Cidadeverde.com

Coluna 08 e 09/01/24

Paulo Márcio como vice de Fábio Novo

“Se não acontecer nada fora do previsto, vai ser ele (Paulo Márcio)”, respondeu um político de Brasília à coluna sobre o que deve ser esperado da reunião desta terça-feira, 09, na sede do MDB em Teresina. O médico Paulo Márcio é o nome para a vaga de vice do deputado Fábio Novo (PT), faltando só a burocracia interna de ser referendado pelo diretório municipal – o que não deve ser um problema.

______________________________________________________________

A mágica aconteceu

Fábio Novo já havia defendido a preferência por uma mulher como vice, mas nos últimos dias deixou claro que não caberia a ele nenhum veto às escolhas partidárias dos aliados. A estratégia do vice-governador Themístocles Sampaio, pode ser lida como vencedora, afinal, contra tudo e contra todos, ele conseguiu fazer com que Paulo Márcio - que votou em Sílvio Mendes e Jair Bolsonaro em 2022 - estivesse junto com o PT, obviamente contrário a ceder espaço a quem não votou em Rafael Fonteles na última eleição.

_______________________________________________________________

Se me abandonarem, tenho pra onde ir

Nas últimas semanas, com a sinalização de que Paulo Márcio podia ser trocado, surgindo um novo nome para vice no MDB, o diretor do Hospital Universitário da Ufpi deixou claro por meios diretos e indiretos que tinha para onde ir se fosse abandonado. Não foi preciso. 

_______________________________________________________________

Nós contra eles

Com capilaridade, estrutura e a imagem bem popularizada de Paulo Márcio nos últimos meses, a chapa PT/MDB ganha seu contorno definitivo, faltando agora apenas o contraponto: quem estará do lado de lá? Sílvio Mendes e...?

_______________________________________________________________

Novo Sílvio

No entorno do pré-candidato do União Brasil à prefeitura de Teresina, Sílvio Mendes, observa-se uma gradual mudança de postura do político, agora mais light nas tratativas do dia a dia. Até mesmo vereadores do lado de lá relatam que receberam sinais positivos de Sílvio para uma futura aliança - em caso de vitória, claro. Surpreendendo a tudo e a todos?

_______________________________________________________________

Vem aí

Uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do Piauí pode ser aberta ainda no primeiro semestre desse ano. É o que parte do mundo jurídico espera. Naturalmente, está a critério do governador Rafael Fonteles. Os cotados da vez, pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI): os advogados Mário Basílio, Wildson Oliveira, o ex-procurador do município Aurélio Lobão e o procurador geral do Estado, Pierot Jr. Batalha de gigantes.

_______________________________________________________________

Ele tem que ser candidato sim

Em que pese o fato de que há gente trabalhando na surdina para que a candidatura a prefeito de Dr.Pessoa à reeleição não saia, ela é crucial (por motivos diferentes, óbvio) na estratégia de Fábio Novo e Sílvio Mendes, analisam observadores da política. É que Pessoa termina segurando centenas de pré-candidatos a vereador no guarda-chuva do Palácio da Cidade que, sob outra hipótese, poderiam migrar para Fábio ou Sílvio. Isso tornaria o cenário instável, e ninguém quer pagar para ver quem leva.

_______________________________________________________________

Uma história clara e forte

A disputa política é uma escolha sobre qual visão moral vai governar a cidade. As narrativas precisam ser claras, com antagonistas e protagonistas bem definidos, o lado certo e o lado errado. O fato de que o candidato Fábio Novo critica a gestão de Dr.Pessoa, mas os vereadores do PT possuem espaço na gestão municipal, prejudica o argumento. Assim como o fato de que é Jeová Alencar, homem forte da gestão Pessoa, o mais cotado até agora para ser o vice de Sílvio Mendes. As contradições são palpáveis.

_______________________________________________________________

Se conselho fosse bom

99% das pessoas desistem quando algo fica difícil. Por isso, o 1% é 1%. Você só vai conseguir transcender hierarquias quando controlar a si próprio, se obrigando a fazer o que a maioria das pessoas não está disposta a fazer. É por isso que a maioria não consegue nada de significativo na vida. Você não quer estar no meio da maioria. Ao verem você obtendo o sucesso que elas acham que merecem com o trabalho que não fazem, algumas pessoas vão terminar lhe odiando. Considere esse um sinal de que você está no caminho certo. A vanguarda é solitária, não esqueça disso.

_______________________________________________________________

Cifrada do Cavaleiro do Sul e do Cavaleiro Amarelo

Outrora unidos pela promessa de um destino comum, dois cavaleiros estão em vias de rompimento num reino muito, muito distante. O Cavaleiro do Sul, em busca de aditivos para a região a qual representa, recebeu um “não” do Cavaleiro Amarelo. Motivo: ou o Cavaleiro do Sul marcha junto e aceita ser o Vice-Rei, ou siga seu caminho em paz (mais ou menos em paz). O Cavaleiro do Sul, que tinha a opção de se aliar a um terceiro nome, o Cavaleiro Azul, retrucou: “Calma lá! Não aceito ser pressionado!”. Impasse. À medida que o sol se punha sobre a aliança fraturada, o relógio avançava trazendo consigo a pergunta: é agora ou nunca?

_______________________________________________________________

Foto do dia

MDB, PT e União Brasil unidos? Só se for mesmo na reunião de alinhamento do coordenador da coordenadoria de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos (MDB), com o vereador de Teresina, Luís André (União Brasil) e Rochinha, pré-candidato a prefeito de Cabeceiras pelo PT. Luís André, não custa lembrar, depois de encerrar a parceria política com o deputado Pablo Santos, migrou para Tiago. Será votado por Vasconcelos – que tem forte apoio de setores evangélicos e assentados - em 2024 e retribuirá em 2026. Já Rochinha, que é cunhado do secretário estadual de Governo, Marcelo Nolleto, tenta unir o PT e o MDB em Cabeceiras. O impasse em Teresina termina refletindo em municípios-chave. Vai caminhar para a paz também?

_______________________________________________________________

A frase para pensar

“Se você quiser ser adversário de Juscelino Kubitscheck não chegue perto dele”, frase anônima relativa ao ex-presidente da República.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais