Cidadeverde.com

Coluna 29/11/23

Dr.Pessoa pode deixar Republicanos e grupo mira Cidadania

Emissários do Palácio da Cidade ouvidos pela coluna consideram aconselhar ao prefeito Dr.Pessoa que ele deixe a sigla após o avanço do deputado federal Jadyel Alencar no comando da legenda (volte uma coluna para entender). A ideia é que o prefeito fique sem partido pelo menos até março do ano que vem. Nomes ligados à PMT estiveram em Brasília na terça-feira, 28, e conversaram com lideranças nacionais do Cidadania. O partido é uma opção para o prefeito.

______________________________________________________________

Uma pedra no meio do caminho

O maior empecilho para a filiação de Pessoa ao Cidadania é que a legenda é federada ao PSDB, ou seja, em caso de candidatura majoritária, o partido que lidera a federação tem a prerrogativa da escolha. Para completar (ou complicar), o PSDB vive uma disputa entre o grupo de Sílvio Mendes e o do ex-secretários ligados a Firmino Filho junto com Luciano Nunes. 

______________________________________________________________

E vão pra onde mesmo?

Um importante político do Progressistas achou peculiar a movimentação com o deputado federal Jadyel Alencar avançando posições dentro do Republicanos, após trocar praticamente todos os membros do diretório estadual – exceto o deputado Jeová Alencar na presidência. “E se houver federação? Progressistas e Republicanos. Para onde vai esse povo?”, questionou, enigmático, o forte político. 

______________________________________________________________

Quem avisa amigo é

A colunista ficou com a pulga atrás da orelha e fez o contraponto: “Mas a federação não sai apenas depois da eleição de 2024?”. A resposta, na lata: “Olha lá... pode sair mais rápido do que imaginamos. Se for depois do prazo, fica ruim porque eles não podem sair. Manda na federação quem tem mais deputado federal. Muita coragem desses candidatos a vereador”. Xiiii...

______________________________________________________________

Procura-se um vice

Uma fonte bem informada disse à coluna que a temporada de busca por um vice para Dr.Pessoa está aberta: “Qualquer um, menos o Jeová (Alencar)”, respondeu o político ao ser questionado pela coluna. Mas o que houve? “O Jeová tem que eleger três vereadores dele: o filho Samuel, a mulher, Thanandra, e o Antônio José Lira”. E o secretário de Educação Nouga Cardoso? “Também não”. Então tá bom...

______________________________________________________________

Zap movimentado

O grupo de Whatsapp do PSD no Piauí tem trazido gratas surpresas. Essa semana a coluna recebeu a imagem que comprova a saída do vereador Vinício Ferreira do grupo virtual de pré-candidatos a vereador da sigla. Em busca do bom jornalismo, a colunista foi atrás de investigar os fatos. E a informação mais recente deu conta que Vinícius saiu do grupo para criar outro apenas com os pré-candidatos que ele deseja manter na chapa. A coluna considerou a estratégia peculiar e espera que a divulgação não atrapalhe os planos!

______________________________________________________________

Eu quero!

Já há intensa mobilização entre vereadores de Teresina para saber quem pode ficar na vaga de Juca Alves, caso o arquiteto saia mesmo da coordenação de asfalto da Eturb. Tudo está sendo levado no sigilo: “Se ele (um adversário político) souber que quero, também vai querer”, desabafou um vereador sobre um desafeto na Câmara de Teresina. A coluna apurou, no entanto, que a área crucial deverá receber uma blindagem do presidente da Eturb, João Duarte, o Pessoinha. Emissários de Pessoinha alegam que, se Juca deixar a pasta, um técnico será nomeado. Políticos, fora!

______________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Saber se associar às pessoas certas e se afastar das erradas é decididamente a diferença entre os bem-sucedidos e os que são sepultados vivos.  Não deixe seu círculo íntimo ser escolhido por mero acaso. Hábitos, comportamentos e humores são transmitidos por aqueles que estão próximos a nós. Se livre das pessoas que vivem se queixando ou cheias de problemas. Para crescer, se alie aos superiores a você nas qualidades que você almeja ter. 

______________________________________________________________

Ilustre leitor

Entre uma rua asfaltada aqui e outra aculá em Teresina, o coordenador especial de Asfaltamento da Eturb, Juca Alves, deu uma pausa, no carro mesmo, para ler a coluna. Juca, ex-superintendente da Saad Sul, ganhou protagonismo e voo solo, sendo visto como uma jovem liderança em ascensão para a eleição de 2024 na capital. Integrando a gestão de Dr.Pessoa, é inegável que o arquiteto tenha convites para migrar para outros grupos políticos ligados a Fábio Novo, como as chapas do PMB e do PSD, segundo apurado pela coluna. Para onde irá Juca? Desde que continue lendo a coluna, pode ir para onde quiser!

______________________________________________________________

Cifrada da Vaga Disputada

Secretarias são disputadas, mas os cargos que ninguém fala que quer, mas todo mundo da bolha da política deseja, são as diretorias de órgãos responsáveis pela regulação de vagas na Fundação Municipal de Saúde e de chefe da perícia do IPMT em Teresina, por exemplo. A coluna soube, assim por alto, de políticos têm trabalhado fortemente para indicar nomes (alguns parentes) a essas vagas. Eles estão saindo com um “hoje não, volte amanhã”. Amanhã, leia-se: nunca!

______________________________________________________________

Foto do dia

Se tem uma chapa proporcional que a turma está de olho é a do PSD em Teresina. Motivos não faltam: o partido elegeu três vereadores em 2023, há dúvidas sobre a permanência do peso-pesado Renato Berger e, com uma cauda consistente, a sigla é vista como uma opção equilibrada para se eleger com menos votos (o sonho de todo vereador). Integrando as fileiras da legenda, o empresário e suplente de vereador de Teresina Júnior Macedo continua fortalecendo sua pré-candidatura a vereador. No registro da coluna, ladeado pelo empresário Francisco Junior e o médico e suplente de vereador da capital, Dr. Paulo Henrique. Importante lembrar: Júnior Macedo conta ainda com o apoio do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio. 

______________________________________________________________

A frase para pensar

“Ou eu acabo com eles, ou eles acabam comigo”, Maurício Macri (1959-), ex-presidente da Argentina, explicando o enfrentamento com empresários protecionistas, políticos corruptos e grupos corporativistas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais