Cidadeverde.com

Coluna 05/01/24

O caminho de Paulo Márcio: Fábio Novo ou Sílvio? 
 
O médico Paulo Márcio, pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, tem sua própria legião. Uma fonte que sabe de tudo e mais um pouco - pois participou ativamente de todas as maiores jogadas dos últimos anos na política piauiense - foi profética: “Se (Paulo Márcio) for traído não é provável ficar com o Fábio Novo. Silvio poderá ser o grande beneficiado da traição contra Paulo Márcio”. Conclusões, apenas na cabecinha do leitor... pense, você vai entender!


Três nomes

Com o PT deixando claro que aceita quem o MDB indicar como vice de Fábio Novo, e supondo que Paulo Márcio não aceite ser rifado e deixe o barco emedebista, um forte nome sempre lembrado para a vaga é do delegado e superintendente de Operações Integradas da secretaria estadual de Segurança Pública, Matheus Zanatta. 


E surge uma novidade

A coluna apurou que Zanatta já foi sondado e disse mais ou menos que “hoje não”. O delegado quer seguir na careira dentro da segurança pública. Dessa forma, surge no entorno do vice-governador Themístocles Sampaio especulações sobre um terceiro nome a ser indicado, que poderia contar também com o apoio do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, bem votado em Teresina. Quem seria? 


Esse pedido aí não
 
Woody Allen notou que aparecer já é 80% do negócio. Serve para tudo. Sobre o pedido de impeachment do prefeito Dr.Pessoa e do vice, Robert Rios, protocolado na Câmara de Teresina essa semana, uma fonte que entende das coisas e, acima de tudo, influencia na caneta, avalia que a tendência será de arquivamento. 


Podem vir outros
 
“O processo tem o mesmo motivo da auditoria que foi pro TCE e vai ser arquivado desse jeito”, relatou a fonte em reserva. Claro que podem ter outros pedidos de impeachment tramitando na Câmara até a volta dos trabalhos no Legislativo, mas esse em questão, não tende a prosperar.


O menos esperto ganha do Stephen Hawking
 
Atualizações sobre o clima na Câmara dão conta de que a base do prefeito oscila entre 11 e 13 nomes. Oscila, leitor, porque estamos falando de pessoas que não necessariamente fieis. Um vereador da base afirma que o trabalho é não deixar o outro lado chegar a 15 votos: “Se tiver 15 votos, ganha força o processo de uma CPI ou outra coisa”. Outro parlamentar, que considera-se neutro, foi além: “Tem os que estão pro jogo e tem quem estão com esperando. Todo mundo quer ganhar alguma coisa”. 


Agora...
 
“Tem que resolver o secretário (de Governo) até segunda”, desabafou um vereador de Teresina à coluna sobre o vai e volta a respeito da possibilidade de que o empresário e ex-candidato a deputado federal Tiago Duarte assuma a pasta. O vereador em questão é favorável à nomeação de Tiago e dá os motivos: “Processo (judicial) todo mundo tem. Na hora de ser duro, o Tiago sabe ser e irá valorizar quem realmente contribui na gestão”. Ok...


... ou nunca!
 
Como tudo na vida, há o ponto e o contraponto. O fato é que a ida de Tiago para a Semgov conta com o apoio formal de pelo menos 11 vereadores. Mas bastou o veto de um político importante, para a ideia ser arquivada. Outro vereador que acha que não tem nada a ver Duarte na Semgov, falou o seguinte: “Qual é o sentido de assumir um secretário por dois meses? Ele vai ter que sair pra ser candidato a vereador!”. Xiii...


Para ler, ver e ouvir
 
Ano novo e você leitor, com as mesmas metas de 2008... Que tal cumprir alguma delas dessa vez? Sei lá, começar a ler os livros que você diz que vai ler ao invés de passar 3h no Tik Tok? Para falar de um assunto que os adictos de política amam, a coluna vai dar uma colher de chá e indicar uma leitura curta e eficaz: “Como Ganhar uma Eleição” não tem nem 70 páginas. O conhecimento contido nelas, contudo, é profundo. Esse pequeno manual eleitoral elaborado na Roma Antiga, são conselhos ditados por Quintus, general e político romano, ao irmão Marcus Tullius Cicero, o maior orador romano, quando este se candidatou a cônsul, posto máximo no cenário romano em 64 a.C. Pragmático e atemporal. 


Se conselho fosse bom
 
O ser humano é o animal mais previsível da Terra. Sempre faz o que é mais fácil ou que permita com que seja aceito pela sociedade. Para se destacar, basta você fazer o contrário: o que for mais difícil ou algo pelo qual você esteja disposto a pagar o preço de ser criticado. Só não deixe de observar com atenção como as pessoas ao seu redor tratam aqueles que são mais fracos. Quando você estiver impotente, é assim que você será tratado. Por fim, se você tiver sucesso e for um nível acima das pessoas com quem você convive, elas te invejarão. Mas se seu sucesso for 50 níveis acima, só restará a elas a adoração.


Cifrada da Sinceridade Desconcertante
 
Um político inteligente, desabafou dias desses sobre o saldo de uma reunião com seu líder político: “Reunião de nada com coisa nenhuma”. Hummm... e quem vai ser o vice do homem? “Nem se botar Jesus Cristo, ele ganha”. A coluna não pode ser considerada uma otimista, prefere ser realista, mas nesse nível, nem a colunista!


Foto do dia
 
Presidente da Prodater e ex-presidente da Eturb na gestão Firmino Filho, Caio Bucar teve nada mais, nada menos que 5.609 votos em 2020. Não se elegeu por conta da legenda – o que prova o ponto de que a escolha do partido é mesmo o fio da navalha que separa os eleitos dos não eleitos. Esse ano, o trabalho é encontrar um partido da base do prefeito Dr.Pessoa que aceite Caio e seu caminhão de votos. Além da missão espinhosa, o presidente da Prodater trabalha em projetos de modernização da gestão em Teresina. O lançamento do novo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura é uma das marcas comemoradas por ele. O sistema antigo tinha questionamentos jurídicos relativos à patente, fato resolvido pelos técnicos da Prodater com o comando de Bucar.


A frase para pensar
 
“Dinheiro não é tudo... mas fica ali bem perto do oxigênio”, Zig Ziglar, escritor, vendedor e orador motivacional americano.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais