Cidadeverde.com

Coluna 07/11/23

Federação empurra Jeová para Sílvio e JVC como vice de Dr.Pessoa

Abrimos a lojinha hoje oferecendo as seguintes mercadorias: exonerações, rompimentos iminentes, guerras frias e vinganças latentes. O leitor está servido? Vamos começar com algo mais leve, que tal a provável fusão entre o Progressistas e o Republicanos? Um líder de peso do Republicanos e um político do andar mais alto do Progressistas em Brasília revelaram à coluna que estão animados com a possibilidade da fusão ocorrer ainda este ano. “95% do Progressistas é favorável à fusão, estão vendo só o ‘time’. Eu defendo que seja agora”, disse o político progressista. Ok, e o que isso tem a ver com o Piauí? Absolutamente tudo. Seria, por exemplo, o empurrão necessário para que o deputado Jeová Alencar deixe o grupo do Palácio da Cidade - onde acumulam-se insatisfações perceptíveis no entorno de Jeová - para entrar na chapa (a coluna falou isso mesmo: chapa) da oposição com Silvio Mendes? Não custa nada perguntar. Jeová pode ser vice? Pode. Mas nesse caso, é de Silvio Mendes mesmo.

___________________________________________________________

Zera tudo 

Como é desejo dos cardeais dos dois partidos fazer uma federação que torne Progressistas/Republicanos com uma super bancada de 90 deputados na Câmara e 10 no Senado, avalia-se que é apenas questão de tempo a resolução dos pormenores, em especial nos conflitos de palanques regionais. Vale mais ser forte em Brasília, em todo caso. Se for concretizada a federação, o deputado federal Jadyel Alencar, que estava tudo certo de assumir o comando do Republicanos no Piauí, pode seguir outros planos, já que a legenda estaria no rol de influência da oposição e Jadyel encontra-se firme na base de Rafael Fonteles no estado. Jadyel tem conversas com outros partidos capital federal, onde há sempre um plano B batendo à porta. Por fim, outra fonte do Republicanos local discorda enfaticamente da possibilidade de federação iminente e disse à coluna ter ouvido da cúpula nacional que “nada disso é pra agora”. De todo modo, é uma carta na mesa.

___________________________________________________________

JVC volta ao jogo

Após um café da manhã a portas fechadas, uma abelhinha informante da coluna confirmou que é concreta a chapa Dr.Pessoa na cabeça e o ex-senador João Vicente Claudino na vice. Sabendo que não será o candidato do PSDB a prefeito de Teresina (e nem mesmo o vice), JVC não quer ficar fora do jogo. A composição da chapa, para os aliados de JVC, ainda pode mudar, com o ex-senador eventualmente assumindo a cabeça caso o prefeito decida não persistir no projeto eleitoral de 2024 (Pessoa, no entanto, tem dado mostras sucessivas de que não declinará da candidatura, é bom frisar). Essa é a chapa do momento.

___________________________________________________________

Sobe e desde do Diário Oficial do dia

Fica assim o novo quadro da PMT:  Danilo Bezerra, ex-secretário Executivo de Governo de Teresina e vereador de Inhuma, sobe para a secretaria imediata do prefeito Dr.Pessoa. Ele ascendeu com a saída de Admilson Lustosa da Finanças. Lucas Pereira, ex-secretário de Comunicação e ex-secretário imediato, vai para Eturb, em cargo de assessor especial. Há dúvidas ainda sobre a permanência de Michel Saldanha na PMT. Descer da condição de secretário para a de secretário executivo (lugar que já ocupou no passado) não é de agradar ninguém, vamos admitir. 

___________________________________________________________

Cifrada dos Futuros Exonerados

Sem querer ser sempre a portadora das más notícias (para alguns, claro, porque para outros, é só festa), a colunista é obrigada a narrar os fatos, nada mais do que os fatos. E eles são o seguinte: frequentadores do jet-set da política estão inquietos com a possibilidade de que o prefeito Dr.Pessoa faça uma reforma administrativa mais ampla. Eles estão certos no temor. Quatro nomes estão próximos, muito próximos do precipício da queda iminente ainda antes da votação do Orçamento na Câmara de Teresina no final do ano: um secretário cuja cabeça foi pedida pelos vereadores, sob alegação de que ele “mistura demais política com administração”; um indicado de um vereador de voos recentes; um outro simpático secretário relativamente recente de uma pasta que integra o sustentáculo de qualquer gestão e um outro gestor de uma pequena secretaria que nunca tem recursos. O leitor da coluna nunca é pego de surpresa.

___________________________________________________________

Ilustre leitor

Homem de confiança do deputado Jeová Alencar - não estamos falando de Juca Alves, atualize-se, leitor - e diretor financeiro da Saad Sul, Uiatan Lima é um nome para se estar atento. Tendo ocupado o comando da Saad interinamente em algumas ocasiões, é ele o primeiro na lista de Jeová para assumir as missões que porventura certamente chegarão. Formado em Direito, Uiatan nega quando é questionado no entorno de Jeová se pode entrar numa disputa proporcional, sendo mais um nome que o deputado teria para colocar no fortalecimento de chapas de vereador - além de Thanadra Sarapatinhas e do filho, Samuel Alencar. Em tempo: Uiatan é um dos principais coordenadores da pré-campanha de Samuel, que tem feito agendas intensas ao lado do pai. Ah, quando sobra tempo, é ilustre leitor da coluna. A imagem diz tudo.

___________________________________________________________

Se conselho fosse bom

O que é a política e a vida? Uma guerra por controle. Quem é capaz de controlar o outro lado, ganha. Agora, se você deixar o inimigo em pânico, encurralado ou assustado, haverá imprevisibilidade demais na receita - aí é você quem perde. Os adversários sempre vão querer levar você para jogar no território deles, claro, pois é lá que eles controlam tudo. A passividade, paciência e espera, também são formas superiores e inteligentes de controle. Esqueça o ego, deixe os outros pensarem que estão no comando, desde que no final tudo aconteça conforme você desejava, para o seu benefício. 

___________________________________________________________

Foto do dia

Leais e previsíveis ou respeito e confiança? Escolha seu lado, leitor. Não é uma foto do dia. São as fotos do dia, no plural mesmo, porque o sentido de uma só é completo quando se apreende também o da outra. Na primeira, o ex-prefeito Silvio Mendes posou com Elmano Férrer e Marco Antônio Ayres, dizendo assim na legenda da imagem postada no Instagram: “Elmano e Marco Antônio são, além de companheiros leais e previsíveis, estimados amigos. Vida que segue”. Pois bem.
 

Calhou assim, do ex-deputado Luciano Nunes postar em seguida outra imagem, dessa vez com o ex-secretário Charles da Silveira: “Conversa sempre pautada no respeito e confiança”. Observadores implicantes vão achar que são farpas trocadas. A colunista, no entanto, considera que é tudo coincidência. Em tempo: a federação PSDB/Cidadania confirmou apoio a Luciano Nunes. Um tucano, daqueles de ninhos altos, espezinhou: “Federação alinhada com Luciano. Isso tira o discurso do (vereadores) Edson Melo e do Paulo Lopes que ficam defendendo outra candidatura que não a do partido”. Ihhh…

_________________________________________________________

A frase para pensar

“Em resumo, penso como Frederico [o Grande], deve-se sempre ser o primeiro a atacar”, Napoleão Bonaparte (1769-1821), estadista e líder militar francês.

___________________________________________________________