Cidadeverde.com

Coluna 03/07/23

Karnak mira em convencer Franzé a desistir de disputa com Fábio Novo

Não há dúvidas de que o governador Rafael Fonteles está pessoalmente empenhado na (pré-)campanha de Fábio Novo (PT) à Prefeitura de Teresina. A coluna apurou que ele quer entrar o mês de agosto com o time escalado. Um desafio e tanto. A estratégia, segundo fontes com pés e ouvidos no Palácio de Karnak é simples e curiosa: ao invés de convencer o diretório municipal do PT (formado por muitos e aguerridos petistas) a escolher Fábio ao invés de Franzé Silva, Rafael deve mirar em convencer apenas um único e decisivo petista: o próprio Franzé. A foto de domingo a noite, com Cícero Magalhães, Regina Sousa, Wellington Dias e o próprio Rafael Fonteles, é uma "amaciada" no velho PT antes da conversa inevitável com Franzé.


Posso tentar te convencer

A coluna perguntou a um petista de carteirinha alinhado a Fábio Novo o que poderia fazer Franzé Silva desistir, já que o presidente da Assembleia Legislativa não dá mostra nenhuma de que pensa em refluir. Seria a indicação de um preposto, por exemplo, na sucessão da presidência da Alepi, hipoteticamente falando? “Não vejo sucessão em jogo, acordo (da presidência) é o MDB, Severo Eulálio”. Apoio a uma candidatura de deputado federal em 2026? “Longe demais e concorrência demais no PT”, retrucou. Voltamos à estaca zero. A imaginação da colunista é limitada, o leitor arrisca alguma sugestão? No registro, evento de Franzé Silva e o suplente de vereador Ítalo Barros no final de semana, em clima de pré-campanha total.


Agora é valendo

Se em muitos momentos o PT não jogou para valer em Teresina, fazendo até mesmo alianças veladas com o PSDB (as famosas "alianças brancas", em que não disputava pra ganhar, só para constar), agora parece que a situação é um pouquinho diferente. A eleição de 2024 é vista pelo Palácio de Karnak como uma prévia de 2026. Tudo ou nada.


Basta raciocinar um pouco

Pessoas com inteligência razoável são capazes de entender que cenários com dois nomes da oposição muito bem posicionados nas intenções de voto – Bárbara do Firmino e Sílvio Mendes – se tornam campos minados não mapeados onde até os anjos temeriam passar. Toda cautela é necessária já que um vencedor da oposição em Teresina em 2024 já é um forte opositor a Rafael Fonteles em 2026. É isso que o Karnak quer evitar. Na imagem, a deputada Bárbara do Firmino com o recém-empossado deputado B.Sá, do Progressistas, na Alepi. A saída temporária de Wilson Brandão para a entrada de B.Sá é mais uma movimentada da oposição para fortalecer o grupo pensando nas prefeituras a serem conquistadas em 2024.


Um pouco de paz

Quem não está ocupado aprendendo, está ocupado morrendo, não é verdade? Fontes do Palácio da Cidade comemoram a administração de crises no entorno da Prefeitura de Teresina. A entrada do secretário de Comunicação Tchesco Silva promoveu avanços em alguns pontos mais críticos, avalia um secretário de bom trânsito. 


Vem aí mesmo

Quem conversa com os membros da PMT não deixa de se impressionar com o otimismo voltado para o segundo semestre. Com Dr.Pessoa entregando uma série de obras – grandes e pequenas – e os vereadores empenhados em se eleger no grupo da PMT, há motivos para melhoras no horizonte de perspectivas, sobretudo eleitorais, acreditam os aliados.


Cabeças pensantes

Política é sobre “as realidades presentes, com as necessidades passadas e as possibilidades futuras” (como já disse o escritor R.G. Collingwood). O registro do final de semana entre o ministro Wellington Dias, o ex-governador Wilson Martins e o publicitário, guru de políticos de sucesso, Siqueira Campos, marca esse ponto.


A jornada do candidato

As pessoas não acompanham políticos e candidatos, elas compram histórias e quanto mais envolvente a história, mais elas participam. Em toda história, para ter um mocinho, é preciso existir um vilão. Para os adversários do prefeito Dr.Pessoa – incluindo Bárbara do Firmino, Sílvio Mendes, Franzé Silva, Fábio Novo, Enzo Samuel e Marcos Aurélio, o vilão é a atual gestão. Para o grupo que está na PMT, no entanto, os vilões são o Governo Rafael Fonteles e a herança dos tucanos. Com qual história o eleitor irá se conectar mais? A resposta é com você, leitor. 


A foto do dia

Com um boné virado para trás na cabeça e um sol daqueles, típico do Nordeste, o presidente Lula apareceu domingo tomando um banho de mar município de Ilhéus, no Sul da Bahia, depois de participar do cortejo cívico do 2 de Julho em Salvador. Lula comemorou seis meses de Governo com foco no protagonismo do Brasil no exterior, derrapando, vá lá, nos elogios a ditadores de esquerda, como Nicolás Maduro, e um excesso na questão ucraniana. Algumas crises (sem maiores consequências) com o Congresso Nacional, entram na conta negativa. A balança positiva foi equilibrada favoravelmente ao Governo com a defesa da pauta ambientalista, da democracia e uma economia em alta: inflação baixa, gasolina, idem, e dólar caindo. A conferir os próximos seis meses, já que em política, um dia equivale a 100 anos.


A frase para pensar

“Nunca ceder! Nunca ceder! Nunca, nunca, nunca – seja grande ou pequeno, imenso ou minúsculo. Nunca ceda, exceto por convicções de honra e bom senso”, Winston Churchill, (1874 - 1965), ex-primeiro-ministro do Reino Unido.

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais