Cidadeverde.com

Coluna 27/10/23

Luciano sai de grupo do WhatsApp e PSDB tenta convencer adesão a Fábio Novo 
 
O leitor está em pé ou sentado? A coluna espera que esteja sentado, mas se tiver em pé, aproveite e tome uma água. Um tucano misterioso (não é quem o leitor está pensando, por sinal) esteve em reunião secreta com o pré-candidato do PT em Teresina, Fábio Novo, na quinta-feira a noite. Magoados com Sílvio Mendes (leia a coluna anterior e a outra após essa para entender), a turma da velha guarda do PSDB, escudeira do legado tucano, costura a adesão do partido a Fábio Novo. Só há uma trava no caminho: convencer o ex-deputado Luciano Nunes, posto como pré-candidato a prefeito do PSDB e um adversário histórico do PT. É luta!  

______________________________________

Luciano sai do grupo (de zap)

Para completar, um restrito grupo de WhatsApp idealizado pelo senador Ciro Nogueira e chamado “Eleições 2024”, foi palco para uma chateação de Luciano. Com o PSDB recebendo  críticas de um dos pré-candidatos a vereador do grupo à vista de todos, Luciano optou por deixar o espaço virtual. Pequenos gestos, grandes recados.
______________________________________ 
Cada um cuida do seu
 
Caso Sílvio Mendes seja mesmo candidato a prefeito (caminha para ser), será pelo União Brasil e não pelo PSDB. A cúpula nacional do União – leia-se, Luciano Bivar e Antônio Huêda – não vai mover uma palha (palha = recursos) se não tiver um competitivo cabeça de chapa em Teresina. Idem para o Progressistas, que planeja se fortalecer em 2024 pensando em 2026. Assim, realmente, não tem espaço para o PSDB na chapa majoritária.
 ______________________________________
Ícaro Carvalho e Hailton Filho dividem Oeiras
 
Sun Tzu, estrategista militar chinês, dizia que toda batalha é vencida antes de ser travada. É a ação prévia que garante o sucesso subsequente. Por exemplo, falando de ação prévia, em Oeiras, há dois pré-candidatos da base, que hoje está dividida: um lado com o médico Hailton Filho e outro com o superintendente do Incra, Ícaro Carvalho, que vem a ser filho do ex-deputado Assis Carvalho, já falecido. Hailton anunciou ter desistido de ser candidato a prefeito, mas o deputado Franzé Silva, em plena pré-campanha de deputado federal, foi pessoalmente a Oeiras essa semana e conseguiu demover o aliado da desistência. Mas não para por aí. 


 ______________________________________
Evitar o racha
 
Com isso, comprou-se uma briga no próprio PT estadual, já que na região, quem herdou os votos de Assis Carvalho foi o deputado federal Dr.Francisco, do PT. Dr. Francisco de um lado, Franzé do outro. A costura do nome de Hailton, veio de antes 2020, quando Assis Carvalho pinçou o médico para unir o PT e a família Tapety contra a família Sá, rivais históricos na região. O fato é que Ícaro Carvalho é casado com uma Tapety, e parte do PT, assim como parte dos Tapety, trabalha por ele. Quem decide? Ora, o governador Rafael Fonteles, quando voltar da China, terá a palavra final. Se o grupo rachar, quem fatura é o atual prefeito, Zé Raimundo (Progressistas), numa cidade que é simbolicamente crucial para os dois lados de 2026.
 ______________________________________
Impasse em São Raimundo
 
Em São Raimundo Nonato, também uma situação peculiar. Está marcado para o dia 11 de novembro, o evento de lançamento da pré-candidatura de Isaías Neto a prefeito da cidade, pelo PT. Ele vem a ser filho do deputado Hélio Isaías e sobrinho da prefeita Carmelita Castro. A parte curiosa é que além dos dois pré-candidatos terem votado no governador Rafael Fonteles, o presidente municipal do PT, Valdecir, não segue o partido e vota no vice-prefeito Rogério Castro. E agora?


 ______________________________________
Ilustre leitor
 
Ninguém aqui tem dúvidas de que a Eturb é a pasta mais forte – em recursos e capilaridade – da gestão Dr.Pessoa. Dito isso, a coluna ficou sem entender quando o presidente da pasta, João Duarte, o Pessoinha, enviou uma foto lendo a coluna em seu gabinete, que na verdade consiste em uma mesa e cadeira padronizada, sem nada demais. Pessoinha vistoria pessoalmente as muitas obras de asfaltamento da Eturb pela cidade e, como advogado criminalista que é, está sempre atento às questões jurídicas envolvendo a Prefeitura. Ele só não abre mão de duas coisas: dar atenção à filha pequena – que a coluna é testemunha, pois cansou de ligar para apurar informações e ouviu partes das conversas do Pessoinha versão pai. Segundo, de postar todo dia nos stories do Instagram uma mensagem motivacional. Ele só quer paz!


 ______________________________________
Se conselho fosse bom
 
Demonstrações de vaidade, especialmente se você for uma pessoa pública, são contraproducentes. Quanto mais qualidades você tem e menos faz questão de demonstrar, mais aparenta ser alguém digno. Quem é excessivamente afetado, só transparece ser frágil, vulgar, maçante e com necessidade de validação externa. O natural sempre é mais agradável.
 ______________________________________
Para ler, ver e ouvir
 
Leitor, faça um favor a si mesmo e vá ao cinema enquanto é tempo de ver o documentário “Elis & Tom - Só Tinha de Ser com Você", de Roberto de Oliveira e Jom Tob Azulay.  É sobre Elis Regina e Tom Jobim, dois gênios de carne e osso, cheios de manias, perfeccionismo, impulsividade, ego, grandeza, beleza, arte, generosidade e uma forma sublime de amor incorporada na arte da melhor qualidade. O resultado disso tudo foi a gravação do álbum "Elis & Tom", de 1974, um sucesso no Brasil e fora dele. A icônica gravação de "Águas de Março", vem daí. Belíssimo e de rara e inigualável densidade emocional.


 ______________________________________
Cifrada dos três secretários
 
Dois fortíssimos secretários não se suportam mais em Teresina. Uma fonte que orbita as altas esferas municipais disse que uma palavra resume tudo: “Insustentável”. Um dos secretários é conhecido, digamos assim, pela personalidade intensa. O outro é paz e amor, mas não pise no calo dele. Pois é, pisaram e ainda sambaram em cima. “Ou fica um ou fica o outro em novembro. Os dois, não dá mais”. Para completar, um terceiro secretário que não tem nada a ver com a briga também pode cair pois mesmo visto como “gente boa”, todos os pepinos relativos à articulação estão caindo na conta dele. Quem, quem, quem?
 ______________________________________
Foto do dia
 
E a formação de chapas segue a todo vapor em Teresina. A coluna soube, assim por alto, que a ex-deputada Lucy Soares pode ir para a chapa do Partido da Mulher Brasileira (PMB). A cúpula da legenda foi sondada, mas conversas ainda estão acontecendo. É fato que entre as chapas que estão sendo construídas, a do PMB tem feito uma estratégia consistente, não apenas segurando os nomes já filiados do assédio de outras siglas, como também fazendo novas filiações. Na quinta-feira, o plenarinho da Câmara de Teresina, recebeu 25 novos filiados ao PMB. Tudo sob o olhar de Tiago Vasconcelos, que segue filiadíssimo no MDB enquanto coordena o PMB. Pé lá e pé cá, é um ninja! 


 ______________________________________
A frase para pensar
 
“Chefe não pode receber solidariedade de subordinado”, Ernesto Geisel (1907-1996), ex-presidente da República, explicando, nos seus tempos de oficial, por que não assinou um manifesto de solidariedade ao então ministro da Guerra.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais