Cidadeverde.com

Coluna 24/08/23

Os bastidores da disputa entre Sílvio, Bárbara e Luciano

A coluna é democrática, apartidária e pacífica. Por isso mesmo, depois da confusão do PT, é hora de falar da oposição. Sim, e qual foi mesmo o resultado da reunião entre Sílvio Mendes, Bárbara do Firmino e Luciano Nunes com ex-secretários tucanos na Plug Propaganda na quarta-feira em Teresina? Tudo em paz? Mais ou menos. A versão oficial: “Chamar mesmo o povo, definir o discurso, assumir a oposição e começar a campanha”. E a versão dos bastidores? É isso que a coluna vai atrás.


Agora é Bárbara ou Luciano com Sílvio de vice?

“Senti do grupo, pela primeira vez, questionamentos sobre a candidatura do Sílvio. Lembranças de 2022, vivas. Melhor candidato nas pesquisas, mas sustenta? Fará campanha? Tem disposição? Pessoa próximas a ele começam a se questionar”, analisou, sempre em off, um tucano de alta plumagem. Ok, qual seria então o cabeça de chapa nessa hipótese? “Disputa pra cabeça: Bárbara ou Luciano”, foi a resposta. No registro, Luciano com Joel Rodrigues, Fabrício do PL e Marcos Elvas.


O grande eleitor

“Acho que Sílvio passa a ser o vice dos sonhos pro grupo. Ele continua sendo o grande eleitor, mas talvez não seja o grande candidato. O vice basta estar presente”, completou a fonte. Certo... caso Sílvio não queira disputar como cabeça de chapa (já que o maior capital eleitoral do grupo, não custa lembrar, é dele) e caso aceite ser vice, como justificar uma chapa encabeçada por Luciano, se Bárbara tem bem mais pontos nas pesquisas realizadas até agora? “Boa pergunta, mas pro grupo é mais palatável”, devolveu a fonte. Consenso? Hoje não!


Incógnita

Uma fonte que esteve com o ministro Wellington Dias essa semana em Brasília relata que ao final da agenda administrativa, o tema da sucessão em Teresina foi tratado. “Pela primeira vez não consegui realmente sentir se o Wellington prefere que a disputa termine Fábio ou Franzé”. Se essa parte ficou envolta em mistérios, outra ficou clara, o PT vai definir no final do mês de agosto: “Sem prorrogação desse problema”. Chega.


Ou resolve agora ou...

Bom, mas caso o “problema se prorrogue”, quem seria o beneficiário? A coluna suspeita que seja Franzé Silva. Um aliado justamente de Fábio Novo foi quem fez a leitura: “Quanto mais demora, mais o Franzé pode crescer e os aliados do Fábio podem ficar mais dispersos para ver quem vai levar”, analisou a fonte, em reserva. Por isso, a urgência de Novo e sua cúpula em liquidar a questão agora.


Não tem como não seguir o chefe, não é mesmo?

Voltando a se falar em resolver as coisas no PT pelo diretório municipal em Teresina, um político com mandato em Brasília lembrou que tem um “porém” na história: “Já está pacificado no PT, em resolução, que nas cidades com mais de 100 mil habitantes quem homologa candidatura de prefeito é o PT nacional e em menos de 100 mil habitantes, é o diretório estadual. E o PT nacional quer ganhar e vai escolher quem tem mais chances de levar as capitais, simples”. Fácil de entender, mas simples mesmo, não é...


Me esqueçam

Com a sutil ameaça de uma abertura de CPI ou convocação de um secretário e uma gestora na Câmara de Teresina por conta da insatisfação com as mudanças que serão feitas por Dr.Pessoa no comando de pastas e nomeações, o secretário municipal citado há duas colunas atrás mandou avisar a quem interessar possa que está tranquilo. Ele credita a inclusão do seu nome a algum “desocupado”, considerando o sólido relacionamento que ele aponta ter com pelo menos 25 vereadores (os outros quatro... bom, deixa pra lá!).


Cifrada dos  Três Ingratos

Não cite o nome de três vereadores de Teresina nos arredores do Palácio da Cidade caso o leitor deseje paz e tranquilidade. Esses nomes são vistos como “personas non gratas” e teriam, nas palavras de um politico do primeiro escalão, “desapontado” o grupo político do prefeito Dr.Pessoa: “Um sempre some na hora de votar as coisas da prefeitura na Câmara e tem um espaço enorme, outro tem as falas mais cortantes e quer ser muito esperto e outra, já criou muito problema”. Alguma suspeita?


Foto do dia

Passa bem o senador Ciro Nogueira após cirurgia para retirar tumor benigno na coluna. No registro, com as filhas em hospital conceituado em São Paulo. Ciro está ativo no Whatsapp e redes sociais, e deve retornar, com calma, para Brasília na próxima semana. Semana essa que é decisiva na reforma ministerial do presidente Lula, que volta da África após o encontro dos Brics. Ciro é da ala dos que defendem publicamente distanciamento com o Governo Lula. Na prática, alguns dos seus maiores aliados devem ingressar no primeiro escalão petista: Margarete Coelho na Caixa Econômica e André Fufuca em ministério não definido.


A frase para pensar

 “Nunca discuta com um tolo, as pessoas podem não notar a diferença”, anônimo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais