Cidadeverde.com

Coluna 04/12/23

Themístocles e Rafael devem decidir aliança (ou não) essa semana

O mundinho da política espera para essa semana um encontro definitivo entre o governador Rafael Fonteles (PT) e o vice-governador Themístocles Sampaio (MDB). Pauta: o MDB apoiará Fábio Novo para a prefeitura de Teresina ou seguirá no voo solo com o médico Paulo Márcio? A coluna foi ouvir eles, os políticos que orbitam as esferas de decisão. O que apostam? “Aposto que não vai ter prorrogação de prazo por parte do PT, ou MDB adere agora em dezembro ou cada um segue seu rumo e se une depois no segundo turno”, respondeu um petista, em reserva.

____________________________________________________

Plano B

Caso o MDB não se una com Fábio Novo, as atenções se voltam ao PSDB. Se o partido não for, seus membros devem se filiar em outra sigla da base. O PSB do secretário de Planejamento Washington Bonfim é uma opção sempre lembrada pelo passado em comum com os tucanos. “É uma adesão de fora pra dentro, trazer um partido novo”, explicou uma fonte que admite que o PSD também entra forte na disputa para indicar o vice de Novo. “Bom o Themístocles deve alegar que a melhor estratégia é ter dois candidatos da base. Vamos ver se convence”, acredita um emedebista ouvido pela coluna. 

_____________________________________________________

Isso é passado (mas nem tanto)

Será que aquela campanha para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí de 2015, que contrapôs Themístocles e Fábio Novo em uma campanha duríssima, ainda deixou cicatrizes? É só uma pergunta, aliás.

_____________________________________________________

Ismael dá o troco

O leitor atento dessa coluna, aquele que não pula direto para as cifradas e não lê apenas as notas com fotos, deve ter notado a crítica que um membro do Progressistas fez ao vereador Ismael Silva o classificando como um adepto da “antipolítica”, ainda na semana passada. Esse seria um dos motivos para que o ex-prefeito Joel Rodrigues e não Ismael subisse na cotação para ser vice de Sílvio Mendes em Teresina. O vereador não deixou barato e respondeu ao crítico anônimo. A coluna pinça: “Até imagino quem tenha sido a fonte... Mas sigo sossegado, não estou desesperado  por cargos e status”. Tome!

_____________________________________________________

Você sabe o que é antítese?

Para fechar, Ismael disse que “ser antipolítica e estar na política é, no mínimo, uma antítese. Depois explica pra sua fonte o que é uma antítese, talvez ela seja incapaz de conceituar”. A antítese ocorre quando se opõem, numa mesma frase, duas palavras ou dois pensamentos de sentido contrário – o leitor com certeza já sabe disso. A coluna deixa o espaço aberto caso a fonte do Progressistas que criticou o vereador Ismael Silva esteja disposta a encarar a tréplica. Tudo pela paz!

_____________________________________________________

A gente vai chegar chegando

A renovação na Câmara de Teresina a cada ano costuma ser acima de 50%, ou seja, pelo menos metade dos vereadores não volta como efetivo. Nomes do passado retornam, filhos de políticos se elegem ou fenômenos de apelo popular, sem estrutura, surpreendem a tudo e a todos. É uma caixinha de surpresas. Nesse ritmo, se reuniram em uma famosa padaria da zona leste da capital, os pré-candidatos Wilson da Educação (SDD), Juca Alves (à procura de um partido) e Floro Mauel (SDD). Encontros como esses são cada vez mais frequentes entre os pré-candidatos que não possuem mandatos. A coluna queria ser uma abelhinha para saber do que tanto falavam... Pareciam animados! 

_____________________________________________________

Se conselho fosse bom

Não tente ser tudo para todos. Se contente em ser bom no que você faz bem. É impossível ter dezenas de prioridades, o nome já diz: prioridade, algo acima de todas as demais tarefas. Poupe as pessoas ao seu redor das suas reclamações quando algo não sai como você planeja. A vida é apenas um espelho que te dá o que você é, e não o que você quer.

_____________________________________________________

Ilustre leitor

Se há um grupo articulado e sempre em busca das informações mais atualizadas sobre tudo que importa são os advogados. E, entre eles, há de se destacar a jovem advocacia atuante, representada aqui pelo criminalista Lucas Ribeiro. Além de defensor dos animais – atua na linha de frente da assessoria jurídica da vereadora Thanandra Sarapatinhas – Lucas coleciona boas histórias da vida de criminalista, sempre relatos contados com bom humor e criticidade em suas redes sociais. No intervalo da agenda frenética, é ilustre leitor da coluna.

_____________________________________________________

Cifrada do Clima tenso entre os brothers

Questionado pela coluna, assim como quem não quer nada, a respeito de como votará nos projetos de veto do prefeito Dr.Pessoa ao reajuste dos advogados da Fundação Municipal de Saúde e de aumento do IPTU, um parlamentar respondeu assim: “Clima tenso”. Como assim? “Sem pagar as emendas”, desenhou. Ah tá... Adepta ao bom jornalismo investigativo, a coluna foi apurar com uma fonte do Palácio da Cidade o que estava acontecendo. A resposta: “É um frustrado quem falou isso. Está tudo sendo pago”. Calma, gente...

_____________________________________________________

Foto do dia

Imagine o leitor fazer uma confraternização com quase mil pessoas... pois foi mais ou menos esse o volume do encontro organizado pelo vereador de Teresina, Venâncio Cardoso, no final de semana. Uma prévia da força do vereador para 2024? Prestes a ingressar no PT, Venâncio recebeu as mais de 300 lideranças que o apoiam, além de amigos e familiares. Detalhe para a parceria firme e forte entre Venâncio e o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio (PSD). Marcos apoia o médico Paulo Márcio (MDB) para a prefeitura de Teresina, Venâncio segue com o deputado Fábio Novo (PT). Mas... Venâncio apoia Marcos para deputado federal e Marcos Aurélio apoia Venâncio para vereador. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, leitor!

_____________________________________________________

A frase para pensar

“Assim como pingo d’água fura a pedra, o fraco e submisso subjuga o firme e forte”, Sun Haichen, Wiles for War (1991).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais