Cidadeverde.com

Coluna 15/06/23

Mudanças na PMT

Há forte expectativa no entorno da Prefeitura de Teresina de que o secretário de Planejamento, João Henrique, seja substituído a qualquer momento. Mas, calma, leitor apressado. Ele não vai cair, vai subir. Consta que João Henrique está mais próximo de ocupar a secretaria de Governo, função essa que ele já exerce na prática, conversando com vereadores, deputados, alinhando recursos. 


Maus sentimentos

A título de ilustração, um dos motivos da ascensão de um gestor pode ser a rejeição a outro. Por exemplo: se um secretário de uma pasta importante alimenta os “maus sentimentos” (lembrando a célebre frase de Luís Roberto Barroso num entrevero público com Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal nos idos de 2018) da maioria dos políticos, um outro, mais polido, pode ocupar o vácuo de liderança. É raro, mas acontece com frequência.


F5

São esses os três partidos que o grupo do Palácio da Cidade trabalha para acomodar chapas de vereadores: Agir, Avante e Republicanos. Observadores da política podem dar F5 e checar a nominata do Avante, onde deve constar em breve o nome do secretário municipal de Governo, Michel Saldanha, para o cargo de presidente da legenda.


Pra valer ou café com leite

No grupo de Dr.Pessoa vão ser pelo menos 90 pré-candidatos, destes, de 45 a 50 competitivos, acredita um dos competitivos que compõe a chapa. O trabalho agora é distribuir cada um no partido adequado para a estratégia. Como todos querem a mesma coisa (se eleger) e não tem para todo mundo (cadeira na Câmara de Teresina), o sucesso de um é o fracasso de outro. Guerra declarada!


Para checar no Diário Oficial

Enfim, um espaço relevante para indicação da vereadora Teresinha Medeiros: o novo coordenador Municipal de Segurança Pública, Social e Patrimonial de Teresina deve ser indicado por ela, segundo fonte da coluna. Outros cargos já haviam sido ofertados para a vereadora, inclusive na secretaria da Mulher, mas ela relutava em se alinhar a algo que não fosse expressivo o suficiente. Se antes pairavam dúvidas, os “pessoístas” (apoiadores de Dr.Pessoa) consideram agora que a indicação sela a presença da vereadora no grupo do Palácio da Cidade para 2024.


Tribos

A maioria das campanhas de sucesso se organizam da seguinte forma: “nós” versus os "eles”, “os outros”. Sendo “nós”, os puros, e “os outros”, os impuros. “Nós”, os éticos, “os outros”, os imorais. Exemplo clássico: Fernando Collor representando os brasileiros contra a corrupção (nós), de um lado, os marajás (“eles”), de outro. O final não foi dos melhores, mas você entendeu a ideia. Escolher exatamente a quem atacar (e de que forma fazer isso), formar o sentimento de pertencimento e grupo, é a chave para a centelha política vibrar.


Benquisto

Um dos nomes a quem o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, deve apoiar na eleição de 2024 em Teresina é o do superintendente da Saad Centro, Roncalli Filho, Roncallinho. O alinhamento dos dois surgiu com o crescimento das atribuições de Roncallinho, que cuida de obras em várias regiões de Teresina, não limitadas ao Centro. Roncallinho é nome benquisto pelo prefeito Dr.Pessoa numa lista de jovens gestores elogiados pelo próprio prefeito, incluindo Juca Alves e Iran Felinto. 


Início de um sonho... deu tudo certo

Falando em Pessoinha, o presidente da Eturb está comemorando o fato de que agora pode receber os alunos dos cursos de Engenharia na própria Usina de Asfalto. “Nenhuma instituição de ensino do Piauí tem aula prática de pavimentação, agora realizei meu sonho, construir uma sala de aula dentro da Usina de Asfalto para a Ufpi, Uespi e instituições particulares terem aulas lá, inclusive com laboratório de concreto e asfalto”, destacou Pessoinha.


Zero!

Se quisesse, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) poderia ter mantido os cargos que ele já tinha no Governo Lula, inclusive a direção da Codevasf no Piauí. O preço? Parar de bater na gestão petista. Ciro relata para a Folha, que rechaçou a proposta e se manterá firme na oposição, apesar de admitir “carinho e respeito” por Lula. Não a ponto de apoiar o PT novamente, frisa: “Chance zero”. Para arrematar, Ciro Nogueira, que foi o principal articulador político entre o Governo Bolsonaro e o Congresso, chamou a articulação de Lula de “juvenil”. Nisso, até alguns petistas hão de concordar.


Foto do dia

Ninguém espera que o ministro do Desenvolvimento Regional, Wellington Dias, declare apoio público a qualquer um dos pré-candidatos a prefeito de Teresina pelo PT. Isso não quer dizer que Wellington não seja personagem importante e não atue em articulações de bastidores. Fato é que nomes mais próximos do ministro têm se alinhado a Franzé Silva, como o vereador da capital, Deolindo Moura, o que pode ser lido como um sinal. Wellington trabalha pela pacificação e, quando isso ocorrer, ele será ator imprescindível, inclusive para ligar Teresina a Brasília e contar com o esforço de um outro cabo eleitoral essencial na campanha local, Lula!


Frase para pensar

“A imagem política é como misturar cimento. Quando está molhado, você pode molda-lo e lhe dar forma, mas em certo momento ele endurece e quase nada pode ser feito para reforma-lo”, Walter Mondale (1928-2021), político americano.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais