Cidadeverde.com

Coluna 11/08/23

MDB se movimenta para alternativa em Teresina se o candidato for Fábio Novo 

Discreta, mas ativamente, o MDB tem conversado com interlocutores do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, para costurar uma alternativa caso o candidato do PT seja mesmo Fábio Novo, informam fontes que conversam com todos os lados (e, por sorte, também com a colunista). Forças políticas de Teresina e partidos da base estão sendo sondados sobre a construção de uma candidatura pra valer que, obviamente, seria encabeçada pelo MDB, o segundo maior partido da base. Nas conversas, o nome ainda é o do médico cardiologista Paulo Márcio. Um novo jogo está sendo jogado e a coluna está atenta aos movimentos.


Vaga TRF-1

Saiu, enfim, a lista de todos os advogados inscritos para as duas vagas de desembargador do TRF1, na vaga do Quinto Constitucional da OAB. Dentre eles os candidatos do Piauí, Helbert Maciel, já esperado, e a surpresa da inscrição de Tácia Nunes, que disputou o TRT22 e é esposa da Conselheiro Federal Shaymmon Moura. São apenas duas vagas. Os mais cotados pelo mundo jurídico são Eduardo Martins e Flávio Jardim, mas é aquilo: só acaba quando termina.


Bem apadrinhada 

Nem Franzé nem Fábio Novo… ou melhor, por que não os dois? Ao invés de brigar por um ou por outro, a pré-candidata a vereadora pelo PT, Joseane Borges, disse querer as bênçãos dos dois: “E de todes nossos companheires do nosso Partido dos Trabalhadores”, disse, em mensagem à coluna, utilizando a linguagem não-binária (fenômeno social, político e linguístico vinculado às lutas identitárias de grupos LGBTQ).


Bom pra gente 

Dois nomes brilharam os olhos ao ouvir as declarações do governador Rafael Fonteles na reunião da última quarta-feira com a bancada de deputados estaduais. São eles os suplentes Marcus Vinícius Kalume (PT) e Tiago Vasconcelos (MDB). Rafael foi cristalino: quer reeleger os deputados do grupo e os suplentes. Claro que só são 30 vagas e ainda há a oposição, é bom não esquecer. Mas o otimismo contagiou os presentes. Com bom espaço na gestão Fonteles, Tiago e Kalume estão recebendo tratamento de deputado, isso ninguém pode negar. 


Laranjas 

Toda campanha que se preze tem que ter alguns “laranjas”, aqueles colocados no debate público apenas para bater nos adversários a favor de um determinado candidato (esse sim, na disputa pra valer). O motivo? As mensagens com conteúdo negativo realmente são eficientes para tirar votos dos concorrentes, mas possuem efeito bumerangue, ou seja, também desgastam negativamente a imagem do candidato que faz o ataque. Por isso, os laranjas são essenciais já que ainda prevalece a impressão de que “quem ataca perde a eleição”.


Safra fraquinha 

“Agora, considerando o nível da eleição de 2022, é preciso melhorar a safra para uma boa colheita”, brincou um político em conversa com a coluna sobre o baixo nível dos últimos “laranjas”, segundo ele. “Teve quem prometeu e não entregou também”, completou. A coluna não faz a menor ideia do que a fonte está falando. 


Tempo, tempo, tempo 

Em política (e na vida) é assim: cada um age em seu próprio interesse. Os políticos que fazem o melhor apenas medem isso em uma linha de tempo mais longa, pensando em anos e não em meses. 


Enfim, juntos

A coluna deu pistas, depois desenhou e por fim publicou a adesão do presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, ao deputado Fábio Novo. Alguns passos ficam claros: Enzo deve montar a chapa do PDT em Teresina, com a contribuição do Governo, e certamente terá espaços equivalentes ao de um deputado estadual, já que é presidente de um Poder e retirou o próprio nome para somar com Fábio na acirrada disputa com Franzé Silva. Alguns apostam que o presidente da Câmara tem como próximo passo a Assembleia Legislativa em 2026. E o sonho de ser prefeito de Teresina, esse foi apenas adiado.


Para ler, ver e ouvir

A coluna ia indicar uma biografia de mil páginas, na certeza de que o leitor não ia ousar reclamar. Mas, por via das dúvidas, optou por uma obra em áudio. O podcast “Alexandre” (disponível em todas as plataformas de áudio gratuitamente) é um original Trovão Mídia em parceria com a revista Piauí. Em uma espécie de série narrativa jornalística, o podcast entra fundo na história de um controverso personagem da Nova República, ele mesmo, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Morais. “Xandão” para alguns, “Cabeça de Ovo” para outros, é interessante acompanhar a trajetória de uma persona pública decisiva e o quanto personalidades singulares e contextos idem podem moldar os fatos políticos. 


Foto do dia 

Os cabelos brancos do vice-governador Themístocles Sampaio têm muita história para contar. Alguém duvida que ele é peça-chave na eleição de Teresina? A dúvida no mundo político é sobre qual é o nome do jogo. Themístocles conversa com todo mundo, é ouvido e faz seus próprios movimentos, mas numa eleição com projeções incertas, tem mantido a cautela. Trabalhando com o prazo de dezembro para uma definição, o vice tem tempo. No registro, recebendo o cargo de governador em exercício com a viagem de Rafael Fonteles aos Estados Unidos. 


A frase para pensar 

“Seja prudente quando os outros são vorazes e seja voraz quando os outros são prudentes”, Warren Buffett (1930-), investidor americano.