Cidadeverde.com

Coluna 08/09/23

Encontro de Rafael e Franzé deve selar paz no PT

A coluna, que é apenas uma humilde cronista da vida política piauiense, apurou com fontes que circulam nos corredores da Assembleia Legislativa, a perspectiva de um encontro entre o presidente da Alepi, Franzé Silva, e o governador Rafael Fonteles. A previsão é de que a reunião aconteça entre segunda e terça-feira da semana que vem. Na pauta, a busca por unificar o PT, o que ainda não ocorreu considerando a resistência inegável de Franzé em marchar com Fábio Novo. 


Sozinho, com outro candidato ou com FN

No cardápio de Franzé estão: 1) lançar-se por um partido fora do PT (seria o PSB) - o que é complicado por motivos óbvios; 2) apoiar um nome da terceira via, como Marcos Aurélio Sampaio ou Enzo Samuel. A meta agora é incluir no rol de opções de Franzé a 3) o apoio a Fábio Novo. O que se fala no PT é que ainda persiste a mágoa do presidente da Assembleia, em especial com determinadas falas de Novo proferidas em evento interno da legenda. Os vídeos circularam nos grupos do PT e, ou se esqueceram que estavam filmando, ou não se atentaram para o impacto das falas na já tensionada relação entre as turmas de Franzé e Novo.


Muita água vai rolar

A coluna cometeu a ingenuidade de comentar com um político que “as coisas estavam se assentando” na eleição de Teresina... A resposta: “Agora que começou a passar água por baixo da ponte. Ainda vai passar por cima”. Que coisa!


Alça de mira

A coluna admira (com ressalvas) quatro figuras do mundo das ideias, como o leitor já deve ter notado: Nicolau Maquiavel, Henry Kissinger, Winston Churchill e o imperador romano Marco Aurélio. Mais uma, portanto, de Kissinger, que cai como uma luva no atual estágio da política piauiense: “A arte do gerenciamento de crises consiste em subir as apostas até um ponto em que o adversário não acompanhará, mas de uma maneira que evite a retribuição na mesma moeda”. O homem é um gênio da política mesmo...


De palavra

Chegou em Brasília os seguintes ventos contendo determinadas informações: o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, empenhou a palavra e cumprirá o acordo com Fábio Novo, apoiando-o para a prefeitura de Teresina, a despeito do desgosto que o PDT nacional teve com a desistência de candidatura própria da legenda. Acordo é acordo. Não eram os romanos que diziam: “dura lex, sed lex”? A lei é rigorosa, mas é lei e deve ser cumprida.


O grande truque

É verdade que o 7 de setembro teve bem menos público em Brasília no primeiro ano do terceiro governo Lula do que nos últimos anos do governo Bolsonaro. A data patriótica coincide bem mais com as bandeiras que Bolsonaro levantava, alguém duvida? Mas foi uma festa bem organizada e alegre na capital federal: Zé Gotinha, Ciência, Amazônia e união. Principalmente agora que o presidente Lula viajará para a cúpula do G20 com a reforma ministerial enfim, entregue. Lula fez algo interessante: colocou no início do Governo, ministros e indicados sem sustentação política, como Ana Moser e Rita Serrano, no Esporte e na Caixa Econômica, respectivamente. Dessa forma, quando chegasse a hora de acomodar o Centrão (e essa hora sempre chega em Brasília), o prejuízo político seria contido. Foi o que aconteceu.


Para ler, ver e ouvir

Vocês realmente assistem séries ou só fingem para postar no Instagram? Caso assistam mesmo, a coluna indica fortemente uma série chamada “O Urso” (The Bear) no streaming Star+, com duas temporadas disponíveis. Os episódios são curtos (cerca de meia hora) e o drama meio comédia aborda a história de um estrelado chef que herda uma lanchonete caótica após o suicídio do irmão. O modo intenso e realista de abordar família, rotina insana, a pressão de uma cozinha, a ansiedade, o medo de errar e o luto justificam porque a série é uma das mais aclamadas do público e da crítica. Vamos dar a César o que é de César: “The Bear” é sobre um grupo de pessoas disfuncional, unido, com calos e forças arrebatadoras. Sublime.


Cifrada do Clima Diferente

Há um clima diferente no ar da Câmara Municipal de Teresina. Algo colocado na água dos vereadores, será? O fato é que as conversas e cochichos estão mais silenciosos e reservados. Planos para um futuro próximo de reviravoltas que prometem impactar em 2024. 


Foto do dia

Registro da selfie feita pelo deputado Dr. Vinícius  (PT) com os vereadores Enzo Samuel (PDT) e Aluísio Sampaio (Progressistas). Vinícius disse à coluna: “Estou mantendo o equilíbrio entre os grupos”. De fato, a coluna concorda. E justiça seja feita: quando era pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, Dr. Vinícius frequentava a Câmara de Teresina e fazia eventos com assiduidade. Hoje, não mais candidato, segue com os eventos públicos e sempre que pode, passa na CMT, fortalecendo os relacionamentos. Certo ele.


A frase para pensar 

“Quando quiser algo, nunca o proponha. Faça com que os outros o proponham, oferecendo, inclusive, certa resistência”, Juan Domingo Péron (1895-1974), ex-presidente da Argentina.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais