Cidadeverde.com

Coluna 04/10/23

Ameaça de tiro escala tensão entre vereadores em Teresina

Proibir que os vereadores entrem armados na Câmara de Teresina ou colocar um detector de metal têm sido as soluções aventadas por alguns vereadores para resolver o Deus nos acuda na Câmara de Teresina após a sessão da última terça-feira com uma discussão pública, testemunhada por dezenas de pessoas, entre os vereadores Markim Costa e Roberval Queiroz. Ambos dividem indicações nas Saads Sudeste 1 e 2. Eles só não dividem os contratos da pasta. O que as fontes alegam é que um dos lados quer repartir tudo por três (além de Markim, o vereador Alan Brandão divide com ele o comando das pastas). Outro lado, não quer. Impasse.

___________________________________________________________

Do nada

O imbróglio ocorreu na hora do cafezinho dos vereadores e teve diversos momentos de tensão, segundo várias testemunhas ouvidas pela coluna. Quando Roberval e Marquim sentaram em uma mesa afastada, os vereadores presentes relatam terem sido surpreendidos: “Do nada começaram os gritos”, contou um vereador, em reserva. O vereador Zé Filho e um funcionário da Câmara entraram para apaziguar. Tudo resolvido? Claro que não.

___________________________________________________________

Um tiro?

Depois de um tempo, com a sessão já transcorrendo, voltou a confusão e dois vereadores relataram à coluna terem ouvido em voz alta: “Te dou um tiro”. Foi aí que o vereador Gustavo de Carvalho atuou para que a fala ficasse apenas no excesso de verborragia. Para o leitor que pode considerar tudo um exagero retórico, em 1963, o então senador Arnon de Mello (pai de Fernando Collor) disparou contra um adversário, errou o alvo e acabou por matar o colega José Kairala. Política é a resolução dos conflitos através das ideias e não daquele que é o mais forte. Não custa lembrar. 

___________________________________________________________

Agir dentro do PSD

Do grupo de partidos que estavam apoiando o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva, a perspectiva é que uma das chapas de vereador – a do Agir – seja diluída dentro do PSD, sob o comando informal do deputado Georgiano Neto (MDB), que tem atuado para fortalecer a chapa proporcional do partido em Teresina.

____________________________________________________________

Vai ou racha

Os esforços para organizar um grande evento em prol de Fábio Novo no próximo dia 07 de outubro, tem feito com que pelo menos três vereadores já tenham sido chamados para conversas na sala gelada. Por ora, ninguém fez anúncio oficial de nada, mas a ideia é de que o ato político seja recheado de adesões para mostrar as credenciais do QG (Quartel-general) petista.

____________________________________________________________

Eu avisei

Longe de ter bola de cristal, a coluna tem suado pacas para conseguir antecipar os fatos do mundinho da política piauiense. O leitor soube primeiro aqui que Maura Assunção, indicada da vereadora Pollyana Rocha (PV) na secretaria municipal de Economia Solidária, deixaria o cargo. Pois é, aconteceu. No lugar dela, assumiu Igor Leite, indicado da vereadora Teresina Medeiros. Pollyana é próxima politicamente ao presidente da Câmara, Enzo Samuel. Ou seja... Em tempo: Hoje o empresário Iran Felinto, que comanda a Semdec, deve definir sua permanência na pasta. Ele é indicado de Markim Costa.

____________________________________________________________

Captura En Passant

Caso se confirme a saída de Iran (ou ida do gestor para outro espaço), o prefeito Dr. Pessoas faz mexidas políticas que trazem pelo menos dois novos nomes para sua base de sustentação na Câmara de Teresina (Teresinha Medeiros e Leonardo Eulálio). Isso ocorre justamente no momento em que o Orçamento Geral do Município está perto de chegar no Legislativo e quando os vereadores têm dado mostras de uma certa independência que pode extrapolar questões sensíveis. No xadrez, chamam isso de ataque a descoberto. Um contra-ataque é deixar que levem uma peça valiosa sua para arrastar o oponente a uma posição desfavorável e levar à vitória. A coluna é uma estudante nível 1 de xadrez. Os mestres são eles...

____________________________________________________________

Não aceitamos e ponto final

As reuniões da Executiva estadual do PT são sempre bastante interessantes. Por exemplo, a última reunião decidiu não aceitar a filiação de dois prefeitos, por unanimidade: o de Agricolândia, Ítalo Alencar, e o Sebastião Barros, Pablo Carvalho. No caso de Ítalo, o motivo alegado é o de que na cidade o PT local já tem candidata, Dra. Janete Barradas, viúva do ex-prefeito Dr. Barradas. A justificativa foi a mesma para Pablo, pois o vereador Élson Guedes já tem sua candidatura posta pelo PT local. O partido pode rever a decisão depois de recados do andar de cima? Quem sabe... 

____________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Nossa energia vai para onde vai nossa atenção. Uma regra simples é “deixar para lá”. Poucas, muito poucas coisas na vida valem o aborrecimento e a maior parte daquilo que se leva a ferro e fogo, poderia perder a importância se fosse simplesmente desprezada. Ou como já disse Epicteto: a regra mais importante da vida é saber suportar todas as coisas. Fazer bom uso do que está ao seu alcance e aceitar o resto conforme acontece.

____________________________________________________________

Ilustre Leitora

A coluna tem leitores... e tem leitores (ênfase na última categoria). Nesse ramo dos peso-pesados intelectuais está a professora Monique Menezes, superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc). Mestre e Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ e especialista em Concessões e Parcerias Público Privada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP/London School of Economics, Monique fez parte da gestão do ex-prefeito Firmino Filho. Ou seja, é daqueles quadros técnicos, cujas habilidades ultrapassam vieses político-ideológicos. É discreta, mas efetivamente reconhecida pelos seus pares como uma das pessoas que fazem acontecer na gestão Fonteles.

____________________________________________________________

Cifrada da Proposta Transparente

Um vereador com fama de sincerão mandou, através de um interlocutor, um recado para o lado de um competitivo pré-candidato a prefeito. “Se me der o que eu tenho na Prefeitura (de Teresina) eu declaro apoio amanhã para ele”. A coluna ficou curiosa para saber a resposta de tão transparente proposta: “Ainda estou esperando”. Ressalva importante: o parlamentar não quer saber de propostas tendo o futuro como condicionante: “O futuro não elege ninguém”. E completou: “Adesão só serve cedo, porque quanto mais gente tem de um lado, menos coisa ele tem pra dar”. Faz sentido.

____________________________________________________________

Foto do dia 

E não é que o deputado Jeová Alencar pegou o mesmo voo rumo a Brasília com outro político de mesmo sobrenome, no caso, Jadyel Alencar? Coisas do destino, sentaram na mesma fileira, segundo um informante da coluna no mesmo voo. Mas os caminhos eram diferentes. Jeová participou de encontro nacional do Republicanos, junto ao presidente Marcos Pereira e apresentou as prioridades de crescimento do partido na capital. No entorno do Palácio da Cidade, fortalece-se a percepção de que pelo menos até o final da eleição a sigla será a casa do grupo de Dr.Pessoa e dos vereadores e suplentes que disputarão a eleição de 24 sob o abrigo da legenda.

____________________________________________________________

A frase para pensar

"Então o universo não é exatamente como você pensava. É melhor você reorganizar suas crenças, então. Porque você certamente não pode reorganizar o universo.", Isaac Asimov, escritor norte-americano, considerado um dos mestres da ficção científica.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais