberações políticas sobre a sucessão de Franzé Silva (PT) na presidência da Assembleia Legislativa do Piauí. Decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos de um dispositivo da Constituição do Estado de Tocantins que permitia a eleição para os dois biênios da legislatura. Juristas ouvidos pela coluna, acham que o caso é gêmeo ao do Piauí, a jurisprudência está dada e apenas os otimistas querem acreditar que o jogo segue o mesmo.


A eleição (ou reeleição) justifica os meios

A questão é que volta ao radar do mundo político a presidência cuja cadeira já havia sido decidida, que é a de Severo Eulálio (MDB) no segundo biênio da legislatura 2025/2026. A coluna preferiu ouvir um ex-deputado com larga experiência no quesito Assembleia, para confirmar a projeção: “Acho que é um trunfo na mão do Franzé, que só pensa na eleição de prefeito. Vai certamente aproveitar. E o apoio do MDB no momento certo será bem-vindo!”, resumiu o ex-parlamentar, que entende do riscado. Ele fez questão de acrescentar: “Mas tem que ouvir o Rafael (Fonteles)...”


Tudo de novo

Como o governador Rafael Fonteles entrou na eleição que garantiu o segundo biênio a Severo Eulálio, no momento em que o PT engrossou o pescoço e passou a costurar a sucessão de Franzé Silva, não é demais acreditar que haverá esforço do Palácio de Karnak para manter tudo como está. Assim como haverá trabalho interno para reequilibrar as forças considerando o X da questão: a eleição de 2024 em Teresina.


Por último

Todo mundo já sabe que um fortíssimo triunvirato político articula uma chapa majoritária para disputar a prefeitura de Teresina, exceto o quarto (e mais importante) elemento que orbita o grupo. Com informações concretas em mãos no último final de semana, enfim a verdade foi revelada, o que resultou em ligações telefônicas e tomadas de satisfação feitas pelo nome que foi deixado de escanteio. A turma do “deixa disso” está tentando colocar panos quentes na história.


Sílvio pode ir antes de Bárbara para o 45?

Fonte importante do ninho tucano, que foi bem próxima ao ex-prefeito Firmino Filho, disse que só falta definir o “time” correto da ida de Bárbara do Firmino para o PSDB. Só tem um porém: “O ideal era não vir logo, mas aí abre espaço para o Sílvio Mendes contra-atacar e vir antes dela para o PSDB. Soube que alguns ‘silvistas’ estão defendendo isso. Pro grupo seria ruim, queimaríamos um vice importante”. Que situação!


O que não é espelho

Questionado pela coluna, o tucano de alta plumagem diz que “não sabe se as vaidades permitirão” uma chapa com Bárbara e Sílvio Mendes. “Não vai ser no automático”, frisou, lembrando que um dos lados pode e tem condições de “querer forçar a barra”.


Caixa de ressonância

Qual a motivação do voto? Respondendo a essa pergunta, o candidato pode avaliar fatores diretos e indiretos para construir uma chapa competitiva. Cada candidato é um produto, com ideias e, acima de tudo, promessas. O que urge nesse cenário é que o eleitor e o candidato se tornem os mais próximos possíveis. A missão é espinhosa para candidatos que partem desconhecidos, mas não é impossível, tendo em vista que Rafael Fonteles conseguiu sua vitória nesse cenário. 


Uma única coisa

Outro ponto é que não adianta escolher mil palavras, num mosaico de ideias e cem bandeiras diferentes. Isso confunde o eleitor. O candidato deve ser claro no conceito para conseguir ser bem assimilado pelo eleitorado: qual eixo sustenta a identidade de tal candidato? Esse exercício de clareza explica por que muitos estão bem, outros em crescimento e alguns em estagnação, com vórtice de queda.


Foto do dia

O empresário Erivelton Fontenele, que lidera em Parnaíba o grupo que era ligado ao ex-prefeito Firmino Filho, não descarta a possibilidade de marchar  junto com prefeito Mão Santa em 2024. Filiado ao Progressistas, Elivelton já se se reuniu com Joel Rodrigues  e com Mão Santa para tratar de ações pontuais e estratégicas para o partido em 2024. Ele surge também como pré-candidato a prefeito de Parnaíba pelo Progressistas, partido cujo o controle no litoral piauiense  é comandado pelo prefeito Mão Santa e pela deputada Gracinha.


A frase para pensar

 “Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos”. Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo do século XIX, nascido na atual Alemanha.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais