Cidadeverde.com

Coluna 16/10/23

Climão, “faca no pescoço” e chapa nova na oposição

Comenta-se na oposição que a chapa com o ex-prefeito Sílvio Mendes e o vereador Ismel Silva é uma possibilidade que o senador Ciro Nogueira (Progressistas) considera bastante. Aí fica a pergunta: para onde iriam Bárbara do Firmino e Luciano Nunes, já que na chapa majoritária só cabem duas pessoas? O silvistas (apoiadores de Sílvio) também avaliam que os eventos públicos de Bárbara, em especial o último, são uma espécie de “faca no pescoço”. 

__________________________________________________________

O evento era dela

Uma fonte que orbita as altas esferas resumiu com essas palavras o ponto de vista de parte da oposição: “Não foi um evento qualquer, foi um evento de candidata. E o combinado era não ter evento isolado, de um só candidato. Ela convidou os outros dois, mas claramente era um evento dela, com slogan, jingle, adesivos da pipa…”. Xiii...

___________________________________________________________

A pergunta que não quer calar

Resumindo, a grande questão do grupo oposicionista é o efeito colateral da decisão da chapa majoritária para disputar a prefeitura de Teresina. “Não é como no ano passado, em que ninguém acreditava na possibilidade de Sílvio não ser o candidato. Existem outras variáveis. Bárbara é deputada, tem o nome de Firmino, tem boas intenções de voto. Como reagiria ficar fora da cabeça de chapa?”, questionou a fonte aos ouvidos da colunista. O leitor arrisca responder?

___________________________________________________________

Beleza, e a gente fica como?

Vamos ao outro problema: o PSDB tem nome em Teresina, aceitaria ser coadjuvante como em 2022? Sem nenhuma participação nas vagas de majoritária? Sem chapa de proporcionais? Para onde iria o grupo do PSDB? Tudo isso cerca a decisão do candidato desse grupo. Perguntas que pairam no denso ar respirado na oposição nesse momento.

___________________________________________________________

Esqueça

Não pergunte os motivos à colunista, mas o nome da empresária Cláudia Claudino não é mais opção para ser candidata a vice-prefeita na chapa de Fábio Novo. Interlocutores do ex-senador João Vicente Claudino viam maior diálogo com o deputado Franzé Silva, no PT. Como se sabe, o candidato petista é Fábio Novo, portanto...

___________________________________________________________

Vai com o Novo

A colunista assina os seguintes serviços de streaming: Netflix, HBO, Apple TV, Star +, Disney e Prime Video (pois é, falta só tempo para assistir...). Mas enredo, emoção e novidade mesmo têm é a política, em especial a do Piauí. Por exemplo, aguarda-se para os próximos dias a adesão de quatro vereadores ao pré-candidato Fábio Novo. A coluna tem os nomes em mãos, mas por pedido de reserva (“pelo amor de Deus não publica”, mais ou menos nesses termos) irá segurar mais um pouco. São surpreendentes. 

___________________________________________________________

Tenha fé

O curioso é que esses vereadores integram um importante grupo político que lhes oferece um robusto guarda-chuva. Dessa forma, a adesão seria, digamos assim, oculta? “Vão fazer os acordos mas só devem declarar no final do ano”, antecipou um vereador à coluna. Bom, a coluna é 100% pacífica e torce para que os nomes dos parlamentares sejam guardados a sete chaves até dezembro...

___________________________________________________________

Você não escolhe o lugar

Há muitos lugares para se ocupar na política, mas diferente de um jantar com cadeiras marcadas, nesse restaurante não se pode sentar onde se deseja. O que se diz, o que se é e acima de tudo, como se diz, constroem a imagem percebida de um sujeito público. Um político está sempre respondendo e a dialogando com o opositor, direta ou indiretamente. Escolher o que responder e como fazê-lo, aponta para aquilo que se deseja colocar relevo.

___________________________________________________________

Debochado (a)

Por exemplo, até que ponto ser debochado e irônico é interessante para um político? Se a ironia, por um lado, anima e dá munição para a ala que já apoia um determinado político, por outro, afasta o eleitor médio, causando repulsa naquele apoiador de nível intermediário, não totalmente engajado. Qual eleitor está se buscando conquistar? Se toda campanha é uma resposta, qual é a pergunta certa a ser feita?

___________________________________________________________

Ilustre Leitor

Depois da leitura da Bíblia, o missionário João Batista afirma que a segunda principal leitura do dia é a coluna, o que muito nos honra. Membro da igreja Batista Nacional Bereana - pela qual será celebrado o culto pela passagem de aniversário do dia Piauí – João Batista é pré-candidato a vereador por Teresina. Com bom trânsito político dentro do segmento evangélico em Teresina, ele tem opções e vai deixar para escolher o partido apenas no ano que vem. O leitor sabe que a coluna sai diariamente, de segunda a sexta-feira, mas o horário exato, é sempre uma incógnita por razões diversas... O missionário é do tipo de leitor que cobra a pontualidade da publicação da coluna no café da manhã. A colunista  promete que vai se esforçar para não cometer o pecado de atrasar demais a publicação.

___________________________________________________________

Cifrada do Vereador Desconfiado

A coluna questionou um vereador de Teresina a respeito da possibilidade de que ele possa aderir a Fábio Novo nos próximos dias. “Soube que o secretário estadual X e o vereador Y estão trabalhando duro para lhe trazer a aderir ao Fábio”, provocou esta colunista. “Trabalhado duro de quê? Estou me oferecendo porque não aguento mais a minha situação PMT e eles não marcam uma conversa com o governador, nem uma ligação fazem”, desabafou, em resposta. A coluna ficou intrigada com o humor descendente e arisco do vereador. “Já mandei vários recados, mas só fecho acordo se eu falar pessoalmente com o governador”, resumiu o desconfiado parlamentar. Se é por falta de recado, mais um...

___________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Manobras para dizer não: ser evasivo, mudar de assunto com um sorriso no rosto, fazer de conta que não entendeu... A sua sobrevivência está ligada à capacidade de “nãos” que você é capaz de dar, desde que você saiba fazê-lo sem ganhar inimigos à toa. Você precisa fazer de tudo que está ao seu alcance para proteger seu tempo, suas prioridades. Mesmo que você nunca ceda, dê um vislumbre de esperança pois um “não” enfeitado com cortesia compensa a decepção e as reações desagradáveis dos outros.

___________________________________________________________

Foto do dia

A coluna apurou que o partido Novo não está para brincadeira e vai trazer o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ao Piauí nos próximos meses. O gestor deve participar do lançamento da pré-candidatura a prefeito de Teresina do economista e professor universitário, Tonny Kerley. Essa é a primeira vez que o partido Novo lançará uma candidatura majoritária no Piauí. A premissa da sigla é o liberalismo e há público empolgado  – mesmo que não seja dos maiores, por ora - para as ideias da legenda no Piauí. Nos debates, em especial, a expectativa é de um bom desempenho de Tonny – que é empresário do ramo de festas - na difusão das ideias da sigla. Vale a pena acompanhar.

___________________________________________________________

A frase para pensar

“A melhor estratégia de guerra é adiar operações até que a desintegração moral do inimigo torne o golpe mortal tanto possível quanto fácil”, Vladimir Lênin (1870-1924).