Cidadeverde.com

Coluna 28/09/23

O plano B do PSDB de Teresina

Quem não tem um plano B na política, está nadando em mar aberto sem bote salva-vidas – o que a coluna desconfia ser uma péssima ideia. Todo mundo viu o encontro do ex-deputado Luciano Nunes, o ex-secretário Charles Silveira, com o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel, e os vereadores Evandro Hidd, Aluísio Sampaio, Leonardo Eulálio e Edson Melo. Mas o que o pessoal não viu, e a coluna só ouviu falar, foi do encontro depois, às portas fechadas, quando o povo foi embora. 

______________________________________________________________

Nunca se sabe o dia de amanhã

Uma panelinha reduzida e influente sentou com Enzo e Charles e, segundo apuração da coluna, ficou no ar possibilidades de composições eleitorais de grupos aparentemente distantes. Aparentemente, leitor. Para os inteligentes, não é preciso ser explícito para se fazer entender. 2024 promete surpresas e Luciano Nunes busca um plano B. Será?

______________________________________________________________

Jadyel, linha a linha

Em entrevista para a coluna, o deputado federal Jadyel Alencar foi pragmático e deu alguns recados. A fala é um pouco longa, mas muito elucidativa, vale conferir linha a linha: “Após resolver essa situação do PV ficou validado com a presença do presidente Marco Pereira, do líder Hugo Mota e do prefeito Dr.Pessoa, da minha pessoa, deputado Jeová e Gessivaldo: um compromisso do Republicanos e de ambos os grupos. O prefeito Dr.Pessoa tem o direito de concorrer à reeleição pelo Republicanos e nós vamos conduzir da melhor forma possível. Estou muito tranquilo. O presidente Marcos Pereira é um homem de muita palavra e desafiou no ‘Roda Viva’ essa semana que alguém da política brasileira tenha visto ele descumprir a palavra dele. Estamos muito seguros”.

______________________________________________________________

A vaga do TCU

Caso o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, seja o escolhido pelo presidente Lula para a vaga de ministro do STF (ele está em terceiro na bolsa de apostas, após Flávio Dino e Jorge Messias), surge uma nova vaga para o mundo político nessa Corte de decisões importantes. A possível vaga no TCU fez uma fonte da coluna lembrar um fato ocorrido quando o ministro Wellington Dias enfrentava um fogo cruzado pesado do centrão no Ministério do Desenvolvimento Social.

______________________________________________________________

Um pulo lá longe

Alguns petistas sugeriram que Wellington poderia tentar uma vaga no TCU. “Ele (Wellington) deu um pulo!”, revelou a fonte, citando uma postura atribuída ao ex-presidente Getúlio Vargas: “Quando o Getúlio queria ‘arquivar’ alguém da política, mandava pro TCU. O Wellington não tem esse perfil, luta noite e dia para subir e depois do Fernando Haddad e do Camilo, ele está no páreo, com Rui Costa e outros do PT para a presidência da República, quem sabe”, analisou uma fonte.

______________________________________________________________

Não conta para ninguém

A torcida pela deputada Simone Pereira (MDB) ser a vice de Fábio Novo está forte no PT. A recomendação é evitar falar muito no assunto, justamente porque já ter um vice posto diminui bastante a atração de aliados. Uma petista admitiu à coluna que a chapa já teria um mote, incluindo até o secretário de Segurança, Chico Lucas no meio: “Vai ser a pauta de segurança pública a partir da arte, cultura e assistência social. Em sintonia com o policiamento da alçada do Estado, onde Chico Lucas tem se destacado na aprovação da opinião pública”. 

______________________________________________________________

O grande dia

Expectativa grande para o evento do dia 07 de outubro em que o grupo do Governo lançará Fábio Novo como pré-candidato a prefeito do PT na capital. O objetivo é simples: mostrar as credenciais, força e união. Uma turma de petistas gostaria que o evento tivesse a presença da presidente nacional Gleisi Hoffman, mas ela estará em uma agenda em Minas Gerais no dia. Outros petistas preferiam que o evento fosse dia 13, a data com o número do partido. Com Gleisi, ou sem Gleisi, com 13 ou não, o evento será um divisor de águas para saber quem está dentro e quem está fora do barco de Fábio Novo. Espera-se Franzé Silva no palanque, aliás. No registro abaixo, Fábio Novo contabilizando o apoio do PMB, chapa organizada por Tiago Vasconcelos - fato antecipado no início da semana pela coluna.

______________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Política é assim: todos se conhecem e ninguém confia em ninguém. Então, como tratar os amigos? Como se eles pudessem a qualquer momento se tornar seus piores inimigos. E, para os inimigos, deixe a porta meio aberta para uma eventual reconciliação. O prazer da vingança é passageiro e você pode terminar transformando em inimigo aqueles que poderiam lhe obedecer, sendo tão dóceis como uma criança.

______________________________________________________________

Ilustre Leitor

Que computador que nada, o empresário Pedro Henrique, conhecido como Pedro da Favorita, parou foi no meio de uma agenda com a deputada Bárbara do Firmino, durante a noite, para se atualizar com a coluna no celular. O homem tem gastado sola de sapato e é visto como o pré-candidato a vereador mais próximo do clã de Bárbara. Resumindo: a ciumeira na oposição é grande. Com tendência a se filiar ao Progressistas, é nome competitivo na disputa por uma das 29 vagas de vereador na capital e tem uma boa puxadora de votos, é ou não é?

______________________________________________________________

Cifrada Onde o Calo Aperta

“Ele (a) quer ser prefeito (a), mas não quer ser candidato (a)”, alfinetou um aliado (são os aliados que sabem onde o calo aperta) de um (a) pré-candidato(a) a prefeito(a) de Teresina sobre as atitudes que o político vem tendo nas últimas semanas. 

______________________________________________________________

Foto do dia

A coluna é acostumada a acompanhar como se dão as posses de comissões na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, mas a do advogado empresarial Mário Basílio destoou das demais: bastante prestigiada, parecia posse de secretário estadual. Mário é o novo presidente de uma comissão estratégica, a de Petróleo, Energia e Mineração. O foco do advogado será capacitar a advocacia nos setores de energia, principalmente nas renováveis e hidrogênio verde. Transitando bem, preparado e discreto, Mário Basílio é um dos nomes mais próximos ao núcleo duro do Palácio de Karnak e é visto no mundo jurídico como figura em ascensão, podendo até mesmo ocupar espaços privilegiados em um futuro próximo.

______________________________________________________________

A frase para pensar

Quer subir no mundo? [...] Precisa arriscar enquanto os outros se divertem. Deseja ter fama de coragem? Precisa arriscar a vida”. Winston Churchill, ex-primeiro-ministro do Reino Unido de 1940 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e novamente de 1951 a 1955.