Cidadeverde.com

Coluna 19/09/23

Base se divide e grupo defende lançar Enzo

Viciados em política, sintam-se contemplados, voltamos à programação normal (apenas com uma simples insolação, após ficar 2h no Sol ouvindo o podcast “Collor vs Collor”). O que, de tão interessante, poderia acontecer no mundinho da política em três dias? Muita coisa. Por exemplo: há um grupo dentro da base governista que vem defendendo duas candidaturas para a prefeitura de Teresina: de Fábio Novo e a de Enzo Samuel? Enzo estaria com desempenho que justifique o fato em pesquisas não divulgadas? 


Respostas? Volte amanhã!

Há nomes fortes que acham a ideia boa? Esses nomes vão levar a mensagem a Rafael Fonteles? O presidente da Câmara de Teresina só sai candidato com o apoio do Palácio de Karnak? Tudo depende de um fator surpresa? Por limitação de espaço, hoje a coluna só publica as perguntas. 


Me chamaram no zap

O deputado estadual Gessivaldo Isaías (Republicanos) quer paz. Ele disse à coluna que está mais alinhado do que nunca com o prefeito Dr. Pessoa. Fez foto e tudo. A presença no almoço da discórdia com os petistas Franzé Silva e Fábio Novo na semana passada, e que trouxe dor de cabeça ao parlamentar, é justificada assim: “O convite para o almoço foi feito a todos os deputados através do grupo do aplicativo WhatsApp”. Então tá bom.


Telefone sem fio

A oposição tem buscado mostrar organização e projeto. Fez reunião na segunda-feira com as bancadas estadual e federal e os líderes dos partidos de oposição. Fato que chamou a atenção dos atentos: Sílvio Mendes, mais uma vez, ausente. A coluna fez o dever de casa e perguntou a um dos presentes o motivo das faltas de Sílvio: “Me parece, o que ele não concorda, ele não vai. Mas nesse evento, muitas falas duras cobrando uma definição. Recado direcionado”. É recado de cá e recado de lá, é ou não é?


Zé Santana 2026!

O leitor acha cedo para começar a pré-campanha de 2026 à Câmara Federal? Os apoiadores do ex-deputado Zé Santana, presidente da Agespisa, discordam da parcimônia, tanto que fizeram um evento grande semana passada. À frente, o vereador Joaquim Caldas, com Vanda, diretora de Enfermagem do Hospital Infantil e Pricila Nascimento, esposa do deputado Vinicius Nascimento. Detalhe: reunião sem pré-candidato a prefeito.


Franzé Federal 2026!

A história de uma candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, ao Senado como compensação pelo apoio a Fábio Novo em Teresina, durou menos do que o tempo de um stories no Instagram (24h, para quem está fora da Terra nos últimos anos). Essa semana só se fala de “Franzé federal”. Por sua vez, os deputados federais em Brasília já estão com a orelha em pé com essa história. A coluna pinçou esse comentário de um nobre parlamentar piauiense: “Agora todo mundo quer ser federal, tá fácil...”. Ciúmes?


Cifrada da Volta por Cima

A política é mesmo dinâmica. Dois ex-secretários que ocupam espaços importantes na gestão municipal em Teresina não vão mais cair, ao contrário do que dizia a bolsa de apostas no mundinho da politica. Descobriram que os dois foram injustamente acusados da lentidão na entrega de ações na pasta em que estão lotados. Para se defender, eles foram atrás de descobrir o motivo da demora e encontraram a culpada. Voltaram a ser fortes. O mundo não gira, ele capota!


Foto do dia

Cronologia é algo interessante na política. No mesmo dia em que se reuniu com o governador Rafael Fonteles, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD) participou de um evento organizado pelo suplente de vereador Júnior Macêdo, do PSD. Era o lançamento do projeto “Gol de Letra”, que vai 15 escolinhas de futebol de todas as zonas de Teresina. Pré-candidatíssimo a prefeito de Teresina, Marcos mantem o nome, frustrando a sonhada união da base em uma candidatura única em Teresina. Também aproveitou para alfinetar, com frase de efeito, os dois campos políticos em oposição: “A nossa cidade precisa de mais do que o feijão com arroz que temos há mais de 30 anos. Teresina merece o filé”.


A frase para pensar

 “As grandes negociatas são como peixes na água: não deixam rastros”, Carlos Menem (1930-2021), ex-presidente da Argentina.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais