Cidadeverde.com

Coluna 30/11/23

Aumentam as apostas de Zé Nito ou Zanatta como vice de Fábio Novo

A coluna tem observado uma movimentação interessante para unir o vice-governador Themístocles Sampaio (MDB) na pré-campanha do deputado estadual Fábio Novo (PT) a prefeito de Teresina. Cartas na mesa: Themístocles indicaria o vereador Zé Nito para vice de Fábio. Considerado fiel escudeiro do vice-governador, Zé Nito ocuparia a mesma posição que Themístocles, só que na capital do estado. "Acho que se não fechar agora no começo de dezembro, o trabalho vai ser pra trazer o PSDB para vice e se unir com o Themistocles no segundo turno mesmo", analisou uma fonte do andar de cima do PT, à coluna.

________________________________________________________________

Ainda tem a vaga de vereador

Para completar, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD), filho de Themístocles, poderia indicar na chapa de vereador o nome a substituir Zé Nito, que terá seu apoio, do pai e do irmão, deputado Felipe Sampaio, unindo assim todo o grupo. O nome da vez para a candidatura de vereador da capital é o do delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI). Ele não é filiado a nenhum partido político e nega pretensões eleitorais. A coluna, por sua vez, não inventa nada e só publica o que a turma fala...

________________________________________________________________

Certo, e o Paulo Márcio?

Mas (sempre tem um “mas”), ala do próprio MDB prefere que Zanatta seja o vice de Fábio Novo, já que somaria com um perfil técnico, jovem e alinhado à linha “rafaelista” de gestão. E como ficaria o pré-candidato do MDB, Paulo Márcio, à prefeitura de Teresina? Opção 1: o médico Paulo Márcio pode ser novamente Diretor do Hospital Universitário da Ufpi pelos próximos quatro anos, na primeira eleição para reitor da UFPI no governo Lula, com apoio de Rafael Fonteles, Wellington Dias e Lula. Teria um HU turbinado.

________________________________________________________________

Super HUT!

Opção 2: Paulo Márcio seria, na eventual vitória de Fábio Novo, o novo diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) na gestão Fábio Novo. O mote seria revolucionar o hospital, nos moldes do que fez no HU. O argumento é que o HUT no governo Fábio seria fortalecido em recursos pelo prefeito petista, Rafael e pelo governo Lula. A coluna é apenas a mensageira das teorias... mas que faz sentido, faz!

________________________________________________________________

Eleição da Ufpi vem aí

Uma eleição concorrida e interessante é a de reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), que deve acontecer provavelmente em maio do ano que vem. A coluna, que é egressa da Ufpi e conhece dois ou três gatos pingados por lá, ouviu falar que há dois possíveis e fortes candidatos: a professora Lívia Nery, que seria apoiada pelo atual reitor, Gildásio Guedes; e André Macêdo, na oposição. 

________________________________________________________________

Quente

O próprio Gildásio também pode tentar a reeleição, algo a ser considerado no grupo que o apoia. Essa é a primeira eleição de reitor da Ufpi no terceiro governo Lula, o que deve esquentar as tensões e polarizações ideológicas que permeiam o debate público na instituição federal. Bom acompanhar. 

________________________________________________________________

Sílvio e Joel 2024

Cresce no Progressistas a possibilidade de que o ex-prefeito de Floriano e ex-candidato ao Senado, Joel Rodrigues, seja o pré-candidato a vice-prefeito de Sílvio Mendes, consolidando a chapa com União Brasil e Progressistas. O que tem de concreto é que a Executiva nacional do Progressistas fez uma consulta ao TSE para ver a possibilidade de uma candidatura a vice de Joel, já que ele renunciou ao mandato de prefeito na eleição de 2022 (o que poderia configurar mandato itinerante). 

________________________________________________________________

Ele não

Há forte torcida dentro do próprio Progressistas a favor de Joel, que é visto como um candidato dedicado. O outro nome cotado é o do vereador Ismael Silva, hoje no PSD mas de malas prontas para sair. “O Ismael é um pouco antipolítica, né? Não tem a simpatia de todo mundo”, resumiu uma fonte sobre os motivos pelos quais Joel subiu na cotação para vice. De todo modo, mesmo não sendo vice, conta-se com Ismael como puxador de votos para vereador na chapa do Progressistas em Teresina.

________________________________________________________________

Se conselho fosse bom

Dificilmente as pessoas excepcionais têm personalidades agradáveis. Mas todos os caprichos são perdoados quando você entrega os resultados que mais ninguém é capaz. Seu trabalho só pode ser defendido ou atacado com base nos resultados. Ninguém se importa com suas boas intenções ou com aquilo que estava na sua cabeça quando você começou a agir. Se os resultados forem ruins, você falhou. Se forem bons, você venceu. É tão simples quanto parece.

________________________________________________________________

Ilustre Leitor

A coluna dava tudo para saber o que está escrito nos post-its que o superintendente da Saad Centro, Roncalli Filho, tem na mesa enquanto dá uma olhada rápida na última edição da coluna... Será a formação do chapão do Republicanos no grupo do prefeito Dr.Pessoa, ao qual Roncallinho é nome importante e puxador de votos? Seriam os conselhos sábios do pai, o ex-deputado Roncalli Paulo? Ou, melhor, são as demandas do prefeito Dr.Pessoa, que costuma passar para Roncallinho tudo o que as outras pastas não conseguem resolver? Quem souber, por favor, informe à colunista!

________________________________________________________________

Cifrada dos Novos e Antigos Ventos

Um competitivo pré-candidato a prefeito de Teresina tem tido uma mudança e tanto em sua campanha. Nomes históricos ligados a ele e ao seu partido foram trocados por gente com perfil mais técnico, o que não deixou de causar chorume. “Ele não é mais o mesmo”, reclamou um apoiador. Já seu principal adversário, tem sido aconselhado a segurar a onda de super-sinceridade, inclusive (ou principalmente) com aliados. Um (a) pré-candidato (a) a vereador (a) que costuma dar opiniões fortes nas reuniões do grupo tem sido o principal alvo da falta de paciência do político. A turma dos panos quentes tem trabalhado duro para o pré-candidato não dar uma cortada daquelas no (a) pré-candidato (a). A coluna, como sempre, torce pela paz!

________________________________________________________________

Foto do dia

A Câmara dos Deputados teve uma quarta-feira movimentada com piauienses presentes na entrega à conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Rejane Dias, do Prêmio Mais Inclusão – uma indicação do deputado federal Jadyel Alencar (PV), que também tem tocado uma agenda de pautas relativas ao tema. Rejane foi eleita, com a maioria de votos e recebeu a premiação ao lado do ministro Wellington Dias. Os parlamentares que discursaram destacaram o legado de Rejane Dias no Congresso, especialmente em projetos que tratam da inclusão de pessoas com deficiência.

_______________________________________________________________

A frase para pensar

“O sucesso resulta de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco melhor. O insucesso, de cem pequenas coisas feitas de forma um pouco pior.” —  Henry Kissinger, (1923 -2023), diplomata norte-americano vencedor do Prêmio Nobel da Paz.