Cidadeverde.com

Coluna 04/08/23

Pistas sobre o apoio de pré-candidato a prefeito a Fábio Novo

Curiosos e viciados em política, alguns dos leitores dessa coluna vieram questionar quem seria o pré-candidato a prefeito de Teresina que irá apoiar Fábio Novo (PT) nos próximos dias, conforme antecipado ontem (volte uma coluna para ler). Dando uma colher de chá à audiência, mas preservando o sigilo solicitado pela fonte, a coluna pode apenas dizer quem NÃO é: o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, que segue firme na sua pré-candidatura pelo PSD. A coluna também pode dizer que não é ninguém da oposição e sim da própria base. Acreditando no discernimento e pensamento crítico, agora é com você, leitor. Tá fácil...


Quero todos os nomes

Quem pensa que a disputa no PT deu uma esfriada, não está ciente das últimas informações. É que o grupo político do deputado Fábio Novo deu um passo a mais para garantir os votos necessários no diretório municipal do PT. Não custa lembrar que Franzé e Fábio Novo discordam completamente sobre os nomes de quem pode votar para escolher o candidato a prefeito de Teresina. Além de solicitar a lista dos votantes no Diretório Estadual, o pedido também teria sido feito ao Tribunal Regional Eleitoral, segundo informou fonte petista bem informada. A coluna fez uma breve pesquisa e localizou a lista cadastrada dos votantes. Assunto sério.


Adesão secreta

A coluna achava que já tinha ouvido falar de tudo em termos de política, mas está surpresa com o surgimento de uma nova modalidade de adesão chamada “apoio secreto”. É que o um vereador da capital, com expressivo espaço na gestão de Dr.Pessoa, teria tido uma conversa bastante produtiva com o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, para fechar apoio. Até aí tudo bem. 


Efeito cascata

O problema é que o apoio fechado precisa ser secreto, já que o parlamentar segue na administração municipal, levando o nome de Dr.Pessoa ao público. A coluna buscou a confirmação da informação com fontes ligadas a Franzé, mas até elas desconversam para evitar que o nome vaze. Ah, se o Palácio da Cidade descobre... A questão é se esse é um caso isolado ou se a moda vai pegar?


Não estou preocupado com isso

A respeito da entrada do Cidadania (que está unido ao PSDB na Federação) na gestão de Dr.Pessoa, o ex-secretário de Governo da gestão Firmino Filho, Fernando Said, disse que a questão ainda depende das decisões das instâncias superiores dos partidos que compõem a Federação. Não é prego batido e ponta virada, mas se for, ele tem a saída: “Por enquanto, não há ainda nenhuma decisão efetiva. Mas, essa não é nossa grande preocupação. Até mesmo porque, sempre existirão caminhos, alternativas e estratégias políticas para atuação daqueles que representam de verdade o PSDB em Teresina e no Piauí”, destacou Said à coluna. Traduzindo: se ficarem com o PSDB, os tucanos migram em bloco para outra legenda e fim de papo.


Depende de várias coisas

Chapa Sílvio Mendes e Luciano Nunes para disputar a PMT em 2024, como anda? Fernando responde: “Silvio e Luciano, na minha modesta opinião, têm muita coisa em comum e podem sim compor um belo cenário nas eleições para Prefeitura de Teresina. Agora isto não é matemática, depende de muitos fatores, inclusive da vontade, disposição e disponibilidade da pessoa querer disputar as eleições. Agora, mesmo sem estar na disputa, muita gente tem influência nas eleições  e pode fazer a balança eleitoral pender pra um ou outro lado”. A coluna entendeu o recado de Fernando Said. O leitor captou também?


Onde mirar para não perder tempo

A quem o candidato que pretende vencer uma disputa deve mirar no eleitorado? Não no eleitor politizado, menos ainda em todo o eleitorado. O universo é amplo demais no último caso enquanto no primeiro, o eleitor já tem sua posição definida e não deve mudar de lado facilmente. O eleitor indeciso e até um pouco indiferente às eleições, esse sim, deve ser alvo de atenção. Administrar a indiferença do eleitorado a seu favor é suficiente para virar o jogo. Tanto é que até hoje a boca de urna, mesmo proibida, faz efeito e justifica mudanças bruscas entre as projeções e a realidade.


Foto do dia

A solenidade de posse de Cristiano Zanin como novo ministro do Supremo Tribunal Federal foi tão, mas tão concorrida, que até o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, foi localizado espremido numa fila homérica para cumprimentar o jurista. Wellington foi resgatado do espaço e conseguiu chegar à Zanin: “Você vê que ele é querido", contemporizou Dias à jornalista Mônica Bergamo. Mais conservador do que o PT gostaria, discreto demais para se saber o que ele pensa, a única quase certeza é que Zanin é garantista. Outra quase certeza é que Lula deve indicar uma mulher pro lugar de Rosa Weber que se aposenta em setembro, já que na reforma ministerial dos próximos dias, ele tende a diminuir o espaço feminino em prol de acomodar os novos aliados do Centrão.


Para ler, ver e ouvir

O leitor tem mais ou menos 3h e meia do dia para apreciar a alta arte cinematográfica em estado puro? Caso tenha, o filme se chama “Oppenheimer”, dirigido por Christopher Nolan (o mesmo de “Interestelar”, também adorado pela colunista). Está nos cinemas. Caso não tenha tempo, a coluna recomenda que o leitor arrume um jeito. A obra contra história do físico J. Robert Oppenheimer e sua equipe de cientistas no trabalho do Projeto Manhattan, que levou ao desenvolvimento da bomba atômica, e todas as implicações políticas e morais da detonação que destruiu as cidades de Hiroshima e Nagasaki durante a II Guerra Mundial. É sobre Ciência, poder, humanidade e consequências. Destaque (dentre a trilha sonora impecável e as brincadeiras com linhas do tempo) para a atuação de Cillian Murphy no papel do gênio complicado.


A frase para pensar

“Minha ideia de pessoa agradável é aquela que concorda comigo”, Benjamin Disraeli (1804-1881), ex-primeiro ministro britânico.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais