Cidadeverde.com

Coluna 05/09/23

Sílvio Mendes: mais candidato do que nunca

Sílvio Mendes é candidato ou não é? A resposta a essa pergunta muda tudo, na oposição e na situação. O mistério deixa todos os atores desse xadrez em suspenso e a demora compromete a viabilização de um novo nome no grupo que engloba Progressistas, PSDB e União Brasil. Uma fonte bem informada relatou que o ex-prefeito Sílvio Mendes está agindo como mais candidato do que nunca: “Antes, ele dizia que não era tempo. Agora, com a escolha do Fábio Novo no PT e as lideranças do Franzé soltas, Dr.Sílvio está buscando tudo”, disse a fonte, pedindo “pelo amor de Deus, sem meu nome”. Pedido atendido.


Manifesto e visitas

A reunião da última segunda-feira no Progressistas com os pré-candidatos da oposição e a presidência dos partidos definiu que será lançado um manifesto do grupo por Teresina, além do início de visitas e reuniões a partir da próxima semana. Serão visitadas obras das gestões passadas do PSDB e obras que o grupo aponta estarem paradas. “A ideia das visitas foi do Sílvio”, relatou outro político presente no encontro. Mais uma pista.


Fluido

A coluna foi checar a temperatura da candidatura de Sílvio com um importante membro da oposição, que disse o seguinte: “Hoje, mais candidato do que ontem, mas muda muito”. Ah, tá...


Ou sobe ou desce

“Claramente ele (Sílvio) não quer definição nem campanha por agora. Mas, se lá na frente ele comunicar que não quer ser candidato? Vai restar pouco tempo pros outros se viabilizarem”, completou o ilustre político da oposição. A coluna é insistente: “Qual a saída então?”. A resposta: “Que se defina logo, nem que seja para consumo interno”. Tic-Tac...


Recado

A respeito da nota de ontem apontando a irmã do ex-prefeito Firmino Filho, Losane Paulo, como cotada para ser candidata a vice de Fábio Novo em Teresina pelo Republicanos, um ex-secretário de Firmino mandou a singela mensagem à coluna: “Começou a caça aos ‘firministas fujões’. A volta dos que não deveriam ter ido”. 


Ninguém falou comigo sobre isso

Até hoje a coluna de ontem rende. Agora, é a vez de dar voz ao vereador do PSD, Ismael Silva, que foi apontado como potencial vice na oposição, seja de Sílvio Mendes, seja do ex-senador João Vicente Claudino: “Só para registrar, ninguém do grupo dele (JVC) me procurou. Vou me comportando como um mineiro, só observando”, afirmou Ismael. Registrado.


Claude Monet

A coluna vai desenhar alguns pontos da política piauiense pois ilustrações sempre são de mais fácil entendimento:

  1. O candidato do PT é Fábio Novo. Ponto.
  2. Franzé Silva recebeu convites para ser candidato fora do PT. É tentador, mas ele não vai nessa. Fim.
  3. Extra-oficialmente, Franzé não segue com Fábio Novo. Pode acompanhar Marcos Aurélio Sampaio (PSD) ou outro nome na terceira via, alguns até mesmo surpreendentes. Conversas estão acontecendo e nada está fechado. Quem tem tempo, não tem pressa.


Vazio e Cheio

Todos os discursos políticos visam atendar a uma necessidade do eleitor. O discurso vende o preenchimento de um vazio. Qual é o vazio (emocional, material) que o eleitor tem nesta eleição em específico? Essa é a resposta de milhão. A coluna, como sempre, só faz as perguntas.


Campeão de honra

E é claro que toda eleição, como num jogo de futebol ou numa partida de xadrez, tem que ter um campeão. Isso não significa que quem perdeu jogou mal. Fábio Novo e Gessy Lima, em 2020, são exemplos de políticos que aumentaram seu capital eleitoral sem ter levado a vitória nas urnas naquela ocasião. Lições.


Cifrada do Troco

A coluna nega a pecha de ser “leva e traz”, no entanto... A cifrada da edição de ontem (volte uma coluna) trazia um secretário municipal de Teresina que planeja retornar ao cargo na Câmara Municipal em dezembro para evitar levar um “balão” na verba indenizatória que será paga na conta do suplente. Pois bem, leitor. O suposto suplente se manifestou e não deixou barato: “Isso parece mais coisa de quem quer trair o prefeito e tá usando uma desculpa para enganar e pular do barco”, rebateu, eloquente, o suplente. Será? A título de transparência, a coluna informa que editou apenas as partes publicáveis da fala do suplente e está aberta para a tréplica do secretário.


Foto do dia

E surge um novo nome na disputa em Teresina. Ainda para a vaga de vice. A coluna está falando da deputada estadual filiada no MDB e com pé no PSD, Simone Pereira. Duas fontes relataram que alas do PT defendem Simone como vice de Fábio Novo. “No MDB, só o Themístocles que lançar candidatura própria. O ideal seria lançar Simone como vice de Fábio Novo. Uma mulher e assistente social muito competente”, elogiou uma fonte petista próxima a Fábio Novo. Questionado, um articulador do MDB disse que a chance do partido indicar Simone era “zero”. Então tá bom.


A frase para pensar

"Ame a mão que o destino lhe dá e jogue-a como se fosse sua”, Marco Aurélio, foi imperador romano entre os anos de 161 e 180.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais