Cidadeverde.com

Coluna 28/11/23

Jadyel troca membros e ganha comando do Republicanos na prática

Um trator, sim, mas silencioso, pegando muitos de surpresa. Ventos de Brasília assopram favoráveis rumo ao deputado federal Jadyel Alencar (PV). Depois de aparentar (apenas aparentar) recuar e atuar de modo discreto na disputa pelo comando do Republicanos com o prefeito de Teresina Dr.Pessoa e o deputado estadual Jeová Alencar, Jadyel deu o xeque-mate: saiu hoje no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) a nova nominata do Republicanos. Tirando Jeová, que segue na presidência, todos os demais nomes da esfera de decisão da sigla foram trocados e agora são de pessoas ligadas a Jadyel.

___________________________________________________________

O que falta pra oficializar 

O secretário-geral do Republicanos agora é o chefe de gabinete do Jadyel, o primeiro vice-presidente é o superintendente da Saad Leste, Gustavo Gaioso e a primeira secretária é a esposa de Jadyel, a médica Alessya Xavier. A coluna apurou na capital federal que Jadyel deve assumir a presidência do partido ainda este ano, com a oficialização de sua saída do PV prevista para ocorrer em meados de dezembro. Até lá, Jeová fica.

___________________________________________________________

Deixa isso quieto

Consequências diretas do movimento de Jadyel? Pode-se inferir o óbvio: o projeto do deputado Jeová Alencar de disputar a PMT pelo Republicanos (já que não há janela para que ele deixe a sigla sem perder o mandato), fica bem mais distante de acontecer. Jadyel Alencar apoia Fábio Novo à PMT, isso quer dizer que Dr.Pessoa não terá legenda para concorrer à reeleição? Não, leitor. Calma...

___________________________________________________________

Por cima

Para ala governista, a candidatura à reeleição do prefeito não é vista como um empecilho para os projetos eleitorais envolvendo Fábio Novo. Já o fortalecimento de Jeová Alencar junto ao grupo de Sílvio Mendes e Ciro Nogueira, é outra história... Jeová pode ainda buscar reverter a situação via Brasília, com a influência de Ciro junto ao presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira. Jadyel, por sua vez, tem a palavra de Marcos sobre esse assunto. Quem vence?

___________________________________________________________

Obra do acaso

O pessoal que é viciado em política é cheio de paranoias, não é mesmo? A coluna, por exemplo, aposta que é apenas mera coincidência o fato de que desde que o presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha, pisou no Palácio de Karnak para conversar com o secretário de Governo Marcelo Nolleto (volte e leia a coluna de 03/11 para refrescar a memória), tudo pareceu fluir melhor na relação entre o Palácio da Cidade e o presidente da Câmara, Enzo Samuel e alguns vereadores importantes, como Venâncio Cardoso, presidente da Comissão de Legislação e Justiça da CMT...

___________________________________________________________

Quem leva essa?

Acontece essa semana a mudança de comando do PSDB nacional, após decisão do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de deixar a presidência da legenda. A chapa única para o diretório nacional será votada na quinta-feira (30) em Brasília com o ex-governador e ex-senador Marconi Perillo, de Goiás, como o favorito. Em que isso impacta o Piauí mesmo? O ex-deputado Luciano Nunes e os ex-secretários firministas levarão a melhor sobre o ex-prefeito Sílvio Mendes e os silvistas dentro do PSDB? Não custa perguntar...

___________________________________________________________

Melhor do que antes

Para os tucanos locais, o melhor mesmo seria ter o ex-governador cearense Tasso Jereissati como presidente, mas Marconi também abre o diálogo. “O Tasso seria melhor pra nós (tucanos do Piauí). Mas uma coisa boa é que o Perillo não se afina com o bolsonarismo. Em Goiás ele enfrentou o PL no Senado e tem como adversário do Baldy, que é muito ligado ao Ciro (Nogueira). Acho que aí alivia uma interferência nacional”, revelou, em reserva, uma fonte da alta esfera do PSDB do Piauí. Indiretas?

___________________________________________________________

Será se cai?

O que vai acontecer com o veto do prefeito Dr.Pessoa ao projeto de autoria da própria PMT que trata de reajuste salarial, com alteração do vencimento e criação de uma gratificação para os advogados da Fundação Municipal de Saúde em Teresina? “O clima lá (na Câmara) é de derrubada do veto. Tem vereador da própria base declarando”, antecipou um vereador bem informado à coluna. O impacto mensal do reajuste é de R$ 44 mil.

___________________________________________________________

Se aumentar pra eles, tem que aumentar pra gente

Um dos fatos que pesaram contra os advogados da FMS foi a reação de membros da Procuradoria Geral do Município. Alguns nomes chegaram a falar em greve, nos bastidores, se o projeto que favorecesse os advogados fosse sancionado antes de contemplar os procuradores. Os advogados da FMS, por sua vez, são uma categoria bem organizada e pesa a favor deles o fato de que há vídeos e fotos do prefeito Dr.Pessoa, em março de 2021, prometendo sancionar o ajuste à categoria. 

___________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Quanto mais brilhante a tocha, mais ela se consome. Quanto menos as pessoas sabem sobre seus planos, mais protegido você está da inveja e das interferências indevidas. O ser humano detesta o vazio. Quando você se esquiva, seus inimigos se expõem e agem. Melhor pra você. Em um mundo de exposição excessiva e ritmo acelerado, você se destacará mais se souber criar tensão e alívio. As batalhas são psicológicas. Os inimigos devem ficar encurralados e deteriorados com a espera a respeito do seu próximo passo.

___________________________________________________________

Cifrada do Asfalto Quente

Um jovem gestor tem se queixado das “cortadas” que têm levado do grande líder ao qual está ligado politicamente no momento. Chateado, ele reclama da falta de espaço e do fato que nada dele roda. Tendo proposta para ingressar em pelo menos dois partidos e disputar como candidato a vereador do lado adversário ao seu, aposta-se em questão de dias para que ele peça para sair. Do outro lado, alega-se que o jovem deixou há dois meses de frequentar as agendas com o político maior, o que gerou um ranço. Caminho sem volta?

___________________________________________________________

Foto do dia

Avançando em um campo que sempre foi um desafio para governos de esquerda, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, quebrou uma barreira ontem, no Rio de Janeiro, ao reunir centenas de pastores e líderes religiosos de várias denominações evangélicas para firmar um acordo com o Governo Federal. O acordo será envolver as igrejas e suas instituições em ações de qualificação e combate a fome por todo o país, coisa que as igrejas têm bastante atuação. A avaliação é de que Wellington ganha pontos ao unir uma ampla rede de trabalho social e se aproxima de um grande campo no meio cristão.

___________________________________________________________

A frase para pensar

“Os generais precisam ter audácia”, Napoleão Bonaparte (1769-1821), imperador da França.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais