Cidadeverde.com

Coluna 13/10/23

Adesão de ex-secretário a Fábio Novo fica para depois

O presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987–1988, que inaugurou a nova ordem democrática, Ulysses Guimarães, dizia que o fato era a maior autoridade da política. E o fato é que o ex-secretário municipal de Teresina, aguardado para aderir à candidatura de Fábio Novo, resolveu adiar. Ele tinha uma reunião na quarta-feira, às 15h30, com Novo. Mas foi visto por informantes da coluna, às 14h30, na antessala principal do Palácio da Cidade. Terminou não aparecendo no encontro das 15h30... Pé no freio do asfalto!

_____________________________________________________________________

Problema direto do futuro

Independente disso, os governistas acreditam que a adesão do nome que ainda integra a gestão de Dr.Pessoa é só questão de tempo. Dessa forma, além do Solidariedade e do PDT, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), presidido por Tiago Vasconcelos, seria opção para filiação do ex-secretário. Só tem um “porém”... Os filiados aos partidos, aceitam? “Uma pessoa boa, mas sem condições de vir para o grupo”, avisou um filiado a um dos partidos citados. Outra fonte, fez coro: “Passando aqui pra avisar que o colega tem chance zero de entrar”. Esse é um problema do dia de amanhã, não é mesmo?

______________________________________________________________________

A dúvida sobre o PL

Na próxima semana, uma definição sobre o destino do PL deve, enfim, sair. O vereador Leonardo Eulálio terá autonomia para comandar o diretório municipal em Teresina e assim formar a chapa do partido junto ao Palácio da Cidade? Os vereadores e suplentes acreditam que a máquina da PMT tem força para eleger, tranquilamente, dez vereadores em duas chapas de partidos médios que possuem fundo eleitoral – caso do PL e do Republicanos, e mais um vereador em um partido pequeno.

______________________________________________________________________

Nominata

A coluna citou que a nominata do Republicanos já havia saído, o que fez uma fonte provocar: “Cadê os nomes?”. Não seja por isso. Segue abaixo. O leitor é inteligente e basta prestar atenção em quem é quem.

______________________________________________________________________

A campanha importa?

“Calma, ainda não começou a campanha”, ou “Na campanha é diferente”, dizem os políticos quando traçam planos para eleição. As campanhas são isso: um diálogo com o eleitor com o objetivo de persuadi-lo a votar em determinado candidato e a rejeitar seus adversários. O consultor alemão Albrecht Müller dizia que as vitórias podem ser feitas. A verdade é que cada vez mais o eleitor decide quanto mais perto chega do dia da eleição. Ou seja, mais pessoas ficam disponíveis para as influências de campanha. 

______________________________________________________________________

Sim, mas depende muito

Quando era criança (faz tempo...) a colunista não tinha paciência para “TV Colosso” e gostava mesmo era de assistir ao horário eleitoral gratuito. Pegou gosto! Aprendeu que as campanhas são os períodos de maior fluxo de informações. Os eleitores ficam mais conscientes dos estados de variáveis fundamentais, como a segurança e a economia, para decidir o voto. Apesar disso, durante a campanha, a conversão de votos é pequena. O que vale mesmo é conseguir mostrar ao eleitor de onde ele pertence. Em corridas com adversários próximos, é fator decisivo.

______________________________________________________________________

A candidata em Pedro II

O assunto de sempre da coluna: eleição, quem tem o apoio de quem, etc. Em Pedro II, fontes informam categoricamente que a candidata da base governista é a ex-prefeita Neuma Café. Há um impasse, é verdade, sobre a elegibilidade de Neuma. Mas com o apoio do governador Rafael na votação das contas de sua gestão na Câmara Municipal, ela deve ter maioria a seu favor como no último placar apurado, e deve manter-se no páreo. Neuma conta com alguns apoios importantes, além do óbvio, que é o do governador Rafael Fonteles: os deputados Francisco Limma e Dr. Francisco, do PT, e Tiago Vasconcelos (MDB).

______________________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Se você precisa explicar algo, considere que já perdeu. As pessoas ao seu redor precisam saber quem você é, até onde está disposto a ir e as consequências de não segui-lo, tudo isso sem que você precise abrir a boca. O importante é o resultado. Claro que algumas regras podem ser quebradas para se alcançar a meta desejada. Lembre-se de que basta vencer e você não vai precisar dar satisfações.

______________________________________________________________________

Cifrada do Gostinho da Política

Um ex-secretário municipal pode ter deixado o cargo recentemente, mas não deve deixar a política. O jovem ex-gestor está no ponto para disputar a eleição. Pode até ser que saia candidato em 24, mas o foco mesmo é a eleição de 2026. Sim, para deputado federal. Tem apoios de peso, da família, e de grupo empresarial forte.

______________________________________________________________________

Para ler, ver e ouvir

Servidos de algo mais leve? O leitor vai se deliciar então com “O chamado da coragem”, de Ryan Holiday (240 páginas, Intrínseca). O título é autoexplicativo: histórias de coragem, do passado, e de hoje. O autor mostra como é verdade que ninguém fez nada que importasse no mundo sem irritar os outros. Mas, é como disse Cícero: “Deixe que os outros se preocupem com o que dirão sobre você, eles dirão de qualquer jeito”. É daqueles livros para grifar cada página.

______________________________________________________________________

Ilustre Leitora

O leitor sabe que essa coluna é escrita (pasmem!) por uma mulher, e há muitas leitoras mulheres, políticas ou não. Sendo assim, a coluna está alegremente satisfeita pelo fato da secretária estadual de Esportes, Josiene Campelo, ter conseguido cinco minutinhos de uma vida corrida como nunca para acompanhar as humildes crônicas políticas escritas por aqui. Ela tem tocado projetos importantes na secretaria, como a parceria-público privada do estádio Albertão, em Teresina, além de ter concretizado a reabertura do Verdão. É a prova de girl power!

______________________________________________________________________

Foto do dia

Alguém aqui duvida que a educação promove a ascensão social? Dito isso, ressalva-se a importância do projeto da Câmara Municipal de Teresina, para ajudar na preparação de alunos ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. O Cursinho Solidário Aprova OAB  é realizado através da Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho, e abre inscrições a partir de segunda-feira (16), de forma presencial e online. “O cursinho é uma forma de tornar real o sonho da aprovação no exame da Ordem, proporcionando a entrada efetiva do estudante no mercado de trabalho como advogado”, explicou o presidente da Câmara, Enzo Samuel, que é também advogado e sabe da importância da preparação para o exame da Ordem.

______________________________________________________________________

A frase para pensar

“O segredo do êxito é dado pela sinceridade e pela honestidade. Quem consegue simular isso se dá muito bem na vida”, Grouxo Marx (1890-1977), comediante americano.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais