Cidadeverde.com

Coluna 04/07/23

Os votos secretos que Fábio Novo virou no diretório do PT em Teresina

Era para ser segredo guardado a sete chaves, mas a coluna vai compartilhar apenas com o leitor dessa coluna, que é discreto e não vai espalhar: "Fábio Novo já tem os votos necessários para ser escolhido pelo diretório municipal. Ele virou três votos: (um vereador), (uma militante histórica), (um parlamentar federal). Eles pediram para não divulgar agora, complicado", confidenciou um petista. A coluna omite os nomes até que os anúncios sejam feitos. Haverá contra-ataque de Franzé Silva?


Que reine o caos

Estão todos sentados confortavelmente? Então vamos começar. Há uma certa injustiça quando se fala em partidos e seus conflitos internos. O monopólio das manchetes é do PT, verdade, mas isso porque o leitor não teve acesso completo às reuniões do MDB. A última da Executiva estadual, realizada na segunda-feira, 03, rendeu momentos memoráveis aos presentes, que contaram tudo à coluna. 


Eu me retiro

Um deputado estadual e um figurão emedebista tiveram um entrevero na reunião. Motivo: divisão de comando dos diretórios municipais. Os parlamentares mais votados em cada cidade, podem indicar os presidentes dos diretórios. Parece justo. “Você quer ficar com 90% das Executivas municipais e mandar em tudo”, disparou o deputado para o figurão por conta de um município em que o indicado do deputado bem votado era filiado a outro partido (a coluna admite que a situação é complicada). 


O magistrado Severo

Após a saída do deputado indignado, os colegas novatos ficaram tensos. Os graduados em MDB minimizaram: “Ele sempre faz isso, depois volta”. O deputado Severo Eulálio, por sua vez, já está estagiando como presidente da Assembleia. Chamado pelos pares de “magistrado”, atuou para baixar a temperatura: “Calma, gente”, relatou um infiltrado à coluna.


Deu em nada

Já o tão falado documento do deputado Henrique Pires pedindo que o vereador Zé Nito saia do comando do MDB municipal por ter declarado apoio público ao deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD), não foi localizado pela Executiva estadual: “Verificaram que o Henrique não protocolou o documento no partido. Tem essa questão da dobradinha com o PSD, mas o pessoal considera o Marcos Aurélio do MDB. Deu em nada”, resumiu um emedebista, em reserva.


Enfim, os critérios do PT 

Temos alguns consensos no PT e alguns cavalos de batalha. O leitor prefere começar por qual (pergunta retórica)? Segundo uma fonte que ouviu de pertinho a reunião entre o governador Rafael Fonteles e os cardeais petistas Wellington Dias, Regina Sousa, Cícero Magalhães e Pedro Calisto, eles concordaram no seguinte: 

O candidato a prefeito de Teresina do PT precisará:

1- ter apoio do diretório do PT (óbvio e hoje em disputa palmo a palmo. PC do B está próximo do Karnak, PT unha e carne com Franzé e PV... leia uma nota abaixo, nessa mesma coluna)
2- ter apoio dos demais aliados (ponto para Franzé Silva)
3- estar melhor nas pesquisas de intenção de votos (ponto para Fábio Novo, mas um problemão já que cada um aparece melhor em pesquisas de institutos diferentes).

Reflexão meramente hipotética

Em negociações sérias, a fragilidade existe dos dois lados. É preciso entender qual fraqueza é a mais premente para cada uma das partes. Esse cálculo não é óbvio, mas parece mais certeiro do que uma medição de forças a longo prazo. A coluna é fã de xadrez, e nesse jogo o ataque consiste muitas vezes no prenúncio de algo que vai acontecer. Por exemplo, a ameaça de captura na jogada seguinte. Por fim, já vimos isso zilhões de vezes: o poder é uma das substâncias mais neutras da Terra. Ele não escolhe o melhor, quem é merecedor. Ele vai para quem conseguir conquistá-lo, simples assim. 


Super audição

“Minhas reuniões com nosso governador Rafael, sempre são muito boas. Ele é muito agradável, objetivo. E principalmente me ouve e procura resolver. Gosto muito dele”, resumiu a ex-deputada Teresa Britto (PV) à coluna, sobre o encontro na noite de segunda-feira, 03, no Palácio de Karnak, com o governador Rafael Fonteles. 


Mas não se precipite

Antes que a coluna fizesse a segunda e derradeira pergunta, Teresa se antecipou: “Mas não tire conclusões sobre sucessão municipal. Meu nome continua à disposição do povo de Teresina, nome do PV”, frisou. A coluna jamais iria concluir que o Palácio de Karnak busca o apoio do PV dentro da federação para o nome de Fábio Novo na disputa para a prefeitura de Teresina. Teresa, por sinal, é bastante lembrada como opção de vice de Franzé Silva.


Viés de alta

A agenda dessa semana no Congresso é de prioridade total às votações de matérias, como reforma tributária (que tem resistência de parte dos governadores e prefeitos de capitais) e do novo regime fiscal. O viés para o Governo Lula é de alta. A Mesa Diretora determinou que não sejam realizadas reuniões de qualquer natureza nesta semana pelas comissões permanentes e temporárias (caso das CPI’s). “Diante da relevância da pauta econômica para a estabilidade do País, a decisão da Mesa Diretora da Câmara é louvável e tem o nosso apoio”, destacou o deputado Júlio Arcoverde (Progressistas), ao lado dos deputados Átila Filho e Bebeto (RJ).


Unidos pela educação

Os presentes relatam que foi bem emocionante a inauguração da Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho na Câmara de Teresina. O espaço promoverá treinamento, capacitação e desenvolvimento técnico-administrativo aos servidores públicos, parlamentares e população em geral. Questões políticas foram deixadas de lado, como tem que ser, e o presidente da Casa, Enzo Samuel (PTD), fez as honras da Casa com a filha de Firmino, a deputada Bárbara do Firmino (PP) e lideranças tucanas. Enzo foi da base de apoio de Firmino quando o tucano foi prefeito de Teresina e mantinham um relacionamento bastante próximo, de muito diálogo: “O Firmino sempre valorizou muito a educação, não poderíamos ter escolhido outro nome”, justificou Enzo. 


Calado vence

Articuladores intrigados com o silêncio público do ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil), acreditam que no fundo, é mesmo a melhor estratégia aplicável no momento. Numa derrota eleitoral e numa queda de avião, vários são os motivos que levam ao fatídico destino. Além da mega popularidade de Lula no Piauí, dos acertos na organizadíssima campanha de Rafael Fonteles, é ponto comum no mundo político que algumas declarações de Sílvio o prejudicaram bastante. Agora, defendem esses mesmos articuladores, é hora de não repetir os velhos erros. 


Foto do dia

Homem forte do Governo Rafael Fonteles, e ao contrário do que reza a lenda quando se ganha poder e visibilidade, tem atraído o respeito do mundo político pela maneira como tem feito as costuras da nova gestão petista. O homem é o secretário estadual de Governo, Marcelo Nolleto, no registro inusitado, fora do figurino clássico, participando do último dia do tradicional Festival Cultural dos Cocais, em São João do Arraial. Marcelo é servidor público federal e agora, com agenda política intensa, é visto como opção eleitoral no PT para 2026 ou além. Quem sabe...


A frase para pensar

 “A fortaleza que aceita negociar já está meio tomada”, provérbio russo.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais