Cidadeverde.com

Coluna 20/09/23

Disputa no Republicanos tem nova queda de braço: Jeová, Jadyel ou Gessivaldo

Vamos tentar organizar o caos, leitor. A situação está assim no Republicanos: a turma do Palácio da Cidade defende que o comando do partido fique com o único parlamentar de mandato da sigla no Piauí, o deputado Jeová Alencar. Para tanto, haveria apoio do grupo do senador Ciro Nogueira em Brasília, com influência no Republicanos. Jeová apoiou Sílvio Mendes em 2022, e seus laços com o grupo de Ciro ainda são firmes. Eles alegam que a “quase ida” dos deputados Flávio Nogueira e Flávio Jr do PDT para o Republicanos – que não se concretizou, já que eles terminaram no PT – mostra que não é possível confiar em promessas de filiação. Ou está dentro ou está fora.


Não seja por isso

Já a turma do deputado federal Jadyel Alencar alega o seguinte: Jadyel já teria obtido a carta de anuência para sua saída do PV sem contestação jurídica do mandato e, portanto, está com os dois pés dentro do Republicanos. Um deputado federal é o que todo partido busca já que isso significa mais recursos do Fundo Partidário, mais tempo de TV e rádio e, claro, mais força nas barganhas políticas com o governo da vez em Brasília. Assim, Jadyel leva.


Vamos buscar o consenso, irmãos

Nomes para a presidência do Republicanos? Há forte movimento para que o comando fique com o ex-superintendente da Saad Sul, Alipio Paiva, que já foi próximo a Jeová e hoje é braço direito de Jadyel. Mas há também a ala raiz, que quer o retorno do pastor Gessivaldo Isaías como nome de consenso. O martelo será batido hoje em Brasília.


Plantão Médico

Falando em Dr.Pessoa, o prefeito ajudou um passageiro que passou mal durante o voo Teresina-Brasília, na madrugada de terça para quarta-feira. Segundo fonte do staff da equipe do prefeito, ele anda sempre com o aparelho de aferir pressão e demais equipamentos médicos. O passageiro está bem e o prefeito, em solo na capital federal. 


Ponte aérea

Falando nisso, estão em Brasília nesta quarta-feira, o deputado Evaldo Gomes, com o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu. Agenda com a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu. Também na capital federal, o vereador Enzo Samuel, com agenda junto ao presidente nacional do PDT e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. E, sem contar, o prefeito Dr. Pessoa com os deputados Jeová Alencar e Gessivaldo Isaías na reunião com Marcos Pereira no Republicanos. Conclusão: quem tem seu partido, que cuide. A concorrência não perdoa.


Caríssimo

“A fase de campanha do pré-candidato (a) X está no planejamento $$$. Não vejo interesse nesse momento no apoio dos vereadores. Muito caro”, disse um político por dentro das coisas, à coluna, sobre os motivos pelos quais o pré-candidato a prefeito de Teresina apoiado por ele não está buscando interlocução com os vereadores. Entendido...


Pressão no PT

Um grupo bem articulado de mulheres do PT vai atuar, e forte, para que o vice de Fábio Novo em Teresina seja uma candidata. Um ato, com lançamento de carta aberta, deve acontecer nos próximos dias, com o reforço de entidades que argumentam pró-igualdade de gênero na política. Em breve, a coluna trará detalhes também sobre os nomes femininos que podem ocupar o espaço. Como se sabe, as alas identitárias do PT entendem de fazer barulho e movimentar a opinião pública.


Ilustre leitor

A coluna sempre se dirige a esse interlocutor velado, o tal “leitor”. Pois bem. Para provar que não é só história, a coluna mata a cobra e mostra a foto. Um dos dois ou três gatos pingados que leem essa humilde cronista da política piauiense é o vereador Markim Costa. A coluna obteve o registro do parlamentar, no plenário da Câmara Municipal, com a tela que não deixa mentir. Audiência qualificada, que chama?


Cifrada do Apoio Misterioso

Um político de Teresina com forte atuação entre os evangélicos tem buscado ponte com o pré-candidato do PT, Fábio Novo. Até aí, tudo mais ou menos bem, apesar do partido do político ter o próprio candidato a prefeito da capital... Um interlocutor, que prometeu fazer a ponte, achou curiosa a condição para o apoio a Novo: “Disse que quer fazer uma reunião com pessoas ligadas a ele, mas com muita discrição”. Apoio secreto? A coluna é do bem e torce para que não vazem fotos da reunião secreta do político, mas se vazar, o leitor pode encaminhar pra cá sem problema nenhum.


Método socrático

A política navega entre o pragmatismo e a utopia, razão e emoção, desejos e possibilidades... Se formos analisar a política pela vertente racional, a função do governo é apenas uma: maximizar o apoio político. Por que? Para se reeleger. Para que servem as eleições? Selecionar um governo. Dessa forma, o que os políticos precisam fazer? Ora, fazer os eleitores perceberem os benefícios que receberam, já que apenas os benefícios dos quais os eleitores estão conscientes podem influenciar seus votos. É o poder da comunicação. E não é pouca coisa.


Foto do dia

O espaço do Bioparque Zoobotânico, em Teresina, precisa ser melhor aproveitado, é fato. A constatação também é feita pelo vereador Venâncio Cardoso, que visitou o local na última semana. “O espaço é vivo e inclusivo, perfeito para práticas esportivas ao ar livre com segurança, para a terceira idade e para pessoas com deficiência, que compõem as três grandes pautas que trabalho no meu mandato”, destacou Venâncio, acrescentando que as pessoas com deficiência podem fazer terapias, como equoterapia, com os animais do Zoobotânico. Boa ideia.


A frase para pensar

“Você assa o pão com a farinha que tem”, ditado popular dinamarquês.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais