Cidadeverde.com

Coluna 31/08/23 e 01/09/23

Jeová Alencar pode ir para o Progressistas ou PSB para disputar PMT

Uma chapa para a Prefeitura de Teresina com Jeová Alencar na cabeça e Sílvio Mendes na vice, com Jeová conseguindo uma carta de anuência para sair do Republicanos e se filiar ao Progressistas, com Sílvio no PSDB ou União Brasil, seria viável? A coluna ouviu a conversa com essa possibilidade em uma mesa bem frequentada em Brasília. Outra opção, também provável, é que Jeová siga para uma outra legenda, como o PSB. O plano de concorrer à PMT em 2024 está mais forte do que nunca no entorno do deputado estadual e superintendente da Saad Sul. A resposta acima atende à pergunta: para onde vai o deputado Jeová Alencar agora que o Republicanos, partido ao qual ele é filiado, tem um novo comando no Piauí com Mainha e Jadyel Alencar?


Vai que...

O grupo de oposição tem dois dos candidatos mais bem posicionados em Teresina nas pesquisas de opinião: Sílvio Mendes e Bárbara do Firmino. Internamente, Bárbara sofre resistências, já sobre Sílvio, não se sabe se ele quer mesmo disputar uma dura eleição como a que promete ser a de 2024. Luciano Nunes é um nome sempre bem cotado e respeito, no entanto, têm alguma dificuldade para pegar tração. Jeová poderia ser a solução? 


Grupo de Dr.Pessoa busca partido

O grupo do Palácio da Cidade já busca novas opções de siglas para que o prefeito Dr.Pessoa dispute a reeleição em 2024. A coluna ouviu a informação de fontes sondadas sobre o tema. O tempo de permanência do prefeito no Republicanos deve ser limitado apenas ao período em que ele conseguir desembarcar numa outra sigla robusta. Partido com tempo de propaganda eleitoral e recursos, não é fácil de se achar, mas Podemos e PSB são opções almejadas. Conversas já começaram.


Até hoje tentando entender

Ainda hoje é controversa a mudança de comando do Republicanos. Fontes apontam a expectativa de liberação de emendas para a área de Saúde no valor de R$ 40 milhões como um bom motivo para aceitar Jadyel Alencar no partido. Já outros interlocutores, negam e refutam que a troca nunca teve a anuência do grupo de Dr.Pessoa: “O acordo com o Marcos Pereira (presidente nacional) era o Dr.Pessoa ficar até 2026 e o Jadyel vir pra somar e entrar no partido, e não colocar um laranja no lugar”, reclamou um nome do núcleo duro da PMT, em conversa com a colunista. Xiii...


Com Jadyel, Republicanos pode indicar vice de Novo

Não é especulação nem opinião, é apuração, leitor: o Republicanos, sob a batuta de Jadyel Alencar, pleiteia nos bastidores indicar o candidato a vice de Fábio Novo em Teresina. O movimento é discreto justamente para não melindrar o prefeito de Teresina, Dr.Pessoa, que ainda está no partido. O novo comando do Republicanos, inclusive, já sonda nomes de candidatos a vice para apresentar ao governador Rafael Fonteles. O vice tem que completar a chapa, ter o que o cabeça de chapa não tem. Vice não ganha eleição mas, bem escolhido, pode atrair um eleitor mais resistente (como Geraldo Alckimin fez com Lula). Há vices cotados de chapas já postas que podem migrar para outras, enfim, o mercado de vices em Teresina, por sinal, não tem tantas (boas e confiáveis) opções assim. Mas isso é assunto para outra coluna.


Não é assim não

Apoio automático ao PT? Calma aí. A coluna tem hobbies bem peculiares, tais como assistir entrevistas de políticos, especialmente naquelas partes em que ninguém parece estar prestando atenção. Foi assim que a coluna captou a fala do presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes: “Não temos apoio automático a nenhum partido, nem ao PT. Somos aliados, mas precisamos conversar”, disse Evaldo. Captado...


Outsiders

A César o que é de César: Jadyel Alencar fez um movimento ousado, que o mundo político tem enxergado com respeito e curiosidade. Evaldo Gomes ganhou outro patamar com a articulação de sete partidos (com chapas montadas de vereador, frise-se) para Franzé Silva. São agora nomes que sentam na mesa de decisão, há de se reconhecer.


Não conte comigo 

Fontes do entorno de Franzé Silva abriram o jogo: “Franzé pode ser considerado fora do palanque do Fábio Novo”. A coluna não entendeu nada, já que o PT decidiu por Fábio Novo e Franzé disse que aceitava a decisão da sigla. Não que seja alguma surpresa para o grupo de Fábio Novo, mas a confirmação do distanciamento total de Franzé encerra de vez o capítulo final dessa longuíssima novela: “Ele (Franzé) não vai apoiar, vai ficar na dele”, resumiu a fonte. A coluna é do contra e supõe que a força da Assembleia Legislativa e dos cinco partidos que apoiam Franzé não deve ficar neutra em 24. Para onde irão?


Presidência da Câmara de Teresina no jogo de 2024

Quem será o futuro presidente da Câmara de Teresina em 2025? Aqui não tem nenhuma criança e é claro que todas as conversas atuais envolvendo o apoio de vereadores de cada lado passa por perspectiva de poder (secretarias) e pela presidência do Poder Legislativo municipal. O presidente é quem manda na agenda e comanda a pauta do que vai ser votado e de que forma. É também quem pode, por exemplo, pautar um pedido de impeachment, vide Eduardo Cunha com as pautas-bomba envolvendo Dilma Rousseff e o fatídico final do enredo. 


E o acordo?

Pois bem, a coluna apurou, pelo menos do lado de Fábio Novo, que há a preferência por dois petistas: um homem e uma mulher. Sem mais detalhes. O x da questão é que o atual presidente, Enzo Samuel, deve buscar a reeleição e também está oficialmente apoiando Novo. Complicado...


Serviço do dia

Turma da prefeitura, turma do Karnak, turma do Congresso, da Câmara e da Esplanada dos Ministérios: todo mundo, em peso, na inauguração do viaduto do Mercado do Peixe, localizado na BR-343, e nas obras de duplicação da BR-316, entre a capital e a cidade de Demerval Lobão. Os eventos têm a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho. No caso do viaduto, a ideia é desafogar o trânsito caótico da região. No caso da BR, a facilidade para saída e entrada da capital deve dar mais segurança, diminuindo o número de acidentes envolvendo veículos comuns e de carga. Demorou, mas aconteceu. 


Cifrada do Pulo de Alegria

Não se aguenta mais de alegria um grupo de vereadores e suplentes filiados (ou que prometeram se filiar) ao Republicanos, com a iminente ida do partido para a base do governador Rafael Fonteles. “Eles podem ir pra base (de Rafael) e não precisam mais mudar de partido, só ficar onde está e ainda cumprir a palavra com o Dr.Pessoa, pessoal tá que tá pulando de alegria”, delatou um outro vereador, que está fora da confusão, para a coluna.


Para ler, ver e ouvir

O livro do estrategista Paulo Moura “Inteligência Política e Estratégia nas Campanhas Eleitorais” (editora Vozes) é um bom ponto de partida de sistematização de conhecimento sobre campanhas. Passando por pesquisas, desconstrução de adversários, planejamento de equipe, comunicação em crises e muitos cases vividos pelo experiente marqueteiro, vale a pena pela profundidade das referências e por, muitas vezes, desmistificar o senso comum. A colunista, sem querer fazer autopromoção, mas já fazendo, mediou na Câmara de Teresina, na última semana, o lançamento do livro na capital. O autor reforçou e superou as já positivas expectativas sobre seu conhecimento na seara política. 


Foto do dia

Essa é do fundo do baú. Foto de grupo de petistas com na primeira ida do presidente Lula ao Piauí. O ano era 1982. Destaque para o ex-secretário de Educação, Antônio José Medeiros (o cabeludo de óculos sentado) e a professora Francisca Nascimento do lado dele. Ah, evite comentar com petistas a história (mais uma das metáforas lulistas) da caneta que o presidente Lula usou na posse e disse que guardou após ter ganhado de um apoiador no Piauí. Até hoje tem gente dizendo que foi o autor da doação da ilustríssima caneta. 


A frase para pensar

 “Meu filho, nunca fale do ‘resto’. Fale ‘dos demais’”, Tancredo Neves (1910-1985), político, sobre sutileza, ao interromper um assessor que tinha lhe sugerido falar com um ou dois líderes importantes “e com o resto dos deputados do partido”.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais