Cidadeverde.com

Coluna 08/09/23

Nem Fábio Novo nem Franzé Silva: pode ter um terceiro nome?

Como diriam os franceses, “reculer pour mieux sater (“recuar para dar um salto melhor”). A coluna trabalha com informações. E as informações que circulam no mundo político são de expectativa e certa apreensão sobre quem será efetivamente o candidato do PT em 2024 em Teresina. A oposição, por sua vez, está em compasso de espera, aguardando os passos dos adversários. Não são poucos os que aventam a possibilidade de lançar um terceiro nome conciliador, que surja para pacificar os petistas. Traduzindo em bom português: nem Fábio Novo nem Franzé Silva. Será?


Outro lado

A coluna questionou apoiadores dos dois pré-candidatos, que refutam completamente a história, elencando que o PT não aprovaria um “nome do bolso” e, acima, disso, que não há hoje ninguém tão forte assim que ultrapasse o trabalho diligente e intenso de Franzé e Fábio. De todo modo, a política é feita de impressões e expressões. A dúvida só será dizimada com a oficialização do escolhido.


Mapa da sorte

Numa candidatura majoritária, seria preciso, na visão de um experiente estrategista de inteligência política, duas coisas: um dossiê com todos os principais problemas e respectivas soluções, com a análise do terreno político e um relatório das derrapadas e asneiras já faladas pelos adversários. Qualquer falha na campanha possivelmente ocorre porque essas duas premissas não foram seguidas com esmero. O erro está sempre na origem.


Eu vou ganhar

Mudam-se os critérios, mantêm-se a confusão. O que dizem os interlocutores de Franzé Silva e Fábio Novo sobre a nova fase da pré-campanha no PT? Eliminada a votação no diretório municipal, resta a disputa nas pesquisas e na aglutinação de forças. Para os franzesistas é o seguinte: “O Fábio só tem 50 pré-candidatos a vereador, a gente tem 200 candidatos e ainda tem gente procurando. Vamos fazer plenários gigantes, de até 2 mil pessoas”, projetam.


Sou eu quem vai ganhar

Os fabistas, refutam, claro: “Muito tranquilos, o critério da pesquisa é muito claro e temos adesões a cada dia”, respondeu um interlocutor que apoia Fábio Novo. Como é impossível ter dois cabeças de chapa na mesma sigla... é aguardar e conferir.


Pode vir que te aceito

No início de junho, o PT negou filiação dos prefeitos de Palmeirais e Curralinhos por unanimidade. No final de julho, reviu a decisão e aceitou Everardo Araújo (MDB), de Curralinhos, mas Baltazar Campos (PTB), de Palmeirais, seguiu vetado. Dessa forma, o gestor buscou um partido aliado para se filiar e encontrou portas abertas no Solidariedade, do deputado Evaldo Gomes. A ficha estava marcada para ser assinada na terça-feira, 08, pela manhã, no gabinete de Evaldo na Alepi.


Não é para todo mundo

Não tem muito partido dando sopa por aí, mas quem tiver R$ 50 mil por mês, por baixo, consegue segurar os custos de manter uma pequena legenda no estado. Esse foi o cálculo que um político fez à coluna, ao ter em Brasília a possibilidade de assumir uma sigla no Piauí. Ele fez as contas e disse que, por enquanto, melhor não. O valor soma com os custos de manter um formador de chapa,  ajudar as lideranças, estrutura de encontros e etc. Para poucos. Mesmo assim, a disputa é ferrenha pois ter um partido é ter voz e chance de formar um grupo que possa negociar espaços para 2024. 


Ciro 2026

Um interlocutor do Progressistas acredita em trabalho de longo prazo e que é plenamente possível que na eleição de 2026, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) busque a reeleição no Piauí apoiado por Lula. A coluna considera o cenário improvável, mas a fonte refutou: “Não é impossível, política se faz olhando pra frente”. Olha, olha...


Deu certo

Reforçada a parceria do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e do superintendente da Codevasf, Marcelo Castro Filho, com a entrega de sete tratores para os municípios de São José do Divino, Valença, Palmeira, Matias Olímpio, Jerumenha, União e Jacobina. Marcos Aurélio destacou a ajuda que os tratores trarão ao crescimento das produções agrícolas de pequenos produtores do estado. “Estes equipamentos são resultados do trabalho do deputado, que através de uma emenda individual cumpriu o compromisso acertado com essas comunidades após receber uma reivindicação em prol do desenvolvimento das regiões”, elogiou Marcelo Filho. 


Foto do dia

O secretário municipal de Meio Ambiente, vereador Luís André, marcou presença representando a Prefeitura de Teresina por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Belém do Pará, na abertura do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, Citinova 2. O secretário informou à coluna que a ideia é trazer para Teresina soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável de cidades. A capital piauiense, a “Cidade Verde”, espera receber os investimentos de doação do Fundo Global para o Meio Ambiente. A pauta vem em boa hora, com uma atenção maior do Governo Federal e da governança global a respeito da pauta da sustentabilidade.


A frase para pensar

“Às vezes, entretanto, é melhor arriscar e fazer a jogada mais caprichosa e imprevisível”, Jean de La Bruyere, 1645-1696.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais