Cidadeverde.com

Coluna 31/10/23

O que o MDB realmente pensa da eleição em Teresina

Vamos fingir que o leitor é uma abelhinha, daquelas intrusivas, e calhou de descansar entrando numa sala qualquer do diretório estadual do MDB, em Teresina na última segunda-feira, 30. Era para ser uma reunião daquelas comuns, onde nada demais se delibera. Mas, quando o governador em exercício Themístocles Sampaio, saiu no meio da reunião para participar de um compromisso externo, o assunto Teresina foi pautado. O MDB está mais dividido do que nunca. A coluna teve acesso ao que o leitor, se fosse uma abelhinha, também estaria sabendo.

____________________________________________

Troco e tréplica

O deputado que vamos chamar aqui de A. (nome fictício) foi o primeiro a falar: “Fragiliza é estarem os deputados negociando um a um. Temos que tomar logo a posição de indicar o vice”, bradou, curto e grosso. Recebeu resposta à altura do experiente ex-deputado B. e do novo deputado C. “Um partido como o MDB tem que ter candidatura própria, se não vai ser engolido”, falou um. “Sem candidatura, saímos menor. Negociamos depois no segundo turno”, completou o outro.

_____________________________________________

Dois em um

A deputada D. aproveitou o ensejo e avisou que anuncia nos próximos dias, junto a um colega de partido que veio de outro grupo e que quase nunca aparece nas reuniões, que apoiará Fábio Novo mesmo. Bastou para começarem as indiretas sobre terem dois MDB’s dentro do MDB. “Daqui a pouco não vamos ter posição para nada!”, reclamou um terceiro.  Foi a deixa para um deputado sempre bem votado, contrapor o colega: “Pior mesmo é colocar uma candidatura muito fraca e passar vergonha. O cenário diferente de 2020 e não há tesão para candidatura própria”.

_____________________________________________

Tentem se resolver, por favor

Ouvindo tudo e administrando as conversas quentes, estilo magistrado, o senador Marcelo Castro acompanhou sem muito transparecer, apenas deixou claro que a prioridade de uma indicação de vice de Fábio Novo, se ocorrer, é do vice-governador Themístocles Sampaio. Um último deputado, vamos chama-lo de E., também novato, fechou com chave de ouro lançando a deputada D. para vice e sugerindo com urgência uma conversa definitiva de Marcelo e Themístocles. Todos se levantam, um calor ardente do lado de fora e assim foi decretado o fim da reunião. A abelhinha também foi embora. Muitos lugares para visitar...

_____________________________________________

Pano de fundo

O mundinho da política entendeu algumas surpreendentes movimentações desse início de semana como: 1) uma reação à formação da chapa Dr.Pessoa e Jeová 2) uma reação à possível mudança de comando na secretaria de Finanças, comandada por Admilson Lustosa. Um dos nomes cotados para a vaga é o de Danilo Bezerra, secretário Executivo de Governo de Teresina e vereador de Inhuma (ele tenta se viabilizar candidato a prefeito na cidade). Questionada pela coluna, fonte do Palácio da Cidade nega que possa ocorrer a mudança na Finanças. A coluna acredita na capacidade do leitor ligar os pontos e tirar suas próprias conclusões.

_____________________________________________

Vem aí

Um vereador de Teresina, que por acaso está/esteve fora do Piauí, tem importantes conversas marcadas em busca de um partido para chamar de seu. Um ex-secretário municipal com planos eleitorais para o presente ou futuro, pode assumir a presidência dessa legenda, que situa-se no campo de uma sigla de média a pequena. Insatisfeito com as atuais composições de chapa – e com o fato das chapas pequenas estarem sendo formadas antes das grandes - o vereador quer entrar no jogo e o ingresso é ter o próprio partido. 

_____________________________________________

Vaso quebrado

Buscando as últimas notícias do caso PSDB/Sílvio Mendes, a coluna perguntou a um tucano como estavam as coisas. A resposta: “Clima continua muito pesado. Sílvio ainda não procurou o Luciano para conversar, como disse que ia fazer. PSDB mantém a pré-candidatura”. Ok, tem como resolver? “Depende do Sílvio, mas acho que na colagem do vaso, faltarão peças”. Enigmas... (. P.S: a foto abaixo é de arquivo).

_____________________________________________

Acertou no alvo

A coluna soube que o Progressistas fez uma reunião estratégica na noite de ontem. O que foi tratado? “Só de rotina”, respondeu o deputado federal Júlio Arcoverde. Para Júlio, estão “potencializando” a ruptura de Luciano com Sílvio Mendes. Nunes alegou quebra de acordo. “Os dois continuam candidatos. Não tenho dúvidas (de que o PSDB fica na oposição).”. Arcoverde fechou assim a conversa: “Luciano tem história na política, não é um aventureiro. Ele vem de uma família que honra os valores”. Mais recado dado do que esse, não tem, não é?

_____________________________________________

Ilustre Leitor

“Cada vereador lendo a parte da coluna que lhe convêm”, brincou o vereador Venâncio Cardoso, ao lado do vereador Zé Filho, lendo a coluna num breve intervalo no concorrido cafezinho da antessala do presidente na Câmara de Teresina. Os dois são ilustres leitores da coluna. O ex-campeão piauiense de xadrez Zé Filho, por sinal, segue firme no Legislativo, após fugaz especulação de que o vereador Luís André (de quem Zé Filho é suplente) retornaria para a CMT, deixando a secretaria de Meio Ambiente no final do ano. Considerando o eterno clima de troca-troca de secretarias, não é bom mesmo vacilar. 

_____________________________________________

Cifrada dos Dois Castelos

Era uma vez dois castelos: um grande e poderoso, e um pequeno, mas muito importante e estratégico. O rei do castelo grande, sabendo que o rei do castelo pequeno corria graves riscos de ser deposto pelos cavaleiros do seu próprio reino, mandou um aviso ao cavaleiro que assumiria o trono em caso de sucesso: não queremos derrubadas de reis, mesmo aqueles que porventura tivessem feito por merecê-la. A coluna não sabe se o recado foi recebido e se o pequeno castelo será protegido, mas tudo indica que sim, afinal, essa é uma fábula e tudo é possível no reino da imaginação.

_____________________________________________

Se conselho fosse bom

Um sábio já disse: “Fale e será conhecido”. É pela conversa que ganhamos ou perdemos. Você sempre terá tempo de acrescentar uma palavra a mais, mas nunca poderá retirar o que foi dito. Todo mundo se julga muito inteligente e quem não é, quer ser. Não adianta ter valor, se ninguém – fora você mesmo – percebe da mesma forma. Pare de corrigir as outras pessoas, dar opiniões demais sem ser solicitado e não se adaptar aos temperamentos e humores alheios. Fale como se tivesse fazendo um testamento: quanto menos palavras, menos ações judiciais. 

_____________________________________________

Foto do dia

Quem acompanha as cifradas da coluna sabe que há meses, rola um zum-zum-zum (semi)secreto na Câmara de Teresina. Ontem, o vice-prefeito Robert Rios esclareceu do que se trata. Caso ele renuncie ao cargo de vice, e hipoteticamente o prefeito Dr.Pessoa seja afastado, haverá uma nova eleição direta. No próximo ano, a eleição seria pela Câmara, ou seja, só os vereadores votam. Entre uma coisa e outra, há Robert. Assim, não é demais presumir que Enzo Samuel seria o favorito dos eleitores vereadores e retornasse ao jogo. Supondo que um pedido de impeachment seja protocolado, o processo interno de tramitação determina que o presidente zere todas as pautas e vote a admissibilidade no plenário da Casa. Não caberia a Enzo a prerrogativa de sentar em cima do pedido de impeachment. Mais um elemento de tensão na (não muito pacata) política teresinense. Aqui, amadores não passam nem na porta.

_____________________________________________

A frase para pensar

“Se for suportável, então aguente. Pare de reclamar”, Marco Aurélio, filósofo estoico e imperador romano de 161 até sua morte.