Cidadeverde.com

Coluna 03/02/23

Pré-candidato a prefeito de Teresina anunciará adesão a Fábio Novo próxima semana  

 

Uma alta adesão ao deputado Fábio Novo (PT) deve acontecer na próxima semana. A coluna já tem o nome, mas por pedido da fonte, irá resguardar a informação até o anúncio oficial. Não é qualquer adesão, trata-se de um um adversário, pré-candidato a prefeito que declinará de sua pré-candidatura para entrar na campanha do petista. Tudo articulado no andar de cima (leia-se: Palácio de Karnak).


 

Aguarde e confie

 

A vida é a assim: você planeja uma coisa, e vem o mundo e atropela. A política é parte da vida, obviamente. Uma fonte ouviu das altas cabeças do Palácio de Karnak a confissão: “Tivemos que antecipar a escolha, o ideal seria trabalhar um nome só no final do ano, mas aí perderíamos seis meses de (pré)campanha”. Já que foi o jeito, o Governo entrou e não quer perder. 

 


Quem tem a força 

 

Além da adesão, costurada com bastante conversa e convencimento, o entorno do Karnak promete ainda mais ação, por assim dizer, da máquina no segundo semestre, em nova fase da corrida eleitoral em Teresina. “O Governo não entrou nem com 1% da força”, avisou um importante político do xadrez rafaelista. É o tudo ou nada.

 


Pra depois

 

Há esforço do lado do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, para esticar um pouco mais o prazo para a escolha do candidato a prefeito de Teresina pelo PT. Ideal mesmo, seria janeiro do ano que vem. Quem decide o calendário é o diretório municipal, presidido por Cícero Magalhães, que é 1000% pró-Franzé. Se o prazo mudar, Franzé ganha gás. 

 


Verdade seja dita

 

A coluna cita fontes históricas, mas costuma ouvir as melhores frases no dia a dia, em meio a conversas corriqueiras. Essa é pinçada de um diálogo com um importante político, líder de um grupo relevante na seara eleitoral: “Mais importante do que poder é a perspectiva de poder”. Mais verdadeiro, impossível.

 


Tréplica

 

Um vereador de Teresina ficou chateado ao ler a coluna de ontem sobre a resposta do Palácio de Karnak às queixas dos parlamentares sobre espaços e prestígio. A coluna perguntou se ele queria responder ao importante interlocutor do Governo. “Quero não, resposta boa é resposta na hora certa. Quem quer pegar galinha, não diz xô”. Então...

 


Muro das lamentações 

 

Um secretário que passou recentemente na Câmara de Teresina saiu cansado: “Cabeça doendo de tanto ouvir lamentação”, resumiu ele. As queixas vão de liberação de emendas a formação das chapas proporcionais, que seguem em atmosfera de embates.

 


A captura 

 

O tempo é irrecuperável. Quanto mais cedo se inicia uma pré-campanha, mais chances de sucesso e possibilidades de ajustar a rota, corrigindo o que não funciona. Nesse caso, pensando nas estratégias apontadas por Dick Morris, ao analisar os candidatos à presidência dos Estados Unidos, as perguntas que devem ser feitas são: “Como proceder para dividir os inimigos e conquista-los?”, “O que pode induzir um adversário a entrar num caminho de autodestruição?”. Alguém arrisca a resposta?


 

Foto do dia

 

O tema é produção de energia limpa no Nordeste. “Hoje apresentei uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Congresso para destinar recursos federais para a produção de energia limpa. Nossa região é privilegiada, 84% da energia eólica do País é produzida aqui. E temos outros potenciais, como a incidência do sol e fatores geográficos privilegiados”, destacou, de volta à Brasília, o deputado federal Jadyel Alencar. Ele quer aprovar o texto já no orçamento 2024. Com o Governo Lula aberto a uma agenda mais inclusiva à defesa do meio-ambiente, a projeção é de aprovação.

 


A frase para pensar

 

“Os amadores buscam o sol e se queimam, o poder fica nas sombras”, personagem Lewis Strauss, interpretado por Robert Downey Jr. no filme “Oppenheimer” (2023), dirigido por Christopher Nolan.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais