Cidadeverde.com

Coluna 25/06/23

 

Lucy ou Cristina Soares poderiam ser vice de Fábio Novo?

O leitor pode se surpreender com o cenário  a seguir, mas a coluna garante que a fonte tem credibilidade e histórico de informações precisas e confirmadas. Esse é o movimento para o leitor ficar atento: haveria um trabalho embrionário de bastidores para que o deputado estadual Fábio Novo (PT) tivesse como vice um nome com DNA firminista. São duas as opções na mesa, segundo fonte com bom trânsito no Palácio de Karnak: a irmã da deputada estadual Bárbara do Firmino, a psicóloga e acadêmica de Medicina Cristina Soares, ou a própria mãe de Bárbara, a ex-deputada Lucy Soares. Elas teriam que se filiar a um partido da base aliada de Rafael Fonteles, claro. 


Vai que…

Nesse cenário, o grupo de Bárbara ainda poderia eleger um vereador (nome sempre citado é o do advogado e marido da deputada, Breno). Vale destacar que a deputada segue filiada ao Progressistas, e é figura com desempenho ascendente em diversas pesquisas de intenção de votos no campo da oposição. Antes da definição das chapas - o que só acontece sem volta no próximo ano - muitas conversas são costuradas e descosturadas. A coluna avalia a possibilidade como distante, mas faz questão de registrar a informação, vai que…


Jadyel de um lado, Teresa do outro

O deputado federal Jadyel Alencar está de um lado, a ex-deputada Teresa Britto, de outro. Ambos, as maiores lideranças do PV no Piauí, pensam totalmente diferente quando o assunto é a escolha do candidato a prefeito de Teresina pela federação. Teresa diz que o PV pode não apoiar o escolhido pela federação, mesmo que se coliguem formalmente. Alega que o partido não iria pedir voto e trabalhar para eleger o escolhido, caso os critérios de  escolham não sejam claros e aceitos pelo PV.


Corpo mole ou suar a camisa? 

A coluna perguntou a Jadyel Alencar o que o deputado federal achava da posição da ex-deputada. “A federação é composta por três partidos e temos um estatuto a seguir. Meu posicionamento é seguir as orientações do governador Rafael Fonteles. Lutarei para que o PV siga em consenso com o candidato da base do governador. E, mais que isso, trabalhando muito para o time da base sair vitorioso em 2024”, respondeu Jadyel, em linha oposta a de Teresa Britto. Eita!


O fator Robert 

O cenário para a eleição de 2024 está incerto em Teresina, é verdade. Só há algumas poucas certezas e como elas são escassas, a coluna faz questão de compartilha-las com o nobre leitor. Uma delas é a de que o vice-prefeito Robert Rios (Republicanos) é figura chave no pleito. Conversa com todo mundo e é bastante ouvido também. Tem informações e raciocínio ímpar. E, ele avisa: sim, será candidato. 


Só se eu morrer 

Com a palavra, Robert Rios: “Chance zero de eu não ser candidato. só se eu tiver morto”, disparou em conversa com a coluna. O partido só será definido por ele em setembro. E o cargo? “Ainda não decidi…”, fala, enigmático. A coluna aguarda saber em primeira mão qual o cargo e o partido do vice. Ninguém tem dúvidas de que ele promete fortes emoções - e costuma cumprir! 


São meus colegas, mas…

Um parlamentar petista está indignado com as críticas que colegas têm feito à permanência do PT na base de apoio do prefeito Dr.Pessoa na Câmara de Teresina e no Palácio da Cidade. “Engraçado, porque tem vereador que eu coloquei na PMT e são de partidos que tem candidato a prefeito de oposição, mas vivem apontando o dedo pro PT. Muita hipocrisia”, argumentou o paramentar que, naturalmente, pediu reserva da identidade.


Por que só a gente?

“Nós pelo menos fizemos campanha com o Pessoa. O PSDB tem mais cargos no Governo Pessoa do que o PT e só falam da gente. Eles também têm que se definir”, fulminou o parlamentar do PT. A coluna perguntou que partidos eram esses e que tanto de cargos os colegas do petista possuem. A resposta, a seguir:

União Brasil - presidente Silvio Mendes - possui 7 espaços na PMT. 

Secretarias do União Brasil na Prefeitura de Teresina:

• Semam - Vereador Luiz André 
• Hospital da Primavera - indicação Vereadora Teresinha Medeiros 
• SAAD Sudeste I - indicação Vereador Capitão Roberval 
• Hospital do Renascença - indicação Vereador Capitão Roberval  
• SAAD Sudeste II - indicação Vereador Markim Costa
• Semdec - indicação Markim Costa
• Sema- Roney Lustosa
 
Progressista - pré-candidata prefeita, Bárbara do Firmino-

• Fundação Cultural - Vereador Neto do Angelim 
• Semjuv - Vereador Valdemir Virgino 
• Casa da Mulher - indicação Ver. Graça Amorim

O petista prometeu repassar uma lista mais completa de cargos de outros vereadores e partidos na mesma situação. A coluna aguarda.

 


Calma lá 

 

Leitor assíduo da coluna, o vereador Markim Costa já leu e já mandou resposta. A coluna abre um adendo para acrescentar a fala do parlamentar, muito esclarecedora: “Sou do partido do prefeito Republicanos. A indicação do Iran foi de todo o G9 estão e querendo me queimar. E a da Saad Sudeste foi juntamente com vereador Alan Brandão, do PDT. Eu vou apoiar a reeleição do prefeito”, contra-argumentou Markim Costa. Ele deixa claro que era do DEM e migrou para o Republicanos: "Eu nunca fui da cota do União Brasil".

 


Se liga 

Importante evento de combate às drogas, organizado pelo Governo do Estado, acontece nessa segunda-feira, 26, em Teresina. É o projeto “Se Liga”, que será lançado às 8h no Liceu Piauiense. Coordenador da Coordenadoria de Combate às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos aponta que esse é o maior programa de prevenção primária ao uso de drogas já idealizado no Piauí. Como o governador Rafael Fonteles já elencou como prioridade e tem trabalhado para reduzir os índices de violência no estado, as ações na área da segurança pública coadunam com o trabalho de prevenção da Cendfol.


Fábio Abreu e Paulo Roberto com Franzé

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva (PT) está trabalhando intensamente para se viabilizar como pré-candidato a prefeito. Prova disso, são os eventos organizados para ele por apoiadores de peso. Dois deles são o ex-vereador Major Paulo Roberto e o ex-deputado federal e secretário estadual de agricultura Fábio Abreu, que comanda o Podemos no Piauí. Franzé garante a interlocutores que, faça chuva ou faça sol, mantém o nome até a decisão final do PT em Teresina, prevista para setembro. 


O elo

O deputado estadual Evaldo Gomes (SDD) esteve com o governador Rafael Fonteles na sexta-feira no Palácio de Karnak. Conversa franca. A coluna apurou que também houve encontro mais reservado no final de semana entre Fábio Novo e Evaldo. O deputado, vice-presidente da Alepi, é nada mais, nada menos que o articulador de Franzé Silva. Todos esses movimentos podem ser lidos como um sinal de que o Karnak busca Evaldo como ponte entre Fábio e Franzé, tentando a paz. A conferir os desdobramentos.


Poderes centrífugos 

O ser humano tem dois instintos básicos na vida: sobreviver e se reproduzir. Os eleitores, mesmo inconscientemente, decidem com base nesses princípios de conservação da própria vida e preservação da espécie. Exemplo: o candidato que aponta propostas que garantam uma condição de vida melhor ao eleitor, terá sua simpatia (abordando o princípio da sobrevivência). É por essas e outras que a política se alimenta de tantas metáforas da guerra, afinal, atacar e se defender, desde a pré-história, é o que garantiu nossa sobrevivência como espécie. O negócio é saber fazer para não passar do ponto e nem deixar morno demais. 


Foto do dia 

O prefeito (ou prefeita) eleito costuma puxar também a maior bancada de vereadores. A estratégia de um lado (majoritária) puxa a outra (proporcional) e vice-versa. O Progressistas sabe disso e tem trabalhado para formar uma chapa competitiva para a Câmara de Teresina em 2024. O suplente de vereador do partido, Victor Linhares, organizou evento para mulheres na zona Leste de Teresina no último domingo. O evento contou com a presença do deputado federal Átila Filho, o vereador Aluísio Sampaio e mostrou força política na capital. Há expectativa de que Victor assuma mandato na Câmara até o final do ano. Articulações estão sendo feitas. 


A frase para pensar 

“A arma mais inexorável com que Getúlio Vargas trucida os adversários é o perdão das injúrias. Nenhum homem matou tanta gente no Brasil só com o emprego da misericórdia cristã quanto ele”, Assis Chateaubriand (1898-1968), jornalista.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais