Cidadeverde.com

Coluna 05/12/23

Vices de Novo: Bonfim no PSB, Luciano ou Elmano no PSD

Até onde a coluna verificou pela última vez, o Natal é apenas no dia 25 de dezembro, mas o clima de feriado tem contaminado a política...  (Quase) todo mundo “esperando para ver o que vai acontecer”. Alguns, no entanto, preferem não sentar para ver o bonde passar e se movimentam como nunca nos bastidores. O tema é Teresina. A coluna apurou que ala da base governista defende ativamente o nome do secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, como candidato a vice-prefeito de Fábio Novo. Há aguns poréns...

___________________________________________________________

Passando na frente de todo mundo

 “Essa é uma forma de trazer a imagem do Firmino mais perto da campanha do Fábio”, argumentou uma fonte à coluna, em reserva. Como nem tudo são flores (nunca é), há uma série de resistências a enfrentar, entre elas o fato de que o próprio Fábio Novo sinaliza preferir uma mulher como vice. O PSB, sigla de Bonfim, também é um partido pequeno, sem deputado nem vereador, por que tomaria a frente do PSD, Solidariedade ou até mesmo do PDT? É uma dúvida, mas basta ter a simpatia da pessoa certa para superar obstáculos que parecem intransponíveis. Querer é poder.

___________________________________________________________

Vamos, amigo?

Para fechar, a coluna também descobriu que há esforços da cúpula do PSD (leia-se os deputados Georgiano Neto e Júlio César) para filiar o ex-deputado Luciano Nunes no PSD e assim indicá-lo como vice de Fábio Novo. Não seria surpresa se quem estivesse fazendo a ponte com Luciano fosse o deputado Marden Menezes, de malas prontas para o PSD e, ele próprio, um ex-tucano muito próximo de Luciano. 

___________________________________________________________

Depende muito

Já é dado como certo que o PSDB não estará no mesmo arco de aliança com o PT, portanto, o esforço é levar os tucanos para uma outra legenda da base aliada. O segundo nome cotado para se filiar ao PSD é o do ex-senador Elmano Férrer. Claro, tudo isso se o MDB não tomar posição até lá para se somar ao grupo de Fábio Novo.

___________________________________________________________

E a federação, hein?

No tema federação, é bom lembrar que Antonio Rueda, vice-presidente do União Brasil, é muito próximo ao senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. Rueda está cotado para assumir como presidente do União Brasil em um momento em que o atual presidente, Luciano Bivar, enfrenta críticas internas na sigla. Caso ocorra a mudança, reforça-se a perspectiva de federação entre Progressistas, União Brasil e Republicanos. 

___________________________________________________________

Palpite certeiro

Uma fonte que sabe tudo de Brasília foi direta ao ser questionada pela coluna se a super-federação União Brasil, Progressistas e Republicanos sairia esse ano ainda: “Acho que sim”. Será? Quem acompanha atentamente o assuntos são os deputados Jadyel e Jeová Alencar, que disputam em uma guerra fria o comando do Republicanos no estado.

___________________________________________________________

DNA

Um dos motivos apontados para que o então candidato à presidência dos Estados Unidos, o democrata Al Gore, perdesse a eleição para George W. Bush nos anos 2000, é que ele se desligou de seus princípios – a defesa do meio ambiente era sua principal bandeira e a questão que mais o empolgava – para abordar questões mais amplas orientadas por pesquisas de opinião. Na política, quem tenta ser tudo para todos, termina não sendo nada para ninguém. O time é importante, mas a campanha é e sempre será o candidato.

___________________________________________________________

Se conselho fosse bom

O medo que você sente é um indicativo de tudo aquilo que você deveria estar fazendo e não do que deve evitar. O perigo está no mundo, cabe a você entrar nesses ambientes e tirar vantagens dele. Só pessoas com peito e coragem para romper padrões conseguem sair da complacência e do senso comum. Prefira que os outros tenham menos consideração por você do que você mesmo ter menos consideração por si. É você e o seu futuro que estão em jogo. Não aceite tudo só para bancar “o cara legal”. Não é um concurso de popularidade. 

___________________________________________________________

Cifrada da Pressão 

Um político do andar de cima, conhecido por ser bem transparente sobre o que pensa, tem deixado os gestores abaixo dele de cabelo em pé. É que na hora de cobrar metas, o político não aceita desculpinha e mimimi: “Os bichim fica tudo assustado porque ele pergunta e ele mesmo responde. Alguém lá diz que cumpriu as metas, mas não era do jeito que ele queria, ele diz: ‘Então não cumpriu foi nada’”. A turma que vivia relaxada, ainda está se acostumando a tomar pressão... Faz parte! 

___________________________________________________________

Foto do dia

Dentre as pouquíssimas chapas já formadas, ninguém do PT de Teresina pode reclamar de espaço: há cauda e há cabeças. Só não tem espaço é para vereador com mandato: “Só vamos aceitar o Venâncio (Cardoso). Nem o Joaquim (Caldas) a gente quer”, revelou um petista à coluna. Dentre os nomes que se movimentam intensamente para estar entre as cabeças, destaque para o diretor técnico da secretaria estadual de Irrigação, João Pereira. Ele era coordenador de campanha do falecido deputado federal Assis Carvalho e hoje atua com o deputado Francisco Costa. No registro para a coluna, participando da entrega de quites de irrigação e trator agrícola, emenda de Assis Carvalho.

___________________________________________________________

A frase para pensar

"Preocupe-se com o que as outras pessoas pensam e você sempre será seu prisioneiro.", Lao Tsé, filósofo e escritor da Antiga China. É conhecido por ser o autor do importante livro Tao Te Ching.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais