Cidadeverde.com

Coluna 04/09/23

Marcos Aurélio vira principal opção para partidos que não querem seguir PT

A política é mesmo uma caixinha de surpresas. E a surpresa dessa semana é o fato de que o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD), pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSD, agora é visto como a melhor opção eleitoral para o grupo de partidos do entorno de Franzé Silva e que não querem seguir com Fábio Novo (PT). Reunião ocorrida na semana passada indicou o caminho de apoio a Marcos, mas outras conversas envolvendo o deputado ainda devem ocorrer nos próximos dias para fechar questão. É o próprio Marcos Aurélio quem está à frente das articulações, frise-se. 


Lista de motivos

Sem arestas com ninguém, a seu favor, Marcos Aurélio tem alguns pontos: “É jovem, sem polêmicas, vem de uma família tradicional na política e o eleitor não tem rejeição com ele. É um deputado federal recém-eleito, ou seja, nada a perder numa disputa majoritária. Tem tudo para crescer”, resumiu um presidente de partido em conversa com a coluna sobre os motivos para levantar o nome de Marcos Aurélio como terceira via em Teresina. Nas qualitativas, o perfil de Marcos é visto como o de bom potencial para se trabalhar.


Será se topa?

Há desafios, claro. Um deles é unir MDB e PSD, já que no MDB ainda se trabalha publicamente o nome do médico Paulo Márcio para a PMT. A dúvida é se Paulo aceitaria ser vice de Marcos Aurélio. Será?


No papel 

Do grupo de partidos que estavam com Franzé Silva – Rede, Agir, Solidariedade, PMB e Podemos – pelo menos dois devem anunciar formalmente apoio a Fábio Novo nos próximos dias. Formalmente, leitor.


Losane no Republicanos

A coluna ouviu de uma fonte que nunca erra (até agora) que a irmã do ex-prefeito Firmino Filho, Losane Soares Paulo, é o nome do momento cogitado para ser vice de Fábio Novo no PT pelo Republicanos. A ideia é esperar o apoio do MDB, para que a legenda indique o vice do petista, mas caso isso não ocorra – especialmente com o projeto envolvendo Marcos Aurélio Sampaio ganhando apoio – o Republicanos faria a indicação da vice e Losane seria o nome.


Não queremos e ponto final

Uma discreta reunião ocorrida na sexta-feira passada entre a turma do prefeito Dr.Pessoa e a turma de Jadyel Alencar terminou em impasse. O grupo do Palácio da Cidade bateu o pé e não aceita Mainha como presidente estadual. 


E o Gaioso?

Sugeriram, do outro lado, que o superintendente da Saad Leste, Gustavo Gaioso, assumisse o partido. Gaioso apoiou Jadyel na última eleição e faria a ponte entre os dois grupos. Até agora, nada definido. Novos nomes estão sendo ventilados mas a coluna, que não é de aposta, se fosse apostar, diria que Mainha fica. 


Mistura boa

Foi bem prestigiado o Festival Mistura Teresina, organizado pela Câmara de Teresina no final de semana. Teve o primeiro passeio ciclístico, a primeira corrida de rua da Câmara Municipal de Teresina, show, música, espaço pet e segurança. É fato que o presidente da Câmara, Enzoe Samuel, trouxe para sua gestão na presidência uma aproximação maior do Legislativo com as comunidades. O evento sintetiza essa mensagem.


Sonho realizado

De todas as Saads e secretarias que podem ter seus secretários trocados, está mesmo fora da lista a Saad Centro, que soma o maior volume de grandes obras da PMT. Falando nisso, estão 99% finalizadas as obras da Casa da Mulher Brasileira em Teresina. Tocada pela Saad Centro, foi licitada no valor de R$ 5,4 milhões e feita do zero no período de menos de um ano com recursos do Governo Federal. Roncalli Filho disse à coluna que a finalização completa da obra está prevista para o mês de outubro e será entregue, inclusive, com todo o mobiliário garantido. 


JVC e Ismael

A coluna sugere que o leitor não passe apenas o olho nas notas com fotos, e foque nas mensagens incrustradas em várias notas distribuídas nas edições passadas. Uma nota apontava, há algumas semanas, que o ex-senador João Vicente Claudino tem se movimentado bastante para se viabilizar como candidato a prefeito. E segue assim, inclusive com várias conversas engatilhadas pela via da oposição. A coluna chegou a ouvir de uma fonte a possibilidade de uma chapa com JVC na cabeça e o vereador Ismael Silva na vice. Quem sabe...


Sem drama

O burburinho em torno das exonerações assinadas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí na última sexta-feira, sob o comando de Franzé Silva, foi injustificado para quem tem posse das informações de bastidores. Houve o atendimento à acordo firmado com Ministério Público sobre a distribuição de cargos na Alepi, como principal motivo. A ideia é focar nos concursados. Claro que agora, com todo mundo em cargo de comissão exonerado, as novas nomeações passarão por um pente fino. É natural supor que o grupo do próprio Franzé se fortalecerá em detrimento de outros nomes do PT e aliados que seguirão caminhos distintos em 24. Faz parte do jogo.


Cifrada do Balão

Um secretário municipal em Teresina revelou à coluna que tem planos de se ausentar do cargo por volta de novembro, retornando assim à Câmara Municipal. Curiosa, para variar, a coluna quis entender os motivos: algum conflito iminente, o que houve? “Ah, é a verba indenizatória do final do ano que é dobrada e se eu não assumir duvido que o meu suplente divida. Para evitar um balão, como já aconteceu com o vereador X (nome censurado pela colunista para evitar a fofoca), que até hoje espera a parte dele da indenizatória e o suplente nunca deu”. Ah tá...


Foto do dia

Recém-empossada como presidente estadual do Solidariedade Mulher, a empresária Gessy Lima foi uma das estrelas do evento comandado pela secretária de Esportes, Josiene Campelo, a vereadora Fernanda Gomes e o deputado Evaldo Gomes no final de semana. O evento teve o apoio da Fundação 1° de Maio para capacitar politicamente e incentivar uma maior participação de mulheres na política. Gessy é pré-candidata a vereadora na chapa do SDD. O partido trabalha para eleger pelo menos três nomes em Teresina e a filiação de mulheres competitivas eleitoralmente é sempre um desafio. O trabalho de encorajamento da participação feminina deve começar mesmo bem antes.


A frase para pensar

“Eu não tenho a menor ideia de onde fica Kurstsky. Mas, se um dia me proibirem de ir lá, lutarei o resto da vida para ir”, André Gide (1869-1951), escritor francês.