Cidadeverde.com

Coluna 28/06/23

A leve bronca de Rafael nos secretários

Matemático, o governador Rafael Fonteles tem um dom insuspeito para a Comunicação, quem diria. Não deixa de cumprir os briefings da agência de publicidade que cuida das suas redes sociais, disposto a gravar tudo, dá ideias e ainda por cima monitora o Instagram dos secretários, segundo fonte que levou uma bronca do governador por conta do perfil mal atualizado. O argumento dele é o de que as redes sociais dos secretários refletem o trabalho do próprio Governo e de Rafael e, portanto, não podem ser consideradas algo secundário. A fonte já se redimiu, por sinal, e só não posta mais do que o próprio Rafael, mas está quase lá.


Só Deus sabe

De uma fonte da alta cúpula da oposição, em Brasília, sobre quem vai encabeçar a chapa para a prefeitura de Teresina em 2024: “Imprevisível ainda”, respondeu, ao ser questionada pela coluna. Os prós e contras na escolha entre Bárbara do Firmino e Sílvio Mendes têm dividido a oposição: ala mais jovem, defende Bárbara com unhas e dentes. Já nomes mais experientes no quesito eleição, vão de Sílvio sem pensar duas vezes. Sem rastro de consenso, por enquanto.


Cabeça preta ou velha guarda

A diferença do PT para o Progressistas/PSDB/União Brasil é que o primeiro faz seus cavalos de batalha na arena, para todos verem, enquanto o segundo grupo vai na linha banho-maria. O problema é o mesmo: é preciso ler o sentimento do eleitor (e não se faz isso olhando para a borra de café, quem dera) e escolher o cavaleiro que melhor irá incorporar esse sentimento. Se a escolha não encaixar, derrota em 2024 e problemas sérios em 2026. Fácil, não é.


Prevenir é melhor do que remediar

Parceria afinada entre a Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer do Piauí (Cendfol) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto “Se Liga – Prevenção que transforma, futuro que inspira”, foi lançado essa semana pelo Governo do Estado e deve ser um dos pontos de destaque na política de segurança pública na área de prevenção. O mote é fazer uma intervenção direta na base, o que pode estancar o problema da violência, cujas causas estão relacionadas majoritariamente ao tráfico de drogas no estado. Em tempo: o projeto ainda reforça a visibilidade política de Washington Bandeira e Tiago Vasconcelos na gestão de Rafael.


Listinha de regras 

Em política, quando se trata de campanha eleitoral, é preciso:

  1. Ser contra alguma coisa. Não se faz campanha só com pauta positiva e dizendo o que vai fazer. É preciso comparar com o adversário, vender seu peixe e mostrar que o do adversário está podre.
  2. Não é possível disputar eleição com apenas um tema. É sim necessário ter um tema principal para falar, mas se ficar só nele, basta apenas um contra-argumento para derrubar a campanha toda.

Novos ares

Duas mudanças importantes na Assembleia Legislativa do Piauí nos próximos dias. Não, nenhum deputado será convocado para assumir o secretariado do governador Rafael Fonteles. O xadrez é na oposição, com os suplentes Dogim Félix, representante de Campo Maior, e B.Sá Filho, de Oeiras, assumindo mandatos no lugar de Aldo Gil e Wilson Brandão. 


Tá sabendo demais

No caso de Aldo, a saída do deputado ocorre porque ele assumirá novamente o cargo de secretário de Saúde de Picos. A coluna procurou o deputado Wilson Brandão para saber o motivo da sua saída da Alepi, mas não obteve resposta a tempo da publicação dessa edição. O suplente de deputado B.Sá, por sua vez, disse que só Aldo e Brandão podem afirmar quando vão sair: “Está (a coluna) sabendo demais”, brincou. O movimento da oposição, dessa forma, abre espaço para nomes importantes do grupo político que têm forte presença no interior. De olho em 2024, certamente e não sem razão.


Transmissão

Registro do deputado Fábio Novo com o governador Rafael Fonteles, em Roma, em um jantar oferecido pelo Embaixador do Brasil no país, Helio Ramos Filho. Na pauta, discussão sobre produção de energia limpa para o mundo. “Inclusive há empresas italianas interessadas em investir no nosso Estado”, disse Novo à coluna. Com a popularidade de Rafael nas alturas, a associação da imagem do governador a Fábio Novo tende a gerar dividendos ao petista na disputa interna dentro do partido. Se conseguir tomar dianteira inquestionável de Franzé, Novo pode ser um caminho sem volta para o PT. 


Abençoa

Se Fábio Novo está no Vaticano, Franzé Silva está com os pastores com forte liderança em Teresina, de olho nos evangélicos. Esse eleitorado tem crescido e é politicamente organizado. Após a adesão de Gessy Lima, Franzé tem reforçado agendas com o segmento. “Recebi as bênçãos do pastor Macedo Júnior, presidente da Aliança de Pastores de Teresina, e do missionário João Batista, também da Aliança de Pastores. Em breve, realizaremos sessão solene em homenagem ao Dia do Pastor”, pontuou.


Confusão, confusão, confusão

Falando em PT, interlocutores do partido garantem que a decisão está tomada: Franzé Silva será o escolhido pelo diretório municipal, cresça ou não nas pesquisas. Fontes da base, por sua vez, falam em adiar a escolha do candidato do PT para nada mais, nada menos, que fevereiro do ano que vem. “Se o candidato escolhido não for o Fábio Novo, pelo critério da pesquisa, acredito que Rafael (Fonteles) lança um outro nome por um partido da base, mas não apoia o Franzé”, acredita um presidente de partido ouvido pela coluna. Por enquanto, sem horizonte de solução de curto prazo à vista.


Foto do dia

Quem acha que esporte não é pauta de mulher precisa voltar a se informar melhor urgentemente, já que são duas as mulheres que estão à frente da revitalização do Albertão. Josiene Campelo, secretária estadual de Esportes e Monique Menezes, da Superintendência de Parcerias e Concessões Parceria Público Privada, estão trabalhando para colocar em pé a Parceria Público-Privada do Albertão, ainda este ano. A MIP (Manifestação de interesse privado) já foi realizada e a licitação deve ser aberta até dezembro. 


A frase para pensar

“Contra quem é reputado, só com muita dificuldade se conspira”, Nicolau Maquiavel (1469-1527), filósofo e diplomata italiano.