Cidadeverde.com

Coluna 25/09/23

Melou o acordo da mudança de comando do PSB

No frigir dos ovos, o PSB parece que vai ficar onde está mesmo, ou seja, na base do governador Rafael Fonteles e não no Palácio da Cidade. A coluna apurou que o presidente nacional, Carlos Siqueira, não gostou nada da divulgação antecipada de que haveria mudança de comando no Piauí e teria mandado um zap, mais ou menos assim: “Não se faz acordo pelos jornais”. Xiii. “Vamos dizer que melou um pouco”, resumiu uma fonte que estava fazendo parte das conversas sobre o PSB e o grupo do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.


Ou vem os peso-pesados, ou vamos descartar

“Além disso, muita gente que não tem nada a ver se metendo”, completou a fonte, em uma alfinetada que a coluna não faz a menor ideia do destinatário. No reverso da moeda, a cúpula nacional do PSB quer o que todo partido deseja: eleger um federal. Para tanto, precisa saber quem, de peso, vai se filiar, incluindo o prefeito. Como a turma do Palácio prefere ficar mesmo com o Republicanos, a história tende a permenecer em banho-maria até segunda ordem.


A nata

No final de semana, o aniversário da deputada estadual Simone Pereira (MDB) foi prestigiadíssimo e, claro, rolou muito papo da eleição de Teresina. A coluna infelizmente não foi convidada, mas conversa muito com quem, felizmente, foi. Segue breve resumo, apenas das partes publicáveis, claro. Falando na aniversariante, a deputada Janaína Marques lembrou no discurso que Simone Pereira já trabalhou como assessora dela em projetos da área de assistência social nas cidades de Joca Marques e Luzilândia, quando Janaína foi prefeita, e até de cerimonialista no aniversário de um filho da então prefeita. “E agora somos, nós duas, deputadas”, relembrou Marques, para as palmas generalizadas dos presentes sobre a trajetória de Simone.


Deputados 3 x 3 Magistrados

Teve de tudo no jogo entre os times Magistrados x Deputados no final de semana em Teresina. Tudo mesmo, incluindo o deputado Hélio Rodrigues que atuou como churrasqueiro: “O Ziza comprou a picanha e o Hélio tomou os espetos do churrasqueiro da Amapi, fazendo média com os homens”, brincou uma fonte. 


Vaquinha

Tudo começou no grupo de Whatsapp para organizar o jogo e dividir as despesas. Teve suplente reclamando que a conta estava salgada. Resposta: “Deixa disso, você é tratado como deputado...”. O jogo foi um dia depois do aniversário da deputada Simone Pereira, o que mostra a excelente forma física dos parlamentares para aguentar o rojão de sair da festa 2h da madrugada e chegar na partida 8h30 do domingo.


Altamente competitivos

Os deputados ficaram surpresos com os magistrados, incluindo desembargadores: “Os homens são altamente competitivos”, disse um dos jogadores à coluna. A partida ficou no 3 a 3. Para o presidente da Assembleia, Franzé Silva, foi um “empate com gosto de vitória”: “Muito orgulho com esse resultado na casa do adversário”, escreveu Franzé em mensagem aos deputados no final da partida. O time tinha nomes como Fábio Abreu e Luciano Nunes. Eclético.


Quem brilhou

A parte técnica do jogo ficou com Tiago Vasconcelos e Gil Carlos. Tiago, que tem larga experiência na área, fez uma substituição que os deputados consideraram decisiva no momento em que o time estava perdendo de 2x1: “O Ziza fez a diplomacia com os magistrados, porque perdeu um gol só ele e a trave. Aí o Tiago tirou o Ziza e colocou o Marden (Menezes) no ataque. O Flavinho (Nogueira) e o Felipe (Sampaio) tinham jogado no dia anterior, no time dos médicos, e fizeram bom desempenho”, resumiu um informante à coluna. 


Vamos ter que intervir

A coluna realmente queria noticiar apenas fatos que trazem harmonia para o PT, mas fica para outro dia. Em São Raimundo Nonato, petistas já falam em intervenção: “Temos um pré-candidato, filiado ao partido, Isaías Neto, uma prefeita e o líder do partido na Câmara. E o encontro do PT decidiu apoiar a oposição, vai ter intervenção”, resumiu um petista com assento na Executiva estadual, que se reunirá na próxima terça-feira para falar desse e de outros assuntos.


Cifrada do Calendário

Um polêmico político presente no aniversário da deputada Simone Pereira no final de semana estava animado além da conta. Foi preciso separar pelo menos três princípios de brigas do ilustre personagem, que sempre chama a atenção por onde passa. Dentre as brigas evitadas, a primeira foi quando ele defendeu seu pré-candidato a prefeito de Teresina. Um secretário estadual de alta patente chegou bem na hora e disse: “Anote bem aí que dia é hoje”. A turma aguardou para ver aonde ele ia chegar. “Porque hoje, é hoje, que eu lhe garanto que o Fábio Novo vai ser o novo prefeito de Teresina”. Pra quê... Quase iniciou-se uma briga com o político que defendia obviamente outro nome. A turma dos bombeiros atuou para amenizar e logo em seguida os dois estavam em conversas apaziguadas e agradecimentos mútuos, em meio a abraços. Ufa!


Ilustre leitora

Só deu ela na coluna de hoje, o leitor deve ter percebido. A aniversariante da semana, a deputada Simone Pereira (PSD), é bastante querida pelos colegas e foi flagrada em registro no gabinete na Assembleia Legislativa do Piauí, lendo a coluna entre um intervalo e outro de uma agenda recheada de compromissos. Simone, é nome cotadíssimo como vice de Fábio Novo na PMT: “Une o MDB, o PSD e até o Robert Rios porque a Simone é tia da esposa de Robert”, resumiu uma fonte. O vice-prefeito da capital, inclusive, era um dos presentes na comemoração. Mas (sempre tem um “mas”) o PSD tem um candidato a prefeito, Marcos Aurélio Sampaio, e espera ser contemplado com a vaga de senador para Júlio César em 26. Uma fonte presente no aniversário, se meteu no meio da conversa, e deu seu palpite: “Acho que isso não tem nada a ver, 2026 é outra eleição”. Claro que, se Simone for vice, como assistente social que é, deve ter como acordo assumir a secretaria municipal de Assistência Social... É só uma hipótese!


A foto do dia

Realmente, os deputados Evaldo Gomes e Dr. Vinícius Nascimento têm energia, isso ninguém pode negar. Depois de serem alguns dos nomes mais animados na festa de aniversário de Simone Pereira (e olha que a concorrência era pesada), os dois decidiram estender a animação para o dia seguinte, no jogo Flamengo x São Paulo, na casa de Evaldo. Dr. Vinícius é Fábio Novo de carteirinha e Evaldo ainda não entrou no barco de Novo. A coluna tem certeza de que no intervalo do jogo os dois não falaram nada sobre o assunto, foco na partida! Por sinal, grupo de partidos, incluindo Solidariedade e Partido da Mulher Brasileira, devem ter conversas decisivas com Fábio Novo para fechar apoio essa semana.


A frase para pensar

“Se puder, conheça o Triunfo e o Desastre. E trate esses dois impostores da mesmíssima maneira”, Rudyard Kipling, escritor e prêmio Nobel, no poema “If”, escrito em 1895 no estilo do estoicismo vitoriano.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais