Cidadeverde.com

Coluna 03/11/23

 

Pistas da reaproximação entre Karnak e Palácio da Cidade

Nunca é tarde para recomeçar uma relação institucional levemente (eufemismo) desgastada. O registro do secretário estadual de Governo, Marcelo Nolleto com o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, obtido pela coluna, mostra uma tentativa nesse sentido. Mesmo com pensamentos políticos diferentes – e bota diferente nisso! – há disposição em atuar em conjunto em prol da governabilidade, garantiram fontes que souberam os pormenores do encontro ocorrido essa semana à portas fechadas.

_________________________________________________________

O guardião da ponte

A grande questão diz respeito às obras do Estado para Teresina, tendo sido reafirmado que não haverá nenhum problema de investimentos do Estado na capital. O pano de fundo da preocupação é a eleição de 2024, claro. Pessoinha, diga-se de passagem, não foi escolhido por acaso como interlocutor dessa importante conversa no Palácio de Karnak. É visto como nome com portas abertas e bom diálogo. Efetivamente, é quem tenta fazer a ponte entre os dois hoje distantes Palácios. 

_____________________________________________________

Mil palavras

A dinâmica da política é feita de gestos e os acontecimentos da semana de homenagens à Dona Socorro Claudino, com o nome designado para o Hospital da Mulher, em Teresina, certamente aproximou o ex-senador João Vicente Claudino do prefeito Dr. Pessoa. O grupo de JVC – tendo Jorge Lopes como expoente - segue em diálogo com mais uma sigla que se habilitará para a eleição de Teresina, com forte chapa proporcional em formação, tendo na presidência da Executiva Municipal, o advogado Luís Eduardo. Na próxima semana já está acertada uma reunião com JVC com o PRTB. O que vem por aí?

__________________________________________________________

Ou você é candidato ou tem orçamento

Um parlamentar que hoje está no campo de influência do Palácio da Cidade admitiu à coluna que as Saads com vereadores, indicados de vereadores ou futuros candidatos vão ter uma montanha grande para escalar no Orçamento 2024: “Onde tem vereador em Saad, não vamos deixar força no orçamento”. Todo mundo é rival e só tem vaga para 29 cadeiras na Câmara de Teresina. Essa é a verdadeira guerra do Orçamento 2024, leitor. Amadores, passem longe!

__________________________________________________________

Saia agora da minha área

A foto da discórdia do feriado. A coluna sempre recomenda ao leitor no feriado: beba bastante água, pegue sol com protetor solar e leia um livro. Mas, o vereador Aluísio Sampaio e o empresário Pedro da Favorita resolveram ignorar os apelos da colunista e fizeram comentários no mínimo polêmicos nas redes sociais na quinta-feira. Aluísio resolveu postar uma foto no Bar do Zé Filho, em Teresina, quando Pedro da Favorita postou o seguinte comentário: “Tá na minha área, né? Risos. Calorzinho bom aí”. Pra quê... 

__________________________________________________________

Amigo, se situe você

Aluísio respondeu assim: “Não entro na área de ninguém. Frequento aqui há mais de 20 anos. E não se preocupe que quando eu vier pedir voto eu sempre pergunto se o eleitor tem algum compromisso. Não tiro voto de ninguém, amigo”. Bom, “amigo” foi uma licença poética de Aluísio, podemos dizer assim. Na sexta-feira, a troca de afagos espinhosos já não estava mais lá. Ou foi apagada ou os personagens se bloquearam mutuamente. A coluna segue investigando.

__________________________________________________________

Caraca, apanhei de graça

Pedro era do grupo do Progressistas e ia se filiar ao partido, mas migrou com a deputada Bárbara do Firmino para o apoio a Fábio Novo, no PT. Ambos possuem ligações também familiares, pois a esposa de Pedro é prima da esposa de Aluísio. O empresário disse à coluna que comentou na foto apenas porque viu o pai na imagem, de boné: “Meu pai vai todos os dias no Zé Filho, todos os dias, mas o homem me deu uma lapada de graça!”. Então tá bom...

__________________________________________________________

Para ler, ver e ouvir

Muito divertidis e comeventis a cinebiografia "Mussum - O filmis", que conta a história do homem por trás do sambista e humorista Antonio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum dos “Trapalhões”. Com direção de Silvio Guindane, o filme pode (e deve!) ser visto nos cinemas. Não é chapa branca, e amarra as várias fases da vida de Mussum, da infância pobre com a mãe e a irmã, o amor pelo samba, as paixões, a entrada no humor, com Grande Otelo, Chico Anyso, Dedé, Didi, Mussum e Zacarias em caracterizações que trazem de volta a nostalgia da era do ouro do humor brasileiro na televisão. Uma justa homenagem a uma figura ímpar e rica de nuances. 

__________________________________________________________

Ilustre Leitor

Sabe aqueles desenhos da Disney que viraram moda esses dias no Instagram, ressaltando as características marcantes de cada um? O desenho que melhor descreveria o deputado Evaldo Gomes seria um com o título: “O Articulador”. Presidente estadual do Solidariedade, Evaldo faz política 24 horas por dia e sete dias por semana, com folga de 5 minutos apenas para ler a coluna, como atesta a imagem abaixo. Numa Assembleia Legislativa cheia de partidos e ambições de tamanho GG, cacifou-se como vice-presidente, tem sob sua asa três siglas (Agir e Rede, além do SDD), uma filha vereadora bem votada (Fernanda Gomes) e a esposa, Josiene Campelo, numa pasta estadual cobiçada, o Esporte. Ufa, a colunista cansou só de escrever!

__________________________________________________________

Se conselho fosse bom

A política (seja a partidária, seja a da vida) nada mais é do que a arte de promover e proteger seus próprios interesses, já nos disse o escritor Robert Greene. Cada sujeito é analisado nos seguintes termos: essa pessoa é prejudicial ou benéfica para os meus planos? O que todo político deve querer é simples: aumentar sua base de apoio, não criar inimigos desnecessariamente mas, quando fazê-los, cuidar de aniquilar de vez os adversários para que eles não retornem com ainda mais fúria contra você. Não esquecer de olhar não apenas para longe, mas especialmente para o lado e para baixo. 

__________________________________________________________

Cifrada do Cargo Figurativo

Um político com poder foi convidado para ser coordenador de campanha de um pré-candidato a prefeito de Teresina. Ele ficou honrado e aceitou. Tempos depois, descobriu que o mesmo convite foi feito para um segundo, um terceiro e um quarto político, sempre na hora da adesão. No final, quando um quinto nome pouco expressivo chegou a ser convidado para a mesma função, o político com poder percebeu, chateado, que o cargo era meramente figurativo: “O coordenador de campanha é ele mesmo, me poupe”. 

__________________________________________________________

Foto do dia

Quase tudo na mesma na oposição esses dias. Quase. Atentai bem ao que disse uma fonte próxima ao ex-prefeito Sílvio Mendes, à coluna: “Luciano segue com o ritmo dele, e o Sílvio com a agenda lotada no ritmo dele”. Nesse caso, Sílvio deu uma movimentada no feriado de Finados. Postou cumprimentos e afagos em populares nas redes sociais, bem recepcionado, de fato. Luciano Nunes está em Oeiras. Um tucano de alta plumagem ligado a Luciano, colocou as coisas nesses termos exatos: “Todo mundo que procura o Luciano diz que ele está certo, mas que o Sílvio é assim mesmo”. 

__________________________________________________________

A frase para pensar

“Uma batalha que você vence cancela todos os seus erros”, Nicolau Maquiavel (1469-1527), filósofo e historiador de origem florentina do Renascimento, tido como fundador ciência política moderna.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais