Cidadeverde.com

Coluna 30/06/23

Franzé de um lado, Chico Lucas de outro? 

São muitos os cenários possíveis para 2024 em Teresina. A coluna (infelizmente) ainda não lê o futuro, mas conversa com fontes que já viveram poucas e boas da política piauiense e são capazes de fazer as projeções necessárias sobre o porvir. Dito isso, as apostas nos bastidores hoje (frise-se, hoje!) são essas:

Prego batido, ponta virada

O PT tem os votos para escolher Franzé Silva como candidato a prefeito de Teresina, independente das pesquisas que colocam Fábio Novo em melhor posição (mas os "franzesistas" torcem e trabalham para que ele chegue aos 15% até agosto, para tornar tudo menos traumático).

Vai sem mim

Se isso acontecer, o PT racha porque Fábio Novo já teria informado a interlocutores que não segue com Franzé Silva nem que chova canivete.

Flanqueamento

Não precisa ser um gênio para entender que o confronto direto leva à guerra, tanto no futebol como na política. Você vence jogando melhor que o adversário. Não é só sobre ganhar. É como não perder. Alexandre, o Grande, usava o que hoje chamamos de "teoria da aproximação indireta". Ele estava sempre na linha de frente e mudava de estratégia, deslocando forças com rapidez, quase que instantaneamente.

O troco

O governador Rafael Fonteles não tem nada contra Franzé, mas até hoje a coluna não ouviu ninguém que acredita que ele suaria a camisa pelo presidente da Assembleia. Dessa forma, se Franzé for o escolhido do PT de Teresina, a solução apontada seria lançar mais de um nome na base aliada, como antecipou Elivaldo Barbosa (clique aqui para ler).

Pesquisa que caiu do céu

Como fontes que andam no Palácio de Karnak apontam que lá circulam pesquisas testando o nome do secretário de Segurança, Chico Lucas, é óbvio concluir que ele é um potencial nome para disputar fora do PT, mas ainda assim dentro da base e sob total influência da força governista.

Melhor prevenir

Alguns acham que colocar Chico para disputar agora seria queimar um cartucho cedo demais, já que o secretário poderia concorrer em contexto menos movediço em 2026 (de deputado federal para frente). Por via das dúvidas, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim vai começar a ser testado também nas pesquisas. Isso, sem contar Enzo Samuel e Marcos Aurélio Sampaio, que seguem irredutíveis.


Teresa, vice de Franzé

Fazendo um contraponto público ao governador Rafael Fonteles e questionando os critérios de escolha do candidato do PT e da federação com PV e PC do B, a ex-deputada Teresa Britto aparece bem em diversas pesquisas de intenção de votos em Teresina. Mais do que isso: no entorno de Franzé Silva, já é vista como uma candidata a vice-prefeita bem articulada na capital e que somaria com o presidente da Assembleia Legislativa.


Pense outra vez

Uma reunião entre o governador Rafael Fonteles e a Executiva do PT deve acontecer em breve. Certamente o tema “prefeitos rejeitados” será tratado. Há cerca de um mês, o PT rejeitou a filiação dos prefeitos Baltazar Campos, de Palmeirais, e Everardo Lima Araújo, de Curralinhos. Recados duros já foram previamente enviados, nesse rumo: “Os petistas têm direito a tudo e o governador que é petista não tem direito a nada mesmo?”. Petistas ouvidos pela coluna acreditam que as filiações podem ser revistas. Será?


A nova direita vem aí

A inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro repercutiu na política piauiense. O senador Ciro Nogueira (Progressistas) deu a letra, e sobe vários pontos na política nacional como potencial candidato a vice-presidente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) – o nome mais viável para o retorno a uma direita menos extremista.


Respeita Januário

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, tem sido incansável em agendas percorrendo todo o Brasil – isso até os adversários destacam. Discreto, Dias tem potencial dentro do PT para a sucessão de Lula, e não deixou de se manifestar sobre a inelegibilidade de Bolsonaro. A coluna pinçou o ponto de vista:


O dono da caneta 

De um político que estava com Franzé Silva e agora migrou, discretamente, para Fábio Novo (apesar de não ter feito nenhum anúncio formal) após conversa na sala gelada com o governador Rafael Fonteles: “Vale a pena comprar uma briga a troco de nada com um homem desses (o governador)? Acho que não”, resumiu o político, que deu uma sumida das agendas com Franzé.


Firmes e fortes

O vice-governador Themístocles Sampaio (MDB) e o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) durante agenda essa semana em Brasília, onde participaram de audiências nos ministérios da Justiça e do Desenvolvimento Social, com Flávio Dino e Wellington Dias, respectivamente.


Passado, presente e futuro

Aos que apostam que o MDB/PSD possa indicar o vice do candidato do PT, as informações de bastidores vão em sentido contrário: candidatura própria é a forma que o grupo entende de mostrar força e alternativa de poder dentro da base, que termina reunindo, mesmo que silenciosamente, um bom grupo de insatisfeitos. Para refrescar a memória, apenas MDB e PSDB elegeram prefeitos em Teresina nas últimas décadas. A eleição da capital passou e deve continuar passando por essas legendas.


Inclusivo

Uma quadrilha de surdos, já ouviram falar? O vereador Venâncio Cardoso participou essa semana da festa junina da Apae, celebrando a diversidade: “E um salve especial para a quadrilha para pessoas surdas que se apresentou com intérprete de libras”, destacou Venâncio, que essa semana se reuniu também com a diretora do Iaspi, Daniele Aita, solicitando mais neuropediatras na rede credenciada. “Assim, o diagnóstico precoce pode ser viabilizado com mais agilidade”, pontuou Venâncio. Aita sinalizou positivamente para a demanda e deve ampliar também o atendimento de outras especialidades médicas. 


Agro 

O advogado e ex-superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Germano Coelho, ministrou palestra no Bom Jesus Agroshow, evento que reuniu grandes empresas do ramo do Agronegócio nacional. Esse é o segundo ano consecutivo que o advogado é convidado para palestrar pela organização do evento e pela Prefeitura de Bom Jesus. “O Direito do Agronegócio é uma área vasta e que requer constante atualização e bagagem acadêmica e empírica. Espero ter contribuído e estimulado a constante busca por conhecimentos no ramo”, pontuou Germano, que aguarda a oficialização do seu nome em Brasília para assumir como superintendente de Mineração no cargo federal indicado por Jadyel Alencar (PV).


Para ler, ver e ouvir

Cansados de ouvir falar de Putin, Rússia e Grupo Wagner? A coluna espera que não, porque a dica do final de semana é acompanhar na HBO o documentário vencedor do Oscar desse ano, “Navalny”. O documentário é uma produção da CNN e mostra o líder da oposição russa Alexey Navalny, desde seu surgimento na política, a tentativa de assassinato e perseguição por ser um ativista e crítico do Kremlin. Navalny é um personagem controverso, diga-se de passagem e, apesar do documentário ser francamente favorável a ele, é possível vislumbrar as nuances da disputa de poder na Rússia (que não é para amadores).


Foto do dia

Mais uma agenda entre o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, e o secretário estadual de Segurança, Chico Lucas, reforça a sintonia administrativa – e por que não dizer, política? - dos dois. Se Rafael Fonteles escolheu Fábio Novo e tem feito agendas constantes com ele, Enzo tem mostrado que segue com sua candidatura na base do Governo, enfatizando o lado “gestor” acima do papel de articulador político (que ele continua exercendo bem, mas discretamente). Enzo tem como trunfo ser o principal elo com os vereadores de Teresina. No registro, na inauguração do Instituto de Identificação Digital Félix Pachêco, ao lado de Chico.


A frase para pensar

“Mantenha sempre suas forças concentradas em uma massa avassaladora. Essa é a ideia principal. Antecipe-se ao máximo a todos", Karl Von Clausewitz (1780 -1831), grande estrategista militar e teórico da guerra.